English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"A coação quebra os homens, a mediação ilude-os, a sedução do poder torna a sua miséria agradável. Eles renunciam ao que têm de mais rico: por uma causa que os mutila; por uma unidade fictícia que os fragmenta; por uma aparência que os reifica; por papéis que os despojam da vida autêntica; para entrar em um tempo cuja passagem os definha e os confina."

Extraído de "A Arte de Viver para as Novas Gerações" de
Raoul Vaneigem.

2006-09-20 08:52:51 · 5 respostas · perguntado por Peter Punk 4 em Artes e Humanidades Filosofia

5 respostas

Amigo Nojento, este pensamento significa para mim que não podemos fazer aquilo que temos vontade. (ponto)

Entendo que isso é a "podreza, de podre" da humanidade a que todos nós somos submetidos diariamnete mas a nossa sociedade não nos permite expressar o que pensamos com toda a siceridade que temos dentro de nós.

Veja por exemplo os pássaros "Quero-Quero", você os conhece? São belos e a única coisa que ele fazem é voar e comer bichinhos na grama e vivem felizes com isso enão tem outros pássaros para contrariá-los. (cada um na sua)

A "Podridão" da nossa sociedade não permite que possamos ter nossa própria identidade ideológica e filosófica com a qual nos identificamos nos levando a ser pessoas doentes e com personalidades quadradas e moldadas contra a nossa vontade.

Assim nossa ética,nossa autênticidade fica apenas para pessoas como você que estão dispostas a compartilhar filosofias e conceitos para um mundo de ideias reprimidas que só podemos comentar mas dificilmente po-las em prática.

2006-09-20 12:49:26 · answer #1 · answered by Osama Bin Laden 3 · 1 0

Vou traduzir tudo isso em bom portugues
A Coação quebra os Homens - (principalmente se quem te coagir for um cara de 2 metros e com um porrete na mão)

A mediação ilude-os - Assista a mediação dos horarios politicos, eles vão te iludir que são todos honestos

A sedução torna sua miséria agradavel - Seduzido pelo poder o operario torna-se presidente e sua miséria torna-se tão agradavel que ele quer mais 4 anos

Eles renunciam ao tem de mais rico, por uma causa que os mutiia - Claro o mais rico do sentimento é o carater, e o politico chegando lá a primeira coisa que renunciam

O resto voce pode imaginar
Este é o verdadeiro retrato de um candidato humilde e que depois chega ao poder.

Cada um interprete como quiser

2006-09-20 16:01:50 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Entendi o significado, mas para que explicar se já esta tudo aí dito por Raoul Vaneigem, cada um tire as suas conclusões, que aliás são óbvias.

2006-09-20 20:42:10 · answer #3 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Lendo-o me ocorre a ideia de um neofito em mandato politico, aquele vereadorzinho de primeiro mandato, ainda possuidor de ética, principios morais, e outras qualidades mais, tão necessárias aos homens que seriam públicos. Ocorre que com o passar dos dias, acontece tal e qual contido no pensamento transcrito. Aquele homem se dobra ante a coação do ambiente em que vive, vem a sedução do poder, a renuncia a seus principios, etc, etc, e então ele se transforma em um grande politico, torna-se deputado estadual, federal, senador, e aí vai ... só que o que definha é a sua moral, a sua ética, e ele se torna um verme, confinado às delicias do poder ... Vide o ocorrido hoje na Comissão de Ética (sic), que deveria julgar o relatório do caso Ney Suassuna ... grande homem probo do senado federal.

2006-09-20 16:12:27 · answer #4 · answered by Vicente 1 · 0 0

" De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver prosperar a desonra,
De tanto ver o poder se acumular nas mãos dos máus;
O homem chega a menosprezar a virtude,
A rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".

2006-09-20 16:01:11 · answer #5 · answered by 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers