A fermentação lática consiste na transformação da glicose em ácido lático através de um processo anaeróbico, realizada por microorganismos; no caso industrial mais interessante, por bactérias do gênero Lactobacillus.
Atuando no leite, estas bactérias anaeróbicas transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido lático, com conseqüente abaixamento do pH do meio.
A partir do leite assim tratado, muitos produtos importantes na alimentação podem ser produzidos, dependendo das condições e aditivos.
Os mais conhecidos são os queijos, as coalhadas, os iogurtes, os leites fermentados.
Um aspecto importante desta transformação é que a lactose do leite, que pode causar uma série de problemas alérgicos, é transformada em produtos não danosos para o homem.
2006-09-21 10:15:53
·
answer #1
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
1⤊
0⤋
sobre fermentação >>LÁTICA<<
e relacionando-a à silagem de capim-elefante:
A ação de certas bactérias, como Lactobacillus plantarum, favorece a produção de ácido lático, um produto de alta constante de dissociação iônica e, conseqüentemente, a rápida redução do pH e a inibição das bactérias patógenas (grupo coliforme e Clostridium). Portanto, sendo estabelecida a fermentação lática, há diminuição das perdas de matéria seca (MS) e proteína bruta (PB), produzindo silagem com valor nutritivo e digestibilidade mais elevadas.
2006-09-21 10:40:21
·
answer #2
·
answered by moa_9 2
·
0⤊
0⤋