Simplesmente, a diferença é que a pilha é um processo espontâneo, onde os elétrons migram nos eletrodos sem influencia externa, ou seja, os elétron saem do anodo para o cátodo.
na eletrolise o processo é inverso e não é espontâneo, onde aplicasse uma corrente elétrica, fazeno os elétrons migrarem do cátodo para o anodo.
espero ter ajudado!
2006-09-20 11:15:43
·
answer #1
·
answered by viniquimica 4
·
0⤊
1⤋
Pilha é um dispositivo capaz de gerar corrente eletrica.
Eletrolise pode ser ignea quando há uma reação quimica orovocada pela passagem da corrente elétrica através de um composto ionico fundido.
Aquosa quando há uma reação quimica provocada pela passagem da corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletólito.
Exemplos de Eletrolise: galvanoplastia,fabricação de soda caustica cloro etc.
2006-09-20 12:53:42
·
answer #2
·
answered by Antônio Carlos 2
·
0⤊
0⤋
Não sei o que você quer dizer com relação. Talvez seja o seguinte: Existe um processo de se gerar eletricidade que é o inverso da eletrólise. O equipamento se chama Célula à Combustível e foi descrito pela primeira vez em 1839, por Willian Grove. Grove pensou que se era possivel fazer a separação dos componentes da água através da eletricidade, se não seria possível o inverso. Ele montou um dispositivo e viu que era possível se fazer isto. Seu dispositivo consistia de eletródos de óxido de platina poroso imersos em ácido sulfúrico. À cada um destes eletródos são ligados tubos conduzindo hidrogênio em um dos eletródos e outro tubo conduzindo oxigênio para o outro. Em 1860 nos USA este dispositivo foi patenteado por Vergnes.
Ficou então comprovado que era possível a geração de eletricidade pela conversão direta do combustível, ao invés do meio usual através de motores e geradores, e principalmente sem agressão ao meio ambiente.
Vários cientistas trabalharam em células à combustível, porém somente em 1933 Bacon conseguiu fazer uma célula que realmente funcionava e que usava hidróxido de potássio como eletrólito.
A primeira aplicação real para a célula à combustível foi para a Missão Apollo.
Hoje em dia várias universidades continuam estudando estas células e ainda não se conseguiu células que funcionem bem à baixo custo. Muito já foi feito mas os custos estão elevados ainda, pois os materiais utilizados são metais nobres e a maioria das células desenvolvidas utilizam o hidrogênio como combustível e apesar do hidrogênio ser o elemento mais abundante na natureza, ainda não existe um processo bom e barato para a sua obtenção. Todos os processos existentes gastam muita energia para se obter o hidrogênio. O Brasil tem grandes possibilidades nesta área uma vez que a energia elétrica está com grandes sobras durante o período da noite e uma alternativa seria a de se utilizar a energia elétrica disponível à noite para a produção de hidrogênio.
Muito há à fazer neste campo. No momento estou na Suécia fazendo um curso de doutorado nesta área, numa universidade que é referência mundial no assunto.
2006-09-20 06:56:12
·
answer #3
·
answered by Julio 5
·
0⤊
0⤋
A energia fornecida pela pilha é resultado de uma eléctrólise continua no seu interior, em que diferentes metais com diferença de potencial electrico unidos por uma solução condutora, actiam um ciclo de electrões, obtendo-se assim corrente electrica.
2006-09-20 06:22:32
·
answer #4
·
answered by edgarsilvalopes 3
·
0⤊
0⤋
Relação inversa
2006-09-19 22:56:07
·
answer #5
·
answered by Lucas Goulart 2
·
0⤊
0⤋
Logo após a segunda guerra mundial cientistas Russos descobriram que colegas Alemães tinham tentado em Laboratorios secretos, manter relação entre pilhas e eletrólises,porem não logrando exito,partiram para inseminação artificial de ambos,parece que a China continua com tais experimentos.Bju,DR.PIMPOLHO.
2006-09-19 22:39:14
·
answer #6
·
answered by DR. PIMPOLHO 6
·
0⤊
0⤋
Na verdade a pilha faz seu trabalho pela eletrólise sempre
então a diferença ate não pode existir!
2006-09-19 22:21:52
·
answer #7
·
answered by Os Okampas 7
·
0⤊
0⤋