English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Sou a favor do neo-liberalismo. Todos os países que hoje são desenvolvidos e mais aqueles que estão quase lá, que é o caso de Coréia, Irlanda, Chile, Singapura entre outros, abriram o máximo o possível a economia com a mínima intervenção do estado. Só que liberdade não se aplica em decreto, tem que ser uma conquista partindo da própria população. Eu acho que o Brasil ainda não está preparado para essa abertura, precisam ser investidos muito mais em educação e concluídas as reformas principalmente aquelas ligadas a competitividade das empresas, que é o caso da tributária e judicial.

2006-09-21 14:17:53 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 3 0

sou contra

2006-09-25 18:14:06 · answer #2 · answered by Brasiliense 2 · 0 0

O liberalismo é auto-destrutivo. Sabemos que ele é o supra-sumo da capitalismo: sem barreiras alfandegárias, sem intervenção do estado, etc etc. O problema, é que o liberalismo foi feito para ser usufruido por instituições economicas em iguais condições de concorrência, pois quando há diferenças nessas condições, aquelas instituições (ou países) mais preparadas acabam tornando hegemonicas. Em outras palavras, o liberalismo dificulta a distribuição de renda, que a longo prazo, é o unico sustentaculo do capitalismo para continuar existindo. Quando não há distribuição de renda, a tensão social toma proporções desesperadoras, e é isso que causará a derrocada do sistema capitalista, junto com o liberalismo. Claro que porpor uma organização economica aqui seria demasiadamente pretensioso de minha parte, mas creio que para início de conversa, o mercado de crédito, ou seja o setor bancário, deveria ser cuidadosamente revisto, porque hoje é esse setor que concentra a maior parte da renda, e não é um setor necessariamente produtivo.

2006-09-22 01:16:01 · answer #3 · answered by gui 2 · 0 0

Talvez o maior problema da economia brasileira é que todos querem que o governo colabore seja com bolsa para educação, bolsa para alimentação, os empresários querem incentivos fiscais, financiamento para produção, enfim, todos querem que o governo ajude. O governo acaba cedendo só que o governo tem 2 fontes de recursos: imprimir dinheiro ou aumentar impostos. A segunda opção é a que prevalece e aí todos reclamam.

2006-09-21 23:01:13 · answer #4 · answered by Alexandre Fox 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers