Bom... é mais ou menos assim...
para os microorganismos viverem nos alimentos eles necessitam de agua... e ao acrescentar grande quantidade de sal (exemplo carne seca) ou açucar (frutas em conserva), faz com q esse microorganismos não consigam sobreviver a este meio... no caso so sal pq ele reduz a atividade de agua existente na carne... espero te esclarecido a sua duvida...
2006-09-21 02:33:41
·
answer #1
·
answered by Mell 2
·
6⤊
0⤋
É uma questão de regulação osmótica: o sal transforma a carne em um meio hipertônico em relação à bactéria ou protozoário, o que força a perda de água por parte do microorganismo. A não ser que ele seja um halófita (acostumado a ambientes com muito sal), ele morrerá desidratado.
Nota: as amebas possuem uma organela que as ajuda a controlar a quantidade de água interna (o vacúolo pulsátil), mas essa organela só expulsa o excesso de água para evitar a lise celular, portanto a ameba morrerá desidratada do mesmo jeito.
2006-09-21 03:44:14
·
answer #2
·
answered by ju_duochan 2
·
5⤊
0⤋
Bom...
Todo mundo no Brasil sabe o que é um churrasco. Mas o que nós usamos para fazer um churrasco?
Usamos a carne, o tempero e o carvão para assar a carne. Bem, o tempero pode ser o mais diversificado possível, diferenciando de pessoa para pessoa, mas um ingrediente no tempero, geralmente, nunca falta, o sal. Seja refinado ou grosso, ele sempre está presente. No entanto, o que é o sal que tanto consumimos e que tanto se ouve falar que é prejudicial à saúde?
O sal de cozinha é uma mistura de alguns sais: NaCl (cloreto de sódio - o constituinte principal, acima de 99%), KI (iodeto de potássio - responsável pela presença de iodo no sal), ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de sódio (responsáveis pela diminuição da umidade do produto, evita que o sal empedre).
O sal de cozinha quando dissolvido em água, forma uma solução turva, que é decorrente da não solubilidade destes anti-umectantes em água. Uma solução de NaCl puro, ou melhor, de NaCl utilizado como reagente em laboratórios químicos é transparente, pois não apresenta anti-umectantes.
O NaCl, constituinte principal do sal de cozinha, pode ser obtido de minas naturais de sal, a céu aberto, nas quais ele é chamado de halita, um mineral. No entanto, ele também pode ser obtido a partir da água do mar, por evaporação da água. Neste último processo, a água do mar, que contém além do NaCl, diversos outros sais, tais como carbonatos e sulfatos, sofre ação do Sol e de ventos, para a precipitação dos diversos sais e obtenção final do NaCl, que é muito solúvel em água.
Do total de sal extraído no mundo, atualmente, cerca de 5% apenas é para consumo humano. A maior parte da produção de NaCl é utilizado nas indústrias, para diversos fins, tais como produção de NaOH, cloro gasoso, produção de papel, tecidos, cosméticos, tinturas, remédios, etc.
No Brasil, a maior parte do sal consumido na cozinha, é obtida da água do mar.
O cloreto de sódio, NaCl, é um compostos iônico formado pela união de um metal alcalino altamente reativo e um halogênio, também reativo. A combinação destes dois elementos dá origem a um compostos que é desejado a muito tempo e por muitos. No entanto, não é todos que podem consumir o NaCl da forma desejada. Algumas vezes, é necessário a "ajuda" de um médico para auxiliar no consumo deste ingrediente tão precioso na nossa cozinha.
O sal é responsável pela troca de água das células com o seu meio externo, ajudando-as a absorver nutrientes e eliminar resíduos. Além de ser responsável no processo de contração muscular. No entanto, ele está associado a problemas de hipertensão e cardiovasculares, daí a importância de seu consumo ser moderado.
O sal de cozinha é uma mistura de NaCl e compostos de iodo, que são introduzidos com o intuito de prevenir os chamados "DDI", não, não é ligação internacional, fazendo um 21, ou 31,... "DDI" é, também, a abreviação de Distúrbios por Deficiência de Iodo, que são problemas de saúde, tais como: o bócio, abortos prematuros, retardos mentais, etc. Para consumo humano, é considerada adequada, para um adulto, a ingestão de 0,15 mg de iodo por dia. O teor presente no sal de cozinha é de 20 a 60 mg de iodo por quilo do produto final. Esta é uma regulamentação do Ministério da Saúde.
Você deve estar me perguntando!
O que isso tem haver com a pergunta?
Bom a princípio você não vai achar nada, mas, se você prestar atenção, nela é citada todos os componentes químicos do Sal, e eles ou algum deles tem como uma de suas funções a conservação.
bem, é isso ae!
abraços a todos!
2006-09-21 08:42:09
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O sal não conserva a carne, apenas desidrata. Sem líquido na carne não existe risco dela estragar ou ser atacada por bactérias, porém as bactérias estão lá. É por isso, que para consumí-la, ela tem que ser muito bem limpa.
2006-09-21 05:03:16
·
answer #4
·
answered by Juli_Gem 2
·
2⤊
0⤋
Porque é considerado um agente antibacteriano, ou seja, inibe o crescimento bacteriano em muitos alimentos. Dessa forma conserva os alimentos abaixando a quantidade de moléculas "livres" de água existentes nos alimentos; já que bactérias necessitam de vapor de água para prosperar, sem água "livre" suficiente, elas não podem crescer bem em alimentos que contenham sal.
2006-09-21 02:39:07
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Ele não deixa que os microrganismos decompositores se depositem na carne, pois são todos mortos por ele
2006-09-21 02:33:06
·
answer #6
·
answered by eu 3
·
2⤊
0⤋
O Sal conserva a carne pq ele mata os microorganismos " de sede".
Isso se dá devido a Osmose da água.
O princípio é o seguinte: a salinidade de um corpo tende a se equilibrar à do meio em que se encontra.
Pode-se ver isso na prática quando ficamos muito tempo na piscina.
Considerando que somos bem mais "salinos" que a água, nosso corpo absorve água pela pele de forma que enrugamos rapidamente.
Porém se estamos na água do mar, note que o enrrugamento tarda mais a ocorrer já q a água é bem salgada tb mas não tanto quanto o nosso corpo.
É isso q ocorre para os microorganismos: como o meio é muito mais salino, o microorganismo perde tanta água que acaba por "morrer de sede".
Uma piadinha mas que tem o fundo científico de verdade, é q um peixe de água doce morre de sede no mar e o peixe marinho morre afogado na água doce.
2006-09-21 03:52:50
·
answer #7
·
answered by JeX 4
·
1⤊
0⤋
O sal evita a prolifaração d bactérias q apodreceriam a carne!
2006-09-21 03:40:33
·
answer #8
·
answered by Laura V 2
·
1⤊
0⤋
É uma questão de regulação osmótica: o sal transforma a carne em um meio hiper tônico em relação à bactéria ou protozoário, o que força a perda de água por parte do microrganismo. A não ser que ele seja um halófita (acostumado a ambientes com muito sal), ele morrerá desidratado.
Nota: as amebas possuem uma organela que as ajuda a controlar a quantidade de água interna (o vacúolo pulsátil), mas essa organela só expulsa o excesso de água para evitar a lise celular, portanto a ameba morrerá desidratada do mesmo jeito.
2014-05-08 13:15:28
·
answer #9
·
answered by Mary 7
·
0⤊
0⤋
não deixa formar bactérias e retiar uma quantidade de agua da carne.
2006-09-21 11:51:26
·
answer #10
·
answered by Leone 6
·
0⤊
0⤋