cido nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
Os ácidos nucleicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA. Utilizando técnicas apropriadas, foi possível isolar os ácidos nucleicos e identificar os seus constituintes.
Nos ácidos nucleicos podem identificar-se três constituintes fundamentais:
* Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Está presente no DNA e no RNA.
* Pentoses - ocorrem dois tipo: a desoxirribose e a ribose.
* Bases azotadas - há cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupo:
o Bases de anel duplo (purinas)- adenina (A) e guanina (G);
o Bases de anel simples (pirimidinas)- timina (T), citosina (C) e uracilo (U).
[editar]
História
Em 1869, Friederich Miescher, trabalhando em Tügingen, sul da Alemanha, iniciou experiências que aparentemente eram de pouca importância. Seu trabalho consistia no exame de células do pus humano. O pesquisador retirava o material para estudo a partir de curativos utilizados em secreções purulentas.
Durante suas observações, verificou que todas as células vivas, inclusive as de pus, continham um glóbulo central mais escuro que o restante, denominado núcleo celular. Já se sabia que nas células do pus o núcleo representava uma grande parte do organismo celular. Miecher acabou por concluir que daquele material poderia obter, quase que na sua totalidade um grande número de núcleos celulares isolados.
O processo utilizado pelo pesquisador era fazer o produto retirado das células ser assimilado por uma enzima digestiva chamada de pepsina. Em seguida, através de centrifugações e outros processos de separação e filtragem observou o aparecimento de uma substância química até então desconhecida e rica em fósforo. Inicialmente esta substância foi chamada de nucleína. Ao submete-la à verificação do PH, descobriu que esta substância era bastante ácida. Em função desta descoberta, Miecher mudou o nome do produto para “Acido Nucléico”.
[editar]
Esquecimento
A descoberta na época passou praticamente despercebida ficando no esquecimento. Somente oitenta anos depois o ácido nucléico acabou por ter sua importância revelada pela ciência sendo conhecido como a “chave da vida”.
2006-09-21 06:01:25
·
answer #1
·
answered by Mestrinho 4
·
0⤊
0⤋
Não sei!
2006-09-28 16:15:51
·
answer #2
·
answered by Fëanor 3
·
0⤊
0⤋
São moléculas que, além de armazenar informações genéticas, fazem com que essas informações se expressem, por meio do controle da arquitetura e do funcionamento das células.
2006-09-26 12:37:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Comente este Artigo- Indique este Artigo!
Nos seres vivos, existem dois tipos básicos de ácidos nucléicos: o ácido desoxirribonucléico, representado pela sigla DNA ou ADN, e o ácido ribonucléico, representado pela sigla RNA ou ARN.
Os ácidos nucléicos são grandes moléculas constituídas por unidades menores denominadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é constituído por um ácido fosfórico ligado a uma pentose (monossacarídeo com cinco átomos de carbono), que se liga a uma base nitrogenada. A pentose, nos ácidos nucléicos, pode ser de dois tipos: ribose e desoxirribose. As bases nitrogenadas, por sua vez, se classificam-se em duas categorias; púricas e primídicas.
No DNA, a pentose é sempre a desoxirribose e as bases nitrogenadas que podem ser encontradas são: adenina, guanina, citosina e timina.
No RNA, a pentose é sempre ribose e as bases nitrogenadas encontradas são: adenina, guanina, citosina e uracila.
Portanto, no DNA não existe uracila e no RNA não existe timina.
Química da Célula - Biologia - Brasil Escola
2006-09-25 14:26:04
·
answer #4
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Existem basicamente 2 tipos de ácidos nucléicos : o ácido desoxirribonucléico (ou DNA) e o ácido ribonucléico(RNA). O DNA é o principal constituinte dos cromossomos e nele encontram-se os genes responsáveis por todas as características dos indivíduos.O RNA forma-se a partir do DNA e participa do processo de síntese de proteínas. Além disso, o comando e a coordenação da atividade celular são feitos pelo DNA.Devemos ressaltar que essas substâncias consistem em proteínas , formada por vários nucleotídeos, estruturas constituídas de fosfato, açúcar (desoxirribose ou ribose) e bases nitrogenadas (púricas ou pirimídicas).
2006-09-21 15:28:55
·
answer #5
·
answered by Priscilla G 1
·
0⤊
0⤋
Os ácidos nucleicos, tanto o dna (acido desoxirribonucleico) quanto o Rna (acido ribonucleico), desempenham papéis importante na transmissão da herança genética aos descendentes. Outro papel de fundamental importância destes ácidos é sua função reguladora, assim como vitaminas e etc
2006-09-21 13:31:32
·
answer #6
·
answered by cora_gfg 2
·
0⤊
0⤋
Os ácidos nucleicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA.
Um abraço. Miguel
Se quiser visite: www.miguelaum.cjb.net
2006-09-21 13:22:09
·
answer #7
·
answered by miguelaum2 2
·
0⤊
0⤋
sei não
2006-09-21 13:15:10
·
answer #8
·
answered by Francisco 7
·
0⤊
0⤋
Os ácidos nucléicos - DNA (desoxirribonucléico) e RNA (ribonucléico) - são os determinantes de sua genética. São neles que se encontram os gens característicos que irão formar o feto de acordo com a descendência.
2006-09-21 13:13:23
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A importancia é a seguinte:
vc parece com o seu pai ou com a sua mae?
os acidos nucleicos sao o DNA e o RNA, os responsaveis pela sua herança genetica.
2006-09-21 13:07:03
·
answer #10
·
answered by bruno_ccdc 3
·
0⤊
0⤋
São as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética
Existem basicamente 2 tipos de ácidos nucléicos:
O Ácido Desoxirribonucléico - DNA
O Ácido Ribonucléico - RNA
Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas pela ligação tipo fosfodiéster entre 5 nucleotídeos diferentes, suas unidades fundamentais.
2006-09-21 13:05:02
·
answer #11
·
answered by funrer 2
·
0⤊
0⤋