Eu adoro esse tema! Faço Letras, estou no 2ºperíodo e Lingüística é a matéria que eu mais gosto, penso até em me especializar nisso!
- Preconceito Lingüísitco:
***Como todos os outros é um PRECONCEITO, no qual as pessoas que falam de uma "forma distante" da língua culta/padrão, por exemplo, aquelas pessoas que falam: "A gente somos", "Bicicreta" e coisas desse tipo.
***Geralmente as pessoas que falam dessa maneira, são as que têm um nível social desfavorável (*não estou dizendo que só as pessoas desse nível falam assim), que têm menor contato com a língua considerada "correta".
***Segundo a Ciência Língüística, o importante é que a pessoa se comunique, ou seja, exprima sua opinião, seu pensamento, mesmo que de forma, como dizem os estudiosos dessa Ciência, INAPROPRIADA, na Língüística não existe CERTO ou ERRADO e sim APROPRIADO E INAPROPRIADO.
--- Isso é apenas um resumo do que é PRECONCEITO LÍNGÜÍSITCO, caso se interesse mais em saber entre em contato comigo!
***Espero ter ajudado! Até mais!
2006-09-20 05:38:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Concordo com o que disse o colega Igor (sou formado em letras =) ) e vou complementar:
Ele falou do exemplo de bicicreta.
Esse fenômeno se chama rotacismo (transformação do L em R). É uma tendência das línguas no mundo todo.
Da mesma forma que:
blandu > brando
blank > branco
fluxo > frouxo
blas > bras
platu > prato
plata > prata
Também acontece de:
placa > praca
Cláudio > Cráudio.
(> significa se tornou)
Trata-se do mesmo fenômeno lingüístico! Mas não do mesmo fenômeno social: a primeira lista é aceita pelos de classe social alta, já a segunda só é usada por pobres, logo, está "errado".
Mais uma vez se mostra que nossa sociedade não dá a vez aos probres. Tudo o que lhes diz respeito é facilmente rejeitado.
Triste demais isso!
2006-09-20 14:28:44
·
answer #2
·
answered by Alyson Vilela 6
·
0⤊
0⤋