O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care, empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros. alem disto também trabalha com disturbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. É ele quem reabilita pacientes neuropatas na área de linguagem e alimentação bem como deficientes auditivos. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz. Essa ciência se volta especificamente para a Psicologia, a Lingüística, a Medicina e a Física Acústica. Ela aborda os distúrbios da fala, da voz, da audição e da linguagem: no caso, trata-se de problemas de saúde, tais como, gagueira, dislexia (dificuldades em leituras), afasia (dificuldades de compreensão), roquidão etc. As quatro maiores áreas abordadas pela fonoaudiologia são, portanto: voz, audição, linguagem e motricidade oral.
2006-09-20 13:15:43
·
answer #1
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
1⤋
Profissionais da saúde voltados para os problemas da comunicação humana. Cuidam de problemas da voz e fala. Tanto com pessoas surdas-mudas, como problemas mais simples.
2006-09-20 20:19:09
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ensina vc a falar melhor do que escrever. postação de voz. entonação e articulação . os surdos hoje são alunos de fonoaudiologos .pois este troço de falar com as mãos esta em desuso...viu falar é mais fácil...
2006-09-20 20:18:08
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋