English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-21 11:27:13 · 8 respostas · perguntado por alljhon j 1 em Ciências e Matemática Biologia

8 respostas

constituiçao genica de um idividuo

2006-09-22 02:43:41 · answer #1 · answered by allisson j 2 · 0 1

Podemos dizer que genoma é o conjunto do material genético contido nos cromossomos. Esse material abriga todas as informações necessárias à formação e ao desenvolvimento de um indivíduo humano, ou seja, o conjunto dos genes humanos. No material genético podemos encontrar todas as informações para o desenvolvimento e funcionamento do organismo do ser humano. Este código genético está presente em cada uma das nossas células. O genoma humano apresenta-se por 23 pares de cromossomos que contem interiormente os genes. Todas as informações são codificadas pelo DNA, o ácido desoxirribonucléico. Este ácido, que tem um formato de dupla hélice,é formado por quatro bases que se juntam aos pares: adenina com timina e citosina com guanima
Através do mapeamento genético do genoma humano será possível, muito em breve, descobrir a causa de muitas doenças. Muitos remédios e vacinas poderão ser desenvolvidos a partir das informações obtidas pelas pesquisas genéticas. Descobrindo a causa de várias doenças, o ser humano poderá adotar medidas de prevenção.
Através de pesquisas genéticas e exames, já é possível detectar se um ser humano tem predisposição para sofrer de certas doenças ou se um embrião herdou doenças graves. Em breve, quando forem descobertas as funções de todos os genes humanos, outros benefícios virão.
Considerado como uma das maiores realizações da ciência em todos os tempos, o Projeto Genoma Humano catalogou e decifrou 99,99% das informações genéticas contidas nos cromossomos humanos. Essas informações, chamadas genes, determinam nossa vida desde a concepção, governando o desenvolvimento do embrião e do feto, as diversas fases de crescimento e de maturação de nosso corpo e, finalmente, seu envelhecimento.
As diferenças entre os indivíduos são determinadas por pequenas variações nos genes. Algumas delas são óbvias, como a cor da pele e a do cabelo. Mas diferenças genéticas também influenciam, por exemplo, em nossa fragilidade ou resistência a determinadas doenças. A informação contida nos genes pode sofrer alterações, espontaneamente ou através de agentes como radiações, poluentes, etc. Essas alterações,
chamadas mutações, podem causar doenças genéticas e, conforme o caso, ser transmitidas através das gerações. Assim, conhecer nossos genes, saber o que cada um deles controla no organismo, entender como funcionam, nas diversas fases de nossa vida são informações fundamentais para o progresso da medicina.
Atualmente, podemos “ler” com facilidade a informação contida nos genes, por meio de uma tecnologia conhecida como seqüenciamento de DNA. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é a substância que constitui os genes, composta pelo arranjo seqüencial de quatro componentes básicos denominados nucleotídeos: as “letras” da informação genética. Essa seqüência de “letras” varia de gene para gene. As diferentes seqüências (com centenas ou milhares de nucleotídeos) são as “palavras” da informação genética, contidas nos genes. Os genes estão abrigados em nossos cromossomos, que seriam os “livros” dessa biblioteca da vida, existente em cada uma de nossas células
. O conhecimento do genoma humano, que implica decifrar não só a seqüência dos genes mas também o controle de sua expressão (como e onde devem funcionar no organismo), está revolucionando a pesquisa científica.

2006-09-21 23:26:04 · answer #2 · answered by ttmm123 3 · 2 0

(1) Conjunto de cromossomos que corresponde ao conjunto haplóide (n) da espécie. (2) Conjunto de elementos genéticos constitutivos de um indivíduo, que traduz as suas características. Adquiriu grande importância na biotecnologia, porquanto pode contribuir para o aperfeiçoamento genético de espécies medicinais e comestíveis. No que se refere à espécie humana, o Projeto Genoma prevê a decodificação da estrutura genética do ser humano.

2006-09-21 13:16:22 · answer #3 · answered by Danieli M 2 · 1 0

O genoma (conjunto de genes de uma espécie) está contido na área da ciência denominada genética, que é responsável pelo estudo da reprodução, herança, variação e de aspectos relacionados à descendência.
As primeiras propostas para se mapear o genoma humano surgiram em 1985, quando um grupo de cientista pretendiam detectar mutações em homens.
Com isso foi criado o Projeto Genoma Humano, que faz parte de um financiamento público. Mais tarde Craig Venter funda a empresa Celera Genomics, que faz parte de um financiamento particular e que tinha como um dos principais objetivos seqüênciar todo o genoma humano antes do projeto genoma humano.
Para fazer a pesquisa a Celera diz ter usado o DNA de pessoas anônimas e que estas não eram nem atores, políticos e muito menos de pessoas que tenham um intelecto assustador.
Os cientista dizem que não importa, de quem vem o DNA, pois todos têm o mesmo conjunto de genes, exceto pelo fato de alguns terem predisposição para algumas doenças e isso acarreta numa variação de pessoa para pessoa.
No dia 26 de junho de 2000 a Celera anunciou que havia seqüenciado 100% do genoma humano. Logo após a Celera já fez o pedido da patente de 6500 genes, mesmo tendo usado informações do Projeto Genoma Humano .
O grande problema da patente não é esse, e sim que se cada empresa tiver o direito a um gene ou genoma de alguma espécie, se outra empresa vier a desenvolver um medicamento que envolva o genoma da outra empresa, terá que pagar uma fortuna a ela para fabricar o remédio inviabilizando sua produção.
Até agora foram descobertos o genoma de mais de 33 espécies mostrando as nossas semelhanças moleculares resultantes da evolução.
Tudo isso gera uma grande polêmica discutida na Bioética. Como serão as regras desse jogo?
Quando os cientistas descobrirem a função de cada gene nos cromossomos essa questão da Bioética ficará ainda mais complicada. A predisposição para determinada doença poderá levar à uma discriminação.
Um exemplo disso aconteceu nos E.U.A. com Terri Seargent, de 43 anos, que foi despedida de um emprego, como gerente de escritório , apos o resultado positivo dos exames que detectaram uma doença genética que matou seu irmão. Nos últimos dias estamos acompanhando as decisões do uso de exames genéticos pelos seguros de saúde na Inglaterra.
Podemos concluir, que essa descoberta irá revolucionar o mundo. E nós, no Brasil, nos igualamos aos laboratórios de primeiro mundo ao mapearmos o genoma da bactéria Xylella, causadora do amarelinho desenvolvendo tecnologia própria e abrindo caminho para o genoma câncer, genoma da cana-de-açúcar e outros.

2006-09-21 12:09:42 · answer #4 · answered by Alice S 2 · 0 0

É a constituição genética de um indivíduo, ser vivo. É toda a constituição. Todos os DNAs e RNAs do indivíduo.

2006-09-21 11:58:34 · answer #5 · answered by alanyson 2 · 0 0

Vou tentar responder simplificando.
Quando o genoma humano foi descoberto, os cientistas chamaram-lhe a mãe de todas as outras celulas.
Muito entusiasmados acharam que bém depressa iria haver a cura para o alzaimer, diabetes,e doença de parkinson.
Os anos passaram e as doenças ficaram.

2006-09-21 11:41:21 · answer #6 · answered by Soraya 6 · 0 0

É um projeto no qual vários cientistas do mundo todo estão tentando codificar todos os genes do ser humano.Isso será útil para que na atualidade previna-se doenças hereditárias "eliminando" os genes "ruins" da nossa população.

Ufa! Será que mereço os dez pontos?

2006-09-21 11:32:06 · answer #7 · answered by Tevo 3 · 1 2

Em biologia, o genoma de um organismo é toda a informação hereditária do organismo que está codificada no seu ADN (ou, em alguns vírus, no ARN). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras (conhecidas como ADN-lixo, ou junk DNA). O termo foi criado, em 1920, por Hans Winkler, professor de Botânica na Universidade de Hamburgo, entretanto não é mais usado porque sabe-se que estas sequências não codificadoras são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.

Mais precisamente, o genoma de um organismo é uma sequência de ADN completa de um conjunto de cromossomas; por exemplo, um dos dois conjuntos que um indivíduo diplóide contém em cada uma das suas células somáticas. Quando se diz que o genoma de uma espécie que se reproduz sexualmente foi "sequenciado", normalmente está a referir-se à determinação das sequências de um conjunto de autossomas e de um de cada tipo de cromossoma sexual, que determinam o sexo. Mesmo em espécies cujos indivíduos são todos do mesmo sexo, o que é descrito como "uma sequência genómica" pode ser um composto de cromossomos de vários indivíduos.

Em português corrente, a expressão constituição genética pode ser usada para designar o genoma de um dado indivíduo ou organismo. Ao estudo das propriedades globais dos genomas de organismos relacionados chama-se geralmente genómica, termo que distingue essa disciplina da genética, que em geral se preocupa com o estudo das propriedades de genes únicos ou de grupos de genes.

1) É o conjunto simples de cromossomos de uma célula (cariótipo). É o conjunto formado por apenas um cromossomo de cada tipo, na espécie estudada. No ser humano o genoma é constituído de 23 cromossomos diferentes. (2) Projeto genoma, denominação dada a tarefa de decodificação do DNA humano aceita por diversas nações associadas.




Este artigo é um esboço sobre Biologia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

o genoma é muito importante para a vida

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoma"
Categorias de páginas: !Esboços sobre biologia | Genética

VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Català
Česky
Dansk
Deutsch
English
Español
Eesti
Suomi
Français
עברית
Magyar
Interlingua
Italiano
日本語
한국어
Nederlands
Norsk (bokmål)
Polski
Русский
Slovenčina
Српски / Srpski
Svenska
Türkçe
Tiếng Việt
中文

Esta página foi modificada pela última vez em 03:54, 15 Setembro 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

2006-09-21 11:29:53 · answer #8 · answered by MariaCrissssss 7 · 1 2

fedest.com, questions and answers