Acho que minha "bebezinha" está com Tricotilomania (arranca o pêlo e come). Pensei que era falta de banho (rsrs) mas não. Continua a puxar os pêlos das costas e come. Também não é fome, pois o potinho de ração está sempre cheio, viu. O que pode ser???
2006-09-20
07:05:15
·
9 respostas
·
perguntado por
July M
2
em
Animais de Estimação
➔ Gatos
Observando algumas respostas, achei melhor explicitar alguns detalhes: Minha gatinha vai fazer 1 ano agora dia 1/10. Já está castrada desde julho. Tenho outro gatinho (tb já castrado) que fez 3 aninhos em março. Eles se dão muito bem. Minha gatinha é extremamente "mimada" por mim sempre que estou em casa, pois eu trabalho e estudo, então eles ficam o dia todo sozinho. Talvez seja mesmo stress, pois há milhares de gatos na minha rua e uma gatinha vive atormentando a minha Bia. Não sei como fazer para afugentá-la do meu portão. Sugestões??? Quanto a consulta ao veterinário, já está marcada para o sábado, ok! Obrigada.
2006-09-21
01:37:16 ·
update #1
Embora não exista tanto conhecimento sobre o psiquismo animal como para o humano, todo mamífero desenvolve doenças psiquicas.
Gatos costumam arrancar o pêlo quando estão muito estressados. Pode ser por problemas territoriais e até mesmo por algo que desejam agredir e não conseguem. Em gatos, o ataque sobre sí mesmo é sempre resultado de frustração.
Ao fazer carinho, verifique se ela anda ronronando de forma suave ou se o ronronar é em um ritmo estressado, como um sufoco. Se for, certeiramento é problema de relacionamento. Ela quer se alegrar com o contato do carinho, mas não consegue.
Atue em 3 frentes:
1) Descubra o que frusta a sua gata. Se é falta de contato com outros animais, solidão, se um outro animal que a agride, se algo que ela deseja fazer ou se está sentido algum incômodo como dor. Atue de forma a minimizar o estresse.
2) Também procure um veterinário. Pelos no sistema digestivo pode causar úlcera, câncer no estômago e intestinos. Outro problema é o entupimento do reto. Neste caso, o animal faz muita força para defecar e acaba tendo um prolapso do reto, que é a expulsão do reto para fora do corpo e pode ser fatal para o animal se não tratado a tempo.
3) Existem rações que ajudam a eliminar pelos do sistema digestivo, acrescente 1 ou 2 gotas de azeite virgem na ração(não use outro óleo ou misto) e certas plantas que geralmente o animal procura expontaneamente. Em lojas de pet algumas costumam vender plantinhas para mastigação, popularmente chamadas erva-do-gato. Não use catznip que tem outra aplicação.
Já tive este problema com uma gata. Ela estava sendo importunada por um outro gato e só se acalmou quando protegi melhor o muro. Mas sei de histórias com outras causas.
Se precisar de mais dados escreva mensagem detalhando o meu perfil.
2006-09-20 07:28:52
·
answer #1
·
answered by Eduardo Costa 4
·
2⤊
0⤋
Sim, eles tem as doenças semelhantes ao ser humano, inclusive as doenças psíquicas. Sei que existem profissionais que são especialistas em comportamento animal, e que as vezes receitam até calmantes para eles.
Voce pode observar o seu "bebê", se já estiver com falta de pelo nestes lugares, é porque é grave... Mantenha o pelo curto dela até que você descubra as causas do stress...Pode ser falta da mãe... Quem sabe se você arranjar um outro gatinho para ela brincar, e já criar os dois juntos??? Assim ela vai se distrair e poderá ter um companheirinho com quem brincar... Gatos gostam de companhia e talvez ela esteja se sentindo sozinha...
Bem foi só uma sugestão, porque o ideal é ter mesmo dois gatos!
2006-09-20 08:35:45
·
answer #2
·
answered by ♥ 7
·
1⤊
0⤋
Todos os seres vivos estão sujeitos a sofrer doenças psíquicas. Quanto ao seu gato, ele passa muito tempo sozinho? Brinquedos, ele tem? Com certeza, ele está precisando ocupar mais o tempo porque, senão, ele começa a desenvolver algumas manias.
2006-09-20 08:00:22
·
answer #3
·
answered by Inconformada 3
·
1⤊
0⤋
July
Parabéns pela dedicação a seus gatos.
Vou repetir.,o veterinário deveria ser escutado.
(sobre o assunto do pelo ser comido por ela.,pode ser uma coceira naquele local)ela tem que ser medicada ,se for o caso.
Aproveita para ver sugestões como resolver suas outras duvidas com o veterinário,
2006-09-23 21:16:45
·
answer #4
·
answered by Anna Maria 2006 w 6
·
0⤊
0⤋
Todo animal pode ter doenças psiquicas. A raiva por exemplo é uma doença psiquica. O cão passa a sofrer alucinações e acessos de esquizofrenia com a doença!
2006-09-22 07:46:52
·
answer #5
·
answered by ***Angel*** 2
·
0⤊
0⤋
Sim, e podem até enlouquecer. Minha mãe teve uma gata que já estava castrada há anos e desenvolveu gravidez psicológica. Apesar de nào ter mais útero nem ovários, a barriguinha dela cresceu e ela tinha montes de leite. quando via um bichinho de pelúcia, lambia-o toda carinhosa e deitava-se na posição que elas deitam para amamentar, aninhando o bichinho de pelúcia junto dela. A solução foi arranjar um filhotinho que ainda mamava para ela cuidar...
2006-09-20 08:58:54
·
answer #6
·
answered by Mimi 3
·
0⤊
0⤋
ah um veterinário em sua vida em!!!
:)
2006-09-20 07:55:48
·
answer #7
·
answered by sombria19 2
·
0⤊
0⤋
Eh.. dizem que os animais tambem tem suas "manias".
Talvez um veterinario, talvez.. saiba.
2006-09-20 07:50:24
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Consulte um veterinário , por favor...
2006-09-20 07:08:38
·
answer #9
·
answered by Betty 6
·
0⤊
0⤋