Duque é um título que se refere ao chefe de estado de um ducado. Pode ser também um título nobiliárquico integrado numa casa real. É um título hereditário, mas pode ser também atribuído a uma pessoa, neste caso normalmente a um filho do monarca reinante. A origem da palavra duque vem do verbo latino ducere (há historiadores que dizem ser a origem da palavra o latim Dux, significando "o que conduz"), que significa comandar. A mulher de um duque ou a chefe de um ducado chama-se "duquesa".
Barão era um título nobiliárquico, imediatamente a inferior a visconde e superior a baronete. Foi a princípio, no Império Romano, cargo administrativo, equivalente ao papel de fiscalização dos prefeitos das redondezas da capital romana. Hoje, se sabe, foi título criado pelo Imperador Adriano para premiar soldados e administradores que se destacavam em combate, mas que não tinham direito a se assentar na alta nobreza em Roma. Famosos foram os Barões do café, que estão em muitas minisséries brasileiras como Sinhá moça.
Marquês é um título nobiliárquico da Idade Média. O título, de origem germânica, foi criado em Portugal no século XV, juntamente com o de duque, visconde e barão, quando deixou de usar-se a tradicional denominação de rico-homem. O primeiro marquês foi D. Afonso, 1º duque de Bragança. Marquês é todo "nobre homem" que possui, ostenta e exibe uma "Marca", um posto de alta dignidade e honra no cumprimento do dever. E representava o Rei em questões cerimoniais muito especiais.Como representar o rei diante do Papa.
Conde, do latim comes, comitis, que significa «companheiro», é o senhor feudal, tenente de terras denominadas condados. Gama Barros afirma que, a partir de meados do século XII, os condes leoneses eram nomeados pelos monarcas. No início da Terra Portuguesa, o título não foi usado pois competia ao rico-homem, as funções públicas do antigo conde leonês. Verifica-se que a partir do século XIV o título foi usado com mais frequência, mas como grau de nobreza, sem que por isso lhe estivesse adstrito o exercício de função pública.
2006-09-19 16:22:32
·
answer #2
·
answered by Efeoitomeia 4
·
1⤊
0⤋
Os títulos nobiliárquicos, de início, foram criados para estabelecer uma relação de vassalagem entre o titular e o monarca. Ao passar dos tempos, foram sendo usados como forma de agraciar pessoas, por atos prestados, à casa real, ao monarca ou ao país.
Porém, a relação de autoridade dos títulos difere de local para local. Na maioria das monarquias tradicionais atuais e antigas (Espanha, Portugal, França, Grã-Bretanha, Bélgica, etc.), segue-se esta relação de autoridade:
Imperador
Rei
Regente
Príncipe Monarca
Príncipe Imperial
Príncipe Real
Príncipe
Infante
Grão-Duque
Arquiduque
Duque (mais importante se da Família Real)
Conde-Duque (título espanhol atribuído aos condes de Olivares e duques de Sanlúcar la Mayor)
Marquês
Conde
Conde-Barão (título português oitocentista, atribuído aos condes e barões do Alvito)
Visconde
Barão
Baronete
Cavaleiro
2006-09-19 16:43:31
·
answer #3
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋