English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

Avalie o questionamento: Se o universo é finito, existe algo para limitá-lo. Se existe limite, o que existe além do limite? Recursivamente torna-se infinito.

Embora não seja oficial, existe uma diferença entre o universo e universo que conhecemos. O livro de Halking, o Universo em uma casca de nós usa os dois termos sabiamente.

O Universo que conhecemos é finito, pois só o conhecemos até certo ponto e sabemos que está em expansão. Para ele o termo cosmo também está correto. Mas é uma questão física sob o ponto de vista prático.

Mas não se sabe o que está além de seus limites. Retóricamente e Filosoficamente ele torna-se infinito, pois ainda que houvesse um limite, o que haveria além deste limite?

Uma outra forma de entender o universo como limite, é que se ele está se expandido, significa que não vai ocorrer o big crash, que é o retorno ao ponto original. Se não vai ocorrer o big crash, significa também que o tempo continua evoluindo, sendo infinito na dimensão tempo.

Entender o universo como infinito não é errado, da mesma forma que entendê-lo como finito também não. Realmente depende do ponto de vista que está se estudando.

2006-09-21 04:56:39 · answer #1 · answered by Eduardo Costa 4 · 0 0

Porque o universo não é infinito. A hipótese mais aceita sobre o universo, hoje, é que ele é finito porém ilimitado, ou seja, você pode ir a qualquer lugar sem encontrar a "beirada" do universo.

Visite http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/ para mais informações.

2006-09-24 08:28:28 · answer #2 · answered by cao_raivoso_666 3 · 0 0

Quem leu Stephen Hawcking ( assim se escreve).. sabe que a melhor teoria para descrever o estado do Universo e possivelmente confirmar a sua origem é a teoria das P-Branas...

P-BRANAS...(que explicam perfeitamente os limites do universo)

Mas para isso é necessário explicar que vivemos num Universo de 11 dimensões !......... o que fica dificil por aqui...

Mas sem essa teoria se pode explicar dizendo que o Universo se expande no espaço tempo.... o universo em si deforma o espaço tempo e nele se move...

De outra forma, o universo se move no vácuo, que não é completamente vazio...

Quando se fala em "infinito" devemos lembrar que os limites do "Infinito" do Universo se movem dentro do "infinito" do vácuo...onde se expande...

Se o amigo estivesse observando o Universo desde os seus limites com o vácuo, poderia ver O vácuo como uma caixinha daquelas, russas, que têm uma boneca dentro da outra... vai abrindo e vai saindo boneca...

A primeira caixa seria o Universo...

A segunda as Galáxias...

E se seguiriam : os astros, os átomos, as partículas, os quarks.. as ondas...

Não tenho absoluta certeza se consegui explicar, mas básicamente, poderia concluir, apenas para tirar dúvidas, que

A expansão do Universo não nem nada a haver com o fato de o cosmo ou o universo serem "infinitos"... porque um infinito pode conter vários infinitos..."

Por exemplo: entre 0,1 e 0,2 existe um número infinito de "números".... é só aumentar a quantidade de casas décimais....

Espero que tenha conseguido me exprimir de modo a atender as suas dúvidas.

Um amigo nosso andou perto da resposta!....

Abraços para todos

2006-09-23 21:45:45 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Amigo quem te disse que o universo e infinito. Essa hipotese ja foi substituida ha muito tempo, uma de suas contestações vem da relatividade ( geral / restrita),e a mesma foi problematica porque nao contava com a expansão do universo que e um processo que vem ocorrendo, porém com uma velocidade que não se adapta direito com as observações feitas mais recentemente. O que podemos dizer ao certo e que muito provavelmente o universo teve um início, e apartir dai começou a se expandir, uma forma de provar essa expansão vem da radiação de fundo em micro ondas e da distancia com que a luz chega de outros lugares do universo, sendo a velocidade da luz limite p o universo conhecido podemos calcular a distancia e ver o quanto expandiu. A conclusão obivia nos leva delimitar um ponto finito para o universo, no entanto e ai que vem a parte mais legal nesse exato momento esse ponto ja não e mais o mesmo graças a expansão.

2006-09-22 21:36:30 · answer #4 · answered by lordefolks 2 · 0 0

a nossa ciência ainda esta engatinhando.

2006-09-22 15:17:08 · answer #5 · answered by rami 7 · 0 0

Primeiro, o Universo não é infinito. As últimas análises dos cientistas levam a crer que ele é esférico, com gomos, como uma bola de futebol, e se você "sair" por um lado, vai estar automaticamente "entrando" pelo outro ou, em outras palavras, ele é finito, mas você nunca vai chegar a sair dele.

http://ctjovem.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=12975

Segundo, o Universo está ficando maior. Os corpos macroscópicos (Galáxias) estão se afastando todos. E não é chute, é a conclusão que os cientistas chegaram depois de analisar a luz de galáxias distantes que chega para nós: quanto mais longe a galáxia, mais o espectro luminoso dela está deslocado para o vermelho (o famoso "redshift"), o que significa que ela está se afastando de nós, e quanto mais longe, maior a velocidade de afastamento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

2006-09-21 18:56:23 · answer #6 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Òtima pergunta!!!!!!

2006-09-21 14:37:23 · answer #7 · answered by Maria Joaquina 2 · 0 0

boa pergunta

2006-09-21 13:32:26 · answer #8 · answered by Francisco 7 · 0 0

Assim como nos, podemos expandir uma foto no zoom do computador, binocquio, luneta etc, etc, etc. Eles também expandem nos seus estrumentos de miragem astronômicas.

2006-09-21 13:15:42 · answer #9 · answered by britotarcisio 6 · 0 0

O Universo ou Cosmos não é infinito!

O Universo teve início numa explosão que aconteceu à 14 bilhões de anos atrás. A energia estava toda parada e sem movimento algum, mas de repente se movimentou, surgiu a relatividade, isso causou uma explosão original e essa luz gerada na explosão original, possui uma velocidade de 300.000 Km/ segundo e o Universo começou a se expandir aí, nesse dia e nesse local, a origem dos tempos a origem dos espaços e a origem da matéria, a vida só foi originada depois que os primeiros planetas se formaram esfriaram e surgiram as primeiras moléculas de aminoácidos ineligentes que conseguiram fazer cópias deles mesmos e montar as proteínas até chegar na primeira molécula de DNA onde surgiu a hereditariedade de todas as espécies vivas ou já extintas.

O tempo e o espaço são grandezas relativas que dependem da velocidade para existir. Assim é a velocidade que gera o aparecimento de tempo e espaço no Universo.

Substâncialmente a matéria é formada com luz contida nos átomos, tanto é que quando os átomos se rompem ocorre imensa liberação de energia luz e calor principalmente além de outras radiações, raios X, raios gama, raios beta, raios alpha, ondas de rádio, som etc... A chamada fissão nuclear.

Aonde a luz ainda não chegou, porque ela está viajando à uma velocidade de 300.000 Km/seg e ainda não chegou, nesse local é o fim do Universo, aonde não existe relatividade e não existindo relatividade nada é relativo e não se tem comparação com coisa alguma, é o que chamamos por Caos Relativístico.

O Universo está se expandindo na velocidade da luz.
Atualmente o tamanho do Universo é de aproximadamente entre 350 a 380 bilhões de anos-luz de diâmetro. Existe essa variação porque ainda existem duas teorias estudando esse aspecto e uma acha que são 350 bilhões e a outra acha que deva ser 380 bilhões de anos-luz o tamanho do Universo:
380.000.000.000 x 300.000 Km = 29.960.020.000.000.000.000 de quilómetros mas está crescendo 600.000 Km por segundo, 300.000 km para cada lado a partir do centro onde houve a explosão original. Teoria do Big Bang.

Fora do Universo só tem o Caos mas o Universo tem um tamanho conhecido.

2006-09-21 12:11:04 · answer #10 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers