provavelmente não veríamos um "A" "craseado" antes do numeral "um"
2006-09-21 11:19:51
·
answer #1
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
0⤊
1⤋
Aconteceria que teríamos muitos brasileiros com formação universitária. Provavelmente, em alguns setores da economia, seríamos mais competitivos, mas a estrutura de poder não se alteraria em nada.
Aliás, fiquei estupefato ao perceber que muitos defendem que haja pessoas ignorantes, pobres, para que, assim, mantenham seus pequenos privilégios do dia-a-dia.
Simplesmente, se todos os brasileiros pudessem alcançar um nível universitário, o problema não seria importar mão-de-obra barata como foi dito, mas em acabar de vez com essa divisão absurda do trabalho qualificado e não-qualificado. Todos tem o direito de desenvolver suas aptidões intelectuais e, ao mesmo tempo, deveriam realizar as tarefas domésticas do dia-a-dia.
2006-09-21 20:51:36
·
answer #2
·
answered by Bruno G 2
·
0⤊
0⤋
Muitos intelectuais se aproveitam do povo, mas se todos fossem intelectuais,
o povo não se deixaria levar na conversa.
Provavelmente teríamos um país de primeiro mundo
2006-09-21 19:43:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi Vivi,
Seria o caos!
O que é ser intelectual realmente? Muitos dos que se supõem e que conheço e tenho acesso são intragáveis. Boçais e arrogantes até onde podem. Logo eles que teriam tudo para, na medida do conhecimento acumulado, darem-se conta de que nada somos diante do gigantismo do universo, por exemplo.
Eles parecem ter uma visão de mundo do alto do seu orgulho e olham os seus semelhantes de cima para baixo. Veja o caso do Sr. Fernando Henrique Cardoso que de boa formação, títulos e mais títulos acumulados, tinha tudo para o melhor dos presidentes, mas foi um dos maiores desastre que podemos constatar. Não o cito aqui com uma conotação política, apenas como exemplo de intelectual que em nada contribuiu para a sociedade proporcionalmente a sua cultura.
Espero ter ajudado.
Um cheiro!
2006-09-21 19:14:46
·
answer #4
·
answered by JHJAquino 4
·
0⤊
0⤋
Sem nenhum dúvida, teríamos um país mais justo e tenho certeza, essa esculhambação que estamos vivendo atualmente não ficaria impune, pois com um povo educado, consciente, preparado e conhecedor dos seus direitos, todos íamos à luta, sem baderna, sem vandalismo, mas com muita responsabilidade, muito senso de responsabilidade, iriamos buscar as verdadeiras respostas para tudo isso e com toda certeza, tiraríamos todos esses canalhas de circulação na política nacional, por isso que sempre defendi a educação, a cultura, o conhecimento e acima de tudo a intelectualidade.
2006-09-21 18:55:25
·
answer #5
·
answered by @mor @ vid@ p@r@ viver 4
·
0⤊
0⤋
Definindo intelectual como detentor e usuário de informação organizada e que a utiliza para gerar progresso (isso existe no Brasil, apesar da tentativa de "pegadinha" da pergunta), bem, eu acho que numa primeira fase iríamos exportar essa mão de obra para empresas; depois, quando o mercado externo se saturasse com, digamos, 1/3 desses 180 milhões de cérebros brasileiros, surgiria no país nichos de consultoria alternativos, interrompendo essa evasão e criando oportunidades para uma nova e forte imigração (notadamente de asiáticos). Geraria um equilíbrio na balança de poder do mundo, fato que julgo ser salutar.
Imagino que existam vários tipos de intelectuais, mas minha tendência é ser positivista quando penso em futuros pouco prováveis. ; ))
Ah, e não teríamos mais esse Yahoo! Respostas... ; ))
2006-09-21 18:48:44
·
answer #6
·
answered by Clio 5
·
0⤊
0⤋
O País parava. Quem iria trabalhar?
O que é necessário é que a pessoa tenha aptidão para o que faz e não o faça por status, senão viveremos num caos maior do que vivemos.
Não existe ponto máximo do saber, pois até quem sabe muito tem que estar se atualizando, pois alguém sabe mais que êle, a história é dinâmica.
Temos é que dar valor a todos e saber que todo trabalho é imprescindível à sociedade, desde os mais humildes até os mais intelectuais, sem elitismo e em prol da dignidade, isso é o que tem valor.
2006-09-21 18:39:22
·
answer #7
·
answered by santista 6
·
0⤊
0⤋
Pra mim saber é lidar com a situação da melhor maneira possível baseado em pesquisas, testes , enfim organização e planejamento de ação.
Não podemos dizer que se chegássemos a um patamar máximo intelectual, as coisas deixariam de estar do jeito que estão.
Muitos de nossos corruptos tem níveis intelectuais altíssimos e é por isso que conseguem manipular o povo do jeito que manipulam.
Eu acredito que mais importante que chegar a um patamar intelectual elevado precisamos chegar a um patamar MORAL ELEVADO
2006-09-21 18:35:20
·
answer #8
·
answered by vica 3
·
0⤊
0⤋
seria igual pois vivemos no mesnmo mundo. Agora se estes fossem educados certo, aconteceria anarquia
2006-09-21 18:32:06
·
answer #9
·
answered by ANTONIO A 3
·
0⤊
0⤋
Eu acho que isso é impossível, a diversidade é fundamental para a estrutura de um Povo, como seria se todas as pessoas possuíssem nível superior, por exemplo? Quem exerceria aquelas atividades que são fundamentais para a nossa sobrevivência: as faxineiras, os mecânicos, os padeiros, as caixas do supermercado, os lixeiros, os garis, etc? Infelizmente a gente precisa dessas diferenças sociais, para o País possuir equilíbrio, o que tinha que melhorar é a renda dessas pessoas que exercem trabalhos tão importantes.
2006-09-21 18:28:46
·
answer #10
·
answered by - Jana S. - 6
·
0⤊
0⤋
A população envelheceria, uma vez que pessoas cultas não farão filhos a torto e a direita e morreriam mais pessoas do que nasceriam....
Não teríamos mais mão de obra barata em nosso país e teríamos que "importar", abrindo as fronteiras pra estrangeiros dos países latinos vizinhos....
Seríamos um pais "gelado"... com pessoas que não se preocupam com as outras, igual aos países da Europa.
Enfim... acho que tá bom assim... uns ricos.. uns pobres... uns mais ricos... uns mais pobres... tem lugar pra todo mundo. Claro que temos que melhorar a vida destes pobres pois existe muito mais gente nestas condições....
2006-09-21 18:27:54
·
answer #11
·
answered by Maycon 3
·
0⤊
0⤋