English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Mesmo antes de aprovado o pro-uni gerou muitas discussões. Nessas discussões, um posicionamento freqüentemente adotado é o de vê-lo como medida neoliberalizante,pois através dele, o governo transmitiria sua responsabilidade para com a educação superior para a iniciativa privada, ao invés de ele mesmo investir neste nível de ensino. O Pró- uni seria,entao uma forma de privatização da educação superior e a privatização é peça chave na política neoliberal. Vc acha que quem adota este posicionamento está exagerando ou está certo?

2006-09-21 13:47:37 · 4 respostas · perguntado por Leonardo X 2 em Educação e Referência Nível Superior

4 respostas

Na medida em que abre um novo "filão" de mercado a ser explorado pela iniciativa privada e que poderia ser explorada pelo Estado, certamente é uma medida neoliberal.
Na campanha e em qualquer anúncio do governo, fica difícil ser contra, mas quando se estuda as nuâncias da implementação, é pra ficar indignado.
Com o dinheiro que o governo deixa de arrecadar de impostos da iniciativa privada das universidades, ele poderia abrir 1 milhão de novas vagas no ensino público noturno.

2006-09-21 13:55:24 · answer #1 · answered by Bruno G 2 · 0 0

eu acho um exagero, pois, na atual situação do ensino publico no Brasil, onde as universidades publicas são para poucos, é uma iniciativa valida o pro-uni, mas não deve tirar o foco q o estado continua responsável pela educação superior

2006-09-28 10:27:19 · answer #2 · answered by taty 1 · 0 0

A educação deve sempre ser conduzida pelo Estado, claro com normas de conduta e se isto não acontece, é simplesmente a incapacidade de gestão e falência do Estado nesta questão.

2006-09-27 13:09:21 · answer #3 · answered by Thy Loondo 4 · 0 0

Absolutamente não. Essa política neoliberal já ocorreu no passado quando o governo permitiu (não investindo) o avanço das universidades privadas no Brasil. Três grupos econômicos tiveram retornos garantidos no Brasil nos últimos 20 anos, os bancos , as universidades particulares, as grandes redes varejistas. No caso do pro uni, o governo tenta corrigir uma distorção no sistema do ensino superior, porém esta mais preocupado com o marketing do que com os efeitos reais da medida.

2006-09-21 21:56:52 · answer #4 · answered by comandante 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers