Energia de ativação é a energia inicial necessária para que uma reação aconteça.
Para ocorrer uma reação química entre duas substâncias orgânicas que estão na mesma solução é preciso fornecer uma certa quantiade de energia , geralmente na forma de calor, que favoreça o encontro e a colisão entre elas. A energia também é necessária para romper ligações químicas existentes entre os átomos de cada substância, favorecendo, assim, a ocorrência de outros ligaçõs químicas e a síntese de uma nova substância a partir de duas iniciais.
2006-09-21 09:13:47
·
answer #1
·
answered by Laura V 2
·
1⤊
0⤋
É um "empurrão" que você dá a uma mistura reacional quando você quer que aconteça uma reação química.
Esse empurrão pode ser na forma de calor, luz, eletricidade, impacto mecânico, presença de catalisadores, presença de partículas subatômicas etc.
2006-09-21 16:08:24
·
answer #2
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
0⤋
Energia de ativação é aquela energia à mais que é necessaria para que aconteça uma reação química, atômica ou nuclear.
Por exemplo você encostar fósforo acesso na gasolina é uma ativação da reação química de combustão e explosão da gasolina, essa energia pode ser eletricidade, uma faísca que desencadeia uma reação química numa banana de dinamite.
A energia de ativação pode ser um choque mecânico como a agulha do cão da pistola batendo com força mecânica na espoleta que tem na base da bala de pólvora.
No caso da fissão atômica a energia de ativação é um explosivo plástico que ativa uma espoleta feita de Plutônio 239 que ativa a reação em cadeia num bloco de Urânio 235 à sua volta. A bomba de hidrogênio é detonada com 7 bombas atômicas explodindo juntas em torno de um bloco de hidrogênio sólido. Fácil, dá até para fazer em casa, porque não experimenta fazer uma... Nesse caso as bombas atômicas fornecem a energia de ativação para ativar a fissão nuclear do hidrogênio. Assim conclui-se que 7 bombas de hidrogênio explodindo juntas ativam a explosão atômica de todos os átomos do ambiente ao seu redor e a conseqüente explosão atômica do planeta inteiro ou senão do próprio sistema solar e tudo o que estiver ao seu redor. Talvez seja por isso que a gente observa daqui, várias estrelas super novas aparecerem no firmamento celeste onde acontecem explosões desse tamanho. Normal, a vida é assim mesmo... quem estiver lá do outro lado da galáxia, vai olhar para cá e dizer que apenas mais uma super nova explodiu no firmamento celeste, mas fomos nós que voamos pelos ares literalmente.
2006-09-21 09:46:38
·
answer #3
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
É a energia necessária para desencadear uma nova reação. É como se fosse uma espoleta que, acionada, inicia uma reação maior.
2006-09-21 09:17:50
·
answer #4
·
answered by Galtar Traft 2
·
0⤊
0⤋