English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Eles são feitos de metal porque os metais são excelentes condutores de calor, e eles levam a descarga elétrica direto para a terra que é naturalmente o melhor neutralizador de cargas existentes, por isso que em todas as instalações elétrica deve haver o aterramento, se houver qualquer escarga ela vai direto para a terra sem danificar seus equipamentos eletrônicos.

2006-09-25 07:24:43 · answer #1 · answered by helderalex 2 · 0 0

Não só de metal são feitas as pontas dos para-raios!!!

1º: os para raios tradicionais são feitos de metal e ligados à terra por um fio metálico.
O raio busca o caminho mais curto entre a núvem formadora do raio ou carga elétrica + (positiva) e a terra, de carga létrica - (negativa). Na falta de um para-raios, qualquer caminho mais curto serve. Por exemplo: uma árvore, um animal, uma construção e até a cabeça de uma pessoa numa área descampada ou sem construções mais altas do que êle (na área em referência). O objetivo do objeto metálico de pontas, no alto dos edifícios é ficar mais alto do que outras construções e para lá " chamar " o raio, que em determinada área, será direcionado para o ponto mais alto que encontrar.
Na falta de um ponto mais alto formado com para-raios, a descarga procurará o ponto mais curto entre a núvem e a terra, podendo, repito, promover sérios danos materiais e às vidas humanas ou animais.
Então, repetindo: ponto mais alto na terra, para contactar com a núvem. A terra negativa e a núvem do lado positivo.

Em segundo lugar, existem hoje aparelhos com uma pastilha radiotiva, que forma como que um "um cone" de ions (negativos, pois). Isso fica pairando no ar acima da torre ou suporte do para-raios. Você não vê esse cone de ions, mas está lá... Da pastilha à terra, existe também uma fiação metálica que conduzirá a eventual faísca ou raio para o solo. O objetivo da pastilha radioativa é fazer no alto do poste do para-raios uma camada ou cone negativo e que se eleva mais alto que os edifícios e da própria torre ou mastro do para-raio. Mantendo ainda a ligação negativa na parte da terra, buscando encurtar o caminho com a núvem, do lado positivo.

O Segundo tipo de para-raio, de pastilha ionizadora, é mais efetivo.

Então, a ponta do para-raios, NÃO NECESSARIAMENTE DEVE SER DE METAL, como se vê no alto dos prédios.
Pode ser também, os mais modernos, dessa pastilha. Mas a ligação com a terra para condução da carga elétrica, ainda é metálica.

Agora, uma canja: OS RAIOS SÃO FORMADOS DO SEGUINTE MODO: As moléculas de água em estado de vapor, rolam umas sobre as outras e com o atrito, geram energia. do mesmo modo que você ao passar um pente nos cabelos ou caminhar por horas no ambiente de trabalho acarpetado. à medida que vão sendo geradas, as cargas vão se localizando em partes antípodas na núvem: negativas numa ponta e positivas na outra. Quando as positivas estão em situação de sobrecarga, procuram um ponto para o qual são atraídas, na terra e fecham o circuíto. E aí ... É BUM! Caiu o raio.
O efeito luminoso é muito mais rápido à visão e o sonoro mais lento devido à velocidade de propagação diferentes entre o som e a luz que é muito mais rápida.
E o ruído do raio ocorre porque, quando a descarga desce à terra, tende a abrir um cone, ou melhor, um cilindro de vácuo nas moléculas de ar em sua descida. As moléculas de ar ao serem afastadadas, chocam-se umas com as outras e ao abrir caminho para a energia que desce, provoca a explosão do trovão.
Do mesmo modo que raios descem à terra, também saltam cargas negativas buscando um lado positivo de núvem para núvem. Formando raios de uma núvem para outra. Por isso as aeronaves possuem um "aramezinho" para captar e condicionar as descargas que voam de núvem a núvem. Pode viajar tranquilo que os para-raios de aviões também são seguros.

Não precisa demorar para mandar os 10 ptos.
Um grande abraço para você.
Estude sempre. Tchau.

2006-09-21 15:01:04 · answer #2 · answered by Tupy 5 · 2 0

ao contrário do que se imagina, os raios não surgem de uma força exclusiva do céu, é como se existisse algo(e existe) na terra que atraíssem os mesmos, e com esta "ajuda" e de outros elementos dissipados no ar o mesmo cai sobre a terra. O para-raio apenas torna este caminho mais curto, pois o metal atrai os raios e os cabos o conduzem até o solo neutralizando-o, por isso existe uma haste enterrada.

2006-09-21 14:52:54 · answer #3 · answered by Emanuel M 2 · 1 0

A eletricidade procura o caminho menos resistente. Determinados metais são melhores condutores que outras substancias como o concreto, a madeira etc. Assim, o metal que tem a propriedade de permitir mais facilmente o rearranjo elétrico das próprias moléculas serve melhor para atrair a descarga ou liberá-la conforme o caso. Da mesma forma, a fiação que corre pela terra, ligada aos para raios tem a mesma função de permitir uma "corrida" da energia elétrica dissipando-a em forma de calor (quando a energia corre no fio ela se transforme em calor, é por isso que os metais derretem). Estou simplificando muito, mas eu espero que dê para entender.
As dimensões dos fios enterrados e do próprio sistema de aterramento são especificadas em relação ao regime de descarga elétrica e em função da resistividade encontrada no solo. A resistividade é uma propriedade que se relaciona com o regime de chuvas e a umidade do solo, medindo a capacidade deste solo de resistir á condução elétrica.

2006-09-22 02:00:42 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Os para-raios devem ser de metal pois é necessário que ele seja um condutor elétrico. Precisam ser ligados ao chão pois este possui potencial Zero capaz de neutralizar cargas de correntes acumuladas. O percurso segue as Leis de Coulomb.
Faíscas só ocorrem se a rigidez dielétrica do ar for rompida, um arco eletro voltaico se forma.

2006-09-21 14:52:32 · answer #5 · answered by Leo J 3 · 0 0

De metál porque assim condizirá os elétrons até o seu destino.
E eles tem que ser descarregados na terra. Para que não ofereçam mais perigo.

Um exemplo interessante, são aqueles caminhões que carregam combustível. Eles são eletrizados em contato com o ar em uma velocidade considerável. Portando poderá gerar faíscas devido a essa eletrização. Então eles colocam um fio em contato com o caminhão e a outra ponta arrastando no chão. Para que todos os elétrons proveniente da eletrização sejam descarregados na terra. Imagina o estrago que uma faísca faria no meu de todo aquele combustível!

2006-09-21 14:39:05 · answer #6 · answered by Mah 3 · 0 0

Para atrair a descarga elétrica e conduzi-la diretamente para a terra...

2006-09-21 14:37:04 · answer #7 · answered by m4r74 6 · 0 2

Porque precisam conduzir a carga do raio a limites seguros logo abaixo da terra, onde não irá provocar danos.

2006-09-21 14:33:21 · answer #8 · answered by Joaquim 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers