English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu imagino que seja ignorância. Eu conheço gente que diz isso, aí eu pergunto "que outras línguas você conhece?" e a pessoas responde "nenhuma".
Para mostrar que o português é relativamente simples:
- Em russo, se o substantivo for o sujeito da frase, tem uma terminação. Se for objeto direto, outra. Se for objeto indireto, outra. Se for adjunto, tem outra terminação. (são as declinações)
- Em inuit, os verbos possuem mais de 800 infinitivos, dependendo da situação. Conjugados, podem ter mais de 1600 formas.
- Em chinês, existem tons. Se você falar "ma" em tom alto, é uma palavra. Se você falar em tom baixo, é outra etc.
- Em amele, existem mais de 100 casos de declinação.

E muito, muito mais.

Qualquer conhecedor das línguas dirá que maioria das línguas européias são línguas relativamente simples.
Qual sua teoria para essa idéia intensamente propagada de que a nossa língua é uma das mais complexas?

2006-09-19 07:37:03 · 15 respostas · perguntado por Alyson Vilela 6 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

15 respostas

Eu chamo essa idéia de bairrismo, estrangeirismo, vaidade linguística. Não estamos aqui para criar novas teorias que incluem beleza e sensação linguística, mas expor um ponto de vista geral.
Na verdade, as línguas que foi citada, têm origens diversas. As Eslavas, possuem declinações, porém não são difíceis de serem interpretadas, é mais estímulo ao bom linguajar do que dificuldade linguística. O chinês, realmente é mais difícil que o Português, bem como o nosso idioma para êles é mais complicado. Não só por ser uma língua tonal, cuja a variação implica em novo sentido da palavra, é também caracterizada pelo simbolismo, cada um diferente do outro, complicando ainda mais a sua forma de escrever.
Nunca achei, pessoalmente, a nossa língua a mais difícil do mundo, porem os estrangeiros, têm imensa dificuldade em falar o nosso idioma, mesmo os de origem espanholas, francesa ou latinas, cuja a carterística leva a uma maior percepção no sentido das palavras. Daí acredito ter surgido essa idéia da nossa língua ser difícil, o que ocorre realmente é a dificuldade de falar o nosso idioma corretamente por estrangeiros, principalmente, chineses, japoneses, coreanos de origem oriental, que pela dificuldade em pronunciar a letra r, como em entender o nosso idioma. Já os inuit, amele, são línguas locais de difícil compreenssão para nós brasileripos, inclusive, da mesma forma fica difícil para êles entender o nosso idioma. Em tese tudo baseia-se no que chamamos, em o indivíduo ter um bom ouvido, boa memória sonora, e acumulativa e ao mesmo tempo ser esforçado do contrário qualquer idioma torna-se difícil para falar e escrever.

2006-09-19 07:56:58 · answer #1 · answered by Professor 6 · 0 0

O português de fato é uma das línguas mais complexas, palavra de Ziad Youssef Fazah, o maior poliglota do mundo que fala 58 línguas, ele nasceu na Libéria e atualmente vive no Brasil. Mas isso não significa que não existam línguas mais difíceis que o português.
Os linguistas acreditam que possivelmente a língua mais difícil é o finlandês, por não possuir "parentesco" aparente com outras línguas e o simples fato de se fazer uma afirmação, tipo sim ou não vc já estará conjungando verbos raríssimo algum estrangeiro aprender o finlandês mesmo q intermediário, e isso para pessoas interessadas.
Ziad Youssef disse q o idioma que mais lhe deu dificuldade de aprender foi o chinês mandarim, que lhe custou 4 meses :0. E de fato é uma língua extremamente complexa por ser uma língua tonal e envolver ambos hemisférios do cérebro.
Uma língua ser difícil ou não é relativo, já q qualquer nativo daquela região consegue aprendê-la tranquilamente, ou seja, a dificuldade está relacionada aos estrangeiros que querem aprendê-la, por exemplo um vietnamita aprende o mandarim relativamente tranquilo, já q sua língua tbm é tonal, já um português assimila o espanhol facilmente.
Eu falo atualmente 3 línguas (português, inglês e japonês (não sou descedente)) e estudo o alemão, e pra mim sem dúvida o japonês foi de longe a língua q tive q me dedicar mais.

2006-09-19 14:52:15 · answer #2 · answered by dassarf 4 · 1 0

Conheço pessoas de alguns países, e todos falaram que é muito difícil aprender o Português.
Eu fico com o que eles me disseram.


beijinhos.

2006-09-20 08:38:02 · answer #3 · answered by Leyloca 6 · 0 0

Falar falam,falam,falam.É dificil saber as regras.Conjugar verbos,tempo,etc...Mas porque todos os "gringos",qdo chegam aqui falam e escrevem muito bem?Até melhor que nós mesmos´?Também é certo q n temos uma educação boa.É bem deficiente nossas escolas.Alguém qdo vai p outro país, n aprende tão rápido o idioma do mesmo.Os "gringos"aqui, fazem festa.Nos deixam de boca aberta.Em menos de uma semana já falam e escrevem muito bem.pode n ser corretamente, mas falam e escrevem a ponto de todos entenderem.E isso acontece com os brasileiros em terras estranhas?Até o sotaque aqui é mais fácil.Se o estrangeiro pronuncia um "r"p.ex.,errado, nós entendemos,mas se pronunciamos um "r" em italiano errado,eles n entende, e podemos até estar dizendo outra coisa.

2006-09-19 23:07:21 · answer #4 · answered by bellacuore 2 · 0 0

e vc mesmo c/ todas essas teorias , conhece bem outras línguas?
Tem certeza de q o seu portugûes escrito e falado é tão bom assim? É certo q existem idiomas mais difíceis, mas o nosso português (brasileiro )é meio complicado sim já q escrevemos de uma maneira e falamos de outra . Pense nisso.

2006-09-19 17:33:31 · answer #5 · answered by simone c 2 · 0 0

O português é uma língua complicada, tanto quanto o francês.O espanhol é um pouco mais fácil.
A língua mais fácil de aprender, na minha opinião, é o inglês utilizado nos Estados Unidos. Os americanos pegaram a língua inglêsa tradicional e eliminaram dois terços do vocabulário. Tem uma gramática razoavelmente fácil
Obs.: devido à sua observação me ative a mencionar só línguas que conheço bem, com excessão do inglês, que só leio mas nunca fiz curso pra valer.

2006-09-19 16:08:42 · answer #6 · answered by fran 7 · 0 0

No português, uma palavra tem vários significados, e isso torna o idioma mais difícil para os estrangeiros aprenderem, não é um idioma fácil.

2006-09-19 15:51:40 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O Portugues faz parte da lingua "Latina", hoje em dia ja nao se fala Latim, por isso se torna uma lingua complicada mas nao a mais complicada. Na escola segundaria eu estudei Latim e Frances, e gostei das duas, porem nao falo Frances, mas falo leio e escrevo 3 linguas rasuavelmente bem, ate que fui tradutora official dos Tribunais da Provincia de Mpumalanga durante 8 anos. Deixei a 3 anos quando vendi meu proprio negocio e fui trabalhar para uma firma grande. Eu falo Portugues, Ingles e Afrikaans, a lingua que mas uso hoje em dia no meu ambiente de trabalho e o Afrikaans.

2006-09-19 15:04:27 · answer #8 · answered by fatima 4 · 0 0

Porque, infelizmente, nosso ensino fundamental gratuíto não é decente. A estrutura base de nossa escola é falha. E até com o empenho de professores e voluntários fica faltando...tudo. Então realmente sou obrigada a concordar que a língua portuguesa seja uma das mais difíceis.

2006-09-19 14:59:27 · answer #9 · answered by Nepher 7 · 0 0

Qualquer lingua que não seja de sua nacionalidade é complicada para você, mas existe excesões, o português é parecido com espanhol que por sua vez e de grande uso no mundo todo, porêm o inglês fica sendo a lingua universal.

2006-09-19 14:46:12 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers