Eu lí e achei excelente, como todos os de Saramago.
O livro propõe uma situação absurda em que paulatinamente as pesoas tornam-se cegas, uma após as outras. Chega a um ponto em que apenas uma mulher mentém a visão e o que se poderia imaginar como uma vantagem acaba por tornar-se uma ameaça para ela que passa a esconder dos outros que ainda tem a visão.
Tida a cidade entra em colapso, falta luz, alimentos, água e o caos se estabelece com as pessoas se matando por qualquer comida. Essa mulher tenta dar apoiio ao seu marido, evitando que ele entre em desespero mas tem que passar por várias situações críticas.
O desfexo do livro surpreende por ser inesperado.
A busca de significados para essa história é complexa, vá entender o Saramago queria dizer. Mas mostra de forma crua o comportamento da sociedade em uma situação em que falta algo essencial (em geral falamos de comida e água, mas Saramago tirou a visão!!) e como são abalados os princípios morais e éticos desse grupo. Por outro lado, deixando o coletivo, podemos analisar o papel que desempenha a única mulher a ter visão. Ser diferente, mesmo com uma característica superior aos demais, também trouxe problemas para ela.
Se você não leu, leia. E coloque-se no lugar dela. Que tal sentar-se no meio da torcida do Flamengo sendo torcedora do Vasco? Você sabe que seu time é melhor mas será conveniente afirmar isso no meio da torcida rival???
2006-09-21 12:03:58
·
answer #1
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋
Achei o livro fantástico.
Um dos melhores k li até hoje!
2006-09-22 15:03:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O livro é muito bom. Eu já fui grande fã do Saramago, mas acho os últimos livros dele um pouco fracos. Ensaio Sobre a Cegueira fala sobre um mundo em que, repentinamente, as pessoas vão perdendo a visão. Só uma mulher continua enxergando, enquanto esta epidemia de cegueira vai mergulhando o universo ao redor no caos. Acho o livro interessante porque,de uma forma metafórica, ele aborda a questão da responsabilidade social. Se você é a única pessoa que vê, num mundo em que ninguém mais vê, qual sua responsabilidade em função disso? Se você é a única pessoa que “sabe”, num universo em que ninguém mais “sabe”, qual seu direito a ficar calado, a se omitir diante dos males e necessidades da sociedade que o cerca? Outros bons do Saramago: O Ano da Morte de Ricardo Reis e Todos os Nomes.
2006-09-22 01:50:46
·
answer #3
·
answered by cxpostal1 1
·
0⤊
0⤋
Eu gostei do livro, realmente eu gosto de quase todos os livros de Saramago, é um dos meus autores preferidos.
Ensaio sobre a cegueira atrapalhou-me desde o começo, não pude deixar para depois, eu acho que em menos do tempo que pensava. Não gostaria de estar na situação da mulher que não ficou cega, porque o que ela viu era horrível. O livro da para pensar o que voce nunca aprecia porque è da vida diaria.
Em resumo eu adorei o livro.
2006-09-21 06:02:23
·
answer #4
·
answered by Glori 2
·
0⤊
0⤋
Só porque te chamaram de analfabeto, vc decorou o nome de um livro né? kkkkkkkkkkkkkkk
2006-09-21 05:50:19
·
answer #5
·
answered by LAO 1
·
0⤊
0⤋