English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Um buraco negro é uma estrela morta.

Quando uma estrela com massa ao menos três vezes maior que a do Sol chega ao fim de sua vida, ela se expande violentamente, e dá origem a uma supernova.

A estrela fica brilhando desse jeito por algum tempo, até voltar ao tamanho normal. Alguns meses depois de retornar ao tamanho normal, a estrela implode sobre si mesma, e sua massa se condensa num espaço nulo. Isso cria uma gravidade absurda.

O buraco negro (se é que existe mesmo) é composto por duas zonas principais: o cadáver da estrela e o disco de acreção. Este último, é dividido em dois estágios diferentes: o disco normal e o horizonte de eventos. O horizonte de eventos equivale à porta final, para a qual apenas existe entrada. Como a luz não escapa dele, é a partir daí que o buraco se torna invisível.

Para entendermos o buraco negro, é importante que tenhamos conhecimento pleno da quarta dimensão. Primeiro, vamos entender a gravidade: qualquer corpo com massa deforma o tecido espaço-tempo ao seu redor (por exemplo, o tempo passa mais devagar na sua pele do que na casca de um ovo, por causa da diferença da massa). É como se o corpo formasse um "buraco", cujo ponto mais profundo seria o corpo (infelizmente, não é possível ver algo assim, pois não temos capacidade de ver ou pensar em quatro dimensões). Ou seja, quando algum outro corpo passasse perto desse outro, ele "escorregaria" na gravidade circundante. Mas, esse "buraco" teria uma curvatura finita, ou seja, um raio de luz que entrasse por um lado da curvatura sairia do outro lado com um pequeno atraso (também haveria uma mudança momentânea de direção do corpo menor, imperceptível para nós).

No buraco negro, essa curvatura é infinita, ou seja, ela se aprofunda até se abrir em algum outro lugar. Como não há como nada voltar de um buraco que não tem fundo, a luz também é "capturada". E como a curvatura está apontando para o eixo da quarta direção, o buraco negro é invisível para nós. Mas, se pudéssemos enxergar em quatro dimensões, nós veríamos o buraco negro perfeitamente.

Veja http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/ para informação complementar.

2006-09-19 11:36:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Ninguém conseguiu ainda definir o que realmente é o evento que chamam buraco negro ou buraco de verme, pela sua forma é como se houvesse um montinho de terra en volta de um furico no cosmo! analise por este ponto de vista: se o tal do black hole absorve tudo á sua volta devido a sua força gravitítica,sendo que nem a luz lhe escapa, concluimos então que ele suga toda matéria, toda energia transforma tudo o que engole em uma forma mais rarefeita de materia, que podemos chamar de energia primordial que é expelida do outro lado de uma uma dobra cósmica!!! white hole!! buraco branco!!!!

2006-09-19 11:47:12 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

potassi0, é o seguinte.

Quando uma estrela exaure todo o seu combustível nuclear(Apaga) é criado um colapso gravitacional(ela desaba sobre si mesma) .
Como a matéria que constitui uma estrela já é extremamente concentrada (bilhões de toneladas por centímetro cúbico) esse colapso só aumenta mais a concentração resultando assim em um enorme redemoinho quantico gravitacional que segundo alguns cientista além de sugar a matéria e a luz ao seu redor,têm a poderosa capacidade de deformar o espaço e até o Tempo.
Existe alguns modelos matemáticos que indica que um Buraco negro pode até mesmo criar uma rachadura dimensional no Espaço-Tempo, só que isso não pode ser provado na prática por experimentos,principalmente porque não da para criar uma coisas dessas e observala de perto.

2006-09-19 11:43:57 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Olá. 1º - De forma muito simplista, um buraco negro é uma região no espaço que contém tanta massa concentrada que nenhum objeto consegue escapar de sua atração gravitacional.
2º - Dentro dele há matéria (massa), que faz com que sua gravidade atraia tudo.
Era isso?? Um abraço.

2006-09-19 11:20:34 · answer #4 · answered by Leticia MS 1 · 0 0

BURACO NEGRO

Buraco Negro é uma "coisa"
que de negro tem tudo,
mas de buraco não tem nada.

Prof. Renato Las Casas (13/12/99)

Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.

Velocidade de Escape
Se atirarmos uma pedra para cima ela "sobe" e depois "desce", certo?
Errado!
Se atirarmos um corpo qualquer para cima com uma velocidade "muito" grande, esse corpo "sobe" e se livra do campo gravitacional da Terra, não mais "retornando" ao nosso planeta.
A velocidade mínima para isso acontecer é chamada de velocidade de escape. A velocidade de escape na superfície da Terra é 40.320 Km/h. Na superfície da Lua, onde a gravidade é mais fraca, é 8.568 Km/h, e na superfície gasosa do gigantesco Júpiter é 214.200 Km/h.
A velocidade da luz é aproximadamente 1.080.000.000 Km/h. Um buraco negro é um corpo que produz um campo gravitacional forte o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz.
A massa do Sol (0,2 X 10³¹Kg) é 333 mil vezes a massa da Terra e seu diâmetro (1,4 milhões de quilômetros) é mais de 100 vezes o diâmetro da Terra. Ele se transformaria em um buraco negro caso se contraísse a um diâmetro menor que 6 Km.

Detecção
Uma vez que nada sai de um buraco negro, nada de um buraco negro chega até nós. Resta-nos então observá-lo indiretamente, através de sua ação sobre sua vizinhança. "Vemos" um buraco negro observando "coisas" que o rodeiam sob a ação do seu campo gravitacional ou então que "caem" em sua direção, também sob a ação desse mesmo campo gravitacional.
A velocidade com que a matéria, a uma determinada distância de um corpo, o orbita, é proporcional à gravidade desse corpo. Mesmo sem vermos o corpo central podemos saber qual a sua massa se virmos e medirmos a velocidade de nuvens de gás e poeira que o orbitam, por exemplo.
Uma outra situação: se sob a ação da gravidade do corpo central, matéria "cai" em direção a ele, esse material enquanto vai "caindo" vai se comprimindo; por se comprimir vai se esquentando, e quanto mais quente fica, mais irradia... Também nesse caso, se medimos essa radiação, obtemos informações sobre o corpo central.

Buracos Negros Super Massivos
Em 1994, astrônomos que trabalhavam com o Telescópio Espacial Hubble, não apenas obtiveram fortes indícios da presença de um buraco negro no centro de uma galáxia espiral, como também mediram a sua massa. Através de um efeito bem conhecido da física (Efeito Doppler) foi possível medir a velocidade de gás e poeira girando em torno do centro da galáxia M87.
Pelo desvio das linhas espectrais da radiação emitida por esse material, chegou-se à conclusão que ele gira em torno do núcleo de M87 com uma velocidade muito grande. Para manter esse material com uma velocidade tão grande é preciso uma massa central também muito grande. Uma quantidade tão grande de massa no volume interno à órbita do material que o circula só pode ser um buraco negro. A massa deste buraco negro foi estimada em 3 bilhões de massas solares.
Fonte WWW.observatório.ufmg.br

2006-09-19 11:18:41 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravítico tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Isso implica que nada, nem mesmo a luz, pode escapar do seu interior, por isso o termo negro (se não há luz sendo emitida ou refletida o objeto é invisível). O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos. Teoricamente pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronómico, e com apenas três características: massa, momentum angular (spin) e carga elétrica, ou seja, buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (se diz por isso que "um buraco negro não tem cabelos"). Uma vez que depois de formado o seu tamanho tende para zero, isso implica que a densidade tenda para infinito.

De acordo com as teorias físicas, nada pode sair do interior do buraco negro nem matéria nem informação e alcançar um observador externo. Por exemplo, ninguém pode tirar de lá alguma massa, ou iluminá-lo com uma lanterna ou até mesmo receber alguma informação sobre algum material que entrou no buraco negro, porém sua presença pode ser medida por desvios da luz das estrelas e detecção de raios-X emitidos pelo plasma que cai neste. O efeito de lente gravitacional possibilita a deteção de buracos negros no universo.

As controvérsias
A hipótese de existência dos buracos negros é difícil de testar pelo motivo de que os buracos negros não emitem radiação em quantidades detectáveis, como por exemplo a radiação emitida por uma estrela.

É possível detectá-lo apenas pela alteração que sua gravidade causa no espaço-tempo. A radiação emitida por um buraco negro conhecida como radiação Hawking (descoberta pelo ilustre físico Stephen W. Hawking), é muito pequena para ser detectada em buracos negros astrofísicos.

2006-09-19 11:15:11 · answer #6 · answered by Zoing 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers