English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em troca da redução da dívida externa, o Brasil propôs à Espanha a obrigatoriedade do Espanhol em todas as escolas de ensino médio do País. Daí, pergunto:
1. Haverá problema de carga horária para os prof. de Inglês?
2. O Inglês dividirá a carga horária com o Espanhol?
3. Que outra matéria poderá ceder carga horária para o Espanhol?
4. Inglaterra e Estados Unidos tomarão alguma atitude semelhante para divulgar sua língua?

2006-09-21 08:22:55 · 4 respostas · perguntado por Cris 3 em Educação e Referência Ensino e Instrução

Por favor, somente para quem sabe do que estou falando. Estou, realmente, preocupada com as conseqüências dessa obrigatoriedade sobre os professores de Inglês.

2006-09-21 14:30:28 · update #1

4 respostas

Colega!
Eu sou a favor introdução no currículo a língua espanhola. è a segunda língua mais falada no mundo.
Até.

2006-09-22 15:13:02 · answer #1 · answered by Douglas 6 · 0 0

Não sou professora de inglês, mas sou formada em Letras e vou tentar opinar.

Quanto à obrigatoriedade do Espanhol, não sei onde você mora, mas aqui todas as escolas já dividem a carga horária entre inglês e o espanhol. Até as escolas primárias já dão ambos.

Os dois são obrigatórios e têm pesos IGUAIS desde que eu ainda estava no ensino médio. Não sei com relação à rede pública, mas na particular é assim. A única diferença é que no último ando do ensino médio, o aluno tem que optar por apenas UMA delas, já que a preocupação é com o vestibular.

Foi aí que percebi pela primeira vez o quanto o inglês estava perdendo para o espanhol, pois da minha turma de 60 alunos, apenas 15 optaram pelo inglês. E a única razão é o pessoal achar que o espanhol é mais fácil e dá pra passar sem estudar.

Quanto a seu medo de diminuirem a carga horária, não sei como é em seu estado, mas aqui em Pernambuco os alunos têm duas aulas de Inglês, e duas de Espanhol por semana. Mas como te disse, não sei dizer sobre a rede pública.

Agora acho difícil a Inglaterra e os EUA fazerem algo semelhante, pois a língua deles JÁ DOMINA!!! Eles não ganhariam mais nada com isso, pois o idioma deles já é o mais estudado. (Mesmo não sendo mais falado que o Mandarim).

Mas se você for professora, não se preocupe, pois jamais vai faltar emprego pra você. A lingua inglesa continuará sendo a dominante por muito tempo e não vai perder seu espaço para o espanhol.

2006-09-22 12:56:51 · answer #2 · answered by Liz 5 · 0 1

O Espanhol não é por causa do Mercosul? E o Inglês por ser universal?
Qual a relação dos EUA com a grade curricular do ensino brasileiro? que eu saiba, nenhuma.´

È tudo por uma necessidade da política econômica brasileira. Os países envolvidos nada têm a ver com isso. O máximo que podem fazer é agradecer pela deferência que facilita a comunicação.

2006-09-21 20:20:49 · answer #3 · answered by aeiou 7 · 0 1

Olhe a lingua mais falada no mundo e o Espanhol, em segundo lugar o Frances, e em terceiro lugar o Ingles. Apesar de toda a documentacao ser escrita em Ingles mundialmente, o Ingles nao e a lingua mais falada pelo mundo, mas sim o espanhol.

2006-09-21 16:19:38 · answer #4 · answered by fatima 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers