Olá Cris,
Olhando por esta ótica já dá pra desanimar qualquer um, pois nos vemos como vítimas impotentes frente a tudo e todos.
Contudo, vejo todo o seu relato como efeitos de uma carência fundamental que existe em cada um de nós e que ninguém pode suprir ou inviabilizar a não ser...nós mesmos.
Na minha opinião, nosso maior problema é...
Aprendermos a SERMOS pessoas que AGEM de forma verdadeiramente responsável e equilibrada, não só no aspecto emocional e psicológico, mas sobretudo, moral, condição indispensável para que saibamos respeitar a nós mesmos e, quem sabe um dia, aprender a construir o nosso país.
Estão sobrando por todos os lados dois esteriótipos de pessoas cuja personalidade já de antemão inviabiliza qualquer progresso prático, semeando a derrota e o fracasso, fazendo por merecer o país em que vivem.
O primeiro tipo é composto por pessoas que são ou se deixam alienar frente a tudo e todos.
São inconsequentes e não levam nada a sério, agindo de forma irresponsável e displicente até mesmo na defesa de seus próprios interesses, achando que a vida é muito curta para se preocupar com alguma coisa e que o mundo vai mesmo acabar amanhã, não medindo as consequências de seus atos e graves omissões presentes.
De antemão, já desistiram e abriram mão de um FUTURO idealizado e, consequentemente, já não sabem mais SONHAR.
Vivem de forma passiva, egoística e parasitária, sem se preocupar em agregar valor e tornar melhor o que já receberam, pois são ingratos.
Desta forma, não lutam por nada, não se sacrificam nem por si mesmas, não gostam nem vêem qualquer significado maior no trabalho, no estudo, nos relacionamentos, na família, na política, nos desafios sociais, não se esforçam nem renunciam a seu conforto por nada, não se preocupam com os problemas ao seu redor, achando que nada é da sua conta, assumindo uma postura irônica e patética de vítimas conformadas do sistema.
Não estou falando de políticos corruptos e de vigaristas profissionais que dispensam apresentação.
Estes certamente existem e proliferam em consequência das atitudes dos primeiros. Estou falando de pessoas comuns que encontramos todos os dias e em todos os lugares.
Estas pessoas são facilmente manipuladas pela mídia, pelos maus governantes e políticos, sem dúvida alguma, devido ao fato de que já desistiram de si mesmas.
Num mundo de alienados, fica fácil um alienado-mor incompetente e mal intencionado chegar ao poder e cometer inúmeros delitos em detrimento dos interesses do povo.
Por não levar nada a sério...e até achar graça da desgraça, pessoas alienadas lavam as mãos como Pilatos, permitindo que seu próprio futuro seja crucificado pelas ações perniciosas de governantes corruptos e incompetentes.
Como Judas, estas pessoas venderiam seu próprio futuro por míseros trocados, pois já o crucificaram de forma espontânea.
O segundo tipo de pessoas é composta daqueles que julgam as atitudes dos primeiros, encontrando fortes motivos de indignação.
Contudo, encontrando culpados, na maior hipocrisia, permitem-se assumir uma postura de prostração e derrotismo.
Reclamam sempre que o país não vai pra frente porque há muitos corruptos e pessoas irresponsáveis, descomprometidas que fazem escolhas insensatas.
Na prática, são um bando de fariseus sem a força e o brilho de um verdadeiro exemplo pessoal.
Sua conduta também é digna de qualquer derrotado, pois reclamam de tudo e de todos, sentados no trono de braços cruzados.
No fundo, são pessoas egoístas que só lutam pelos seus próprios interesses, não fazendo quaisquer sacrifícios em prol dos interesses coletivos.
Fazem da crítica ao alheio uma desculpa para se omitirem, protestando apenas com palavras, inviabilizando quaisquer mudanças de atitudes por carecer de exemplo pessoal.
Como falsos puritanos, ao verem o erro alheio em grande escala, caem nocauteados para reagir, pois sua indignidade tem queixo de vidro, deixando-os completamente fora de combate, achando que tudo já se encontra perdido mesmo.
Esquecem que sem luta nunca haverão vitórias e, sem reagir, não se pode vencer um combate.
Sei que uma andorinha só não faz verão, mas uma andorinha que sabe e se orgulha do que faz, para si mesma, estará fazendo toda a diferença, pois não se preocupa mais com a crítica dos outros do que com a própria.
Precisamos de pessoas maduras e responsáveis cuja resposta ao contexto da realidade ao seu redor se evidencie em atos e exemplos de conduta regeneradores do compromisso para consigo mesmo e com o interesse coletivo.
Cidadania se constrói com exemplos pessoais de conduta.
Sem pessoas equilibradas e com estatura moral para reagir diante dos fatos, as mudanças são impossíveis.
A evolução está em nós. A humanidade é feita de cada um, quem espera ou repara nos outros é maria vai com as outras.
Precisamos definir se somos uma locomotiva ou simples vagões nos trilhos da vida.
Para viver é necessário, acima de tudo, amor próprio, o auto-respeito capaz de edificar sonhos e ideais, forjando atitudes do caráter consistentes para derrubar as barreiras que impedem nosso progresso.
Quem desiste dos seus sonhos, faz de sua própria vida e dos outros, um pesadelo.
Quem abre mão dos seus sonhos, não luta nem pode construir um futuro melhor, pois já deu a outros, o poder sobre sua própria vida e destino.
Quando as pessoas aprenderem a lutar por si mesmas para serem o que realmente merecem ser, sendo justas e responsáveis para consigo mesmas, quem sabe um dia, aprenderemos também a lutar juntos pelo nosso país.
Um grande abraço !!!
.
2006-09-21 15:08:58
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
eu acredito muito no meu pais, apesar de todas as mazelas apontadas na pergunta, se olharmos bem já estamos começando uma mudança. concordo com o amigo que escreveu a respeito dos diversos tipos de pessoas. É preciso que nos hajamos para depois criticarmos. Não podemos sentar e esperar que os outros façam por nós.
2006-09-22 04:35:10
·
answer #2
·
answered by ubimater961 2
·
0⤊
0⤋
Comparado a maioria absoluta dos países do bloco pobre do mundo, o chamado 3 mundo, o Brasil é um paraíso.
Na África, a corrupção e as guerras civis ja mataram zilhões de pessoas e deixam 1 bilhão abaixo da média da linha de pobreza.
O problema é que sonhamos com algo mais civilizado, tendo como referência os países europeus, por exemplo.
Na verdade, teríamos primeiro que mudar a mentalidade do povo. Depois, o governo mudaria, pois já não seria mais o mesmo povo elegendo o mesmo governo mequetrefe de sempre!
E olha que o pior ainda esta por vir. Brasileiro ainda não sabe o que é problema de verdade.
Só pra incitar um pouco os pensamentos: problema não é não ter dinhiro para comprar comida ou roupa.
É não ter comida ou roupa para ser comprada...
Pense na diferença.
2006-09-22 03:45:10
·
answer #3
·
answered by Zé Roela 5
·
0⤊
0⤋
Sem dúvida que sim. O Brasil tem potencial nuclear e é a oitava maior economia do mundo.
O problema é a corrupção.
Acredito que daqui uns 60 anos mais ou menos (essa geração de corruptos já vai ter morrido), o Brasil seja um grande país.
2006-09-22 00:55:32
·
answer #4
·
answered by canopo2003 1
·
0⤊
0⤋
O Brasil tem muitos lugares maravilhosos para viver, é só vc saír das grandes cidades, optar por outro estilo de vida mais simples. Exemplos: Litoral norte da Bahia, Chapada Diamantina, Chapada de Guimarães (MT), São Luís MA, Ilha do Algodoal PA, Ilha do Marajó (PA), Perinópolis (Goiás), Carolina (MA)...
2006-09-22 00:17:13
·
answer #5
·
answered by nunocountry 3
·
0⤊
0⤋
Sinto em informar que do jeito que tá é bem mais fácil dizer que o Brasil vai continuar piorando, ainda mais agora que estão pretendendo segundo as pesquisas eleger de novo ele "LULA" , que só pensa em viajar, e de insentivar as pessoas a não trabalhar e dando aquela miséria de bolsa isso bolsa aquilo, temos que continuar vendo o Brasil nessa situação, não podemos contra a maioria que gosta e estar acostumados e muito mal acostumados a receber esmolas do governo, que não importa como a violência está almentando cada vez mais, plo que tudo indica teremos que passar mais 4 anos sonhando com um Brasil sem corrupções, sem roubos e sem "LULA", resumindo : UM BRASIL MARAVILHOSO E BOM DE VIVER!
2006-09-21 13:16:02
·
answer #6
·
answered by Gi 1
·
0⤊
0⤋
um dia...
2006-09-21 12:49:01
·
answer #7
·
answered by Betty K. 2
·
0⤊
0⤋
CONCORDO COM VC, MAS JÁ PENSOU EM MORAR NO LÍBANO, AFEGANISTÃO ?
2006-09-21 12:48:32
·
answer #8
·
answered by ATECUBANOS 4
·
0⤊
0⤋
Maravilhoso nao mas pode melhorar....
2006-09-21 12:44:41
·
answer #9
·
answered by Roberto Carlos v 1
·
0⤊
0⤋
Já foi bom.
O futuro é obscuro.
Quem sabe se a terra tremesse?
2006-09-21 12:44:37
·
answer #10
·
answered by * Zuzu * 5
·
0⤊
0⤋