English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060919_lula_fome_crg.shtml

(...)
Na parte da tarde, ele receberá o prêmio de Estadista do Ano 2006, entregue pela organização não-governamental americana Appeal of Conscience, que defende a liberdade religiosa e os direitos humanos. (...)

Prêmio

Os escândalos que marcaram a administração de Lula não impediram o presidente de ser eleito o estadista de 2006 por uma organização não-governamental americana.

A organização Appeal for Conscience, que defende a liberdade religiosa e a defesa dos direitos humanos, entregará seu prêmio anual a Lula na tarde desta terça-feira em Nova York.

De acordo com a entidade, o prêmio será entregue ao presidente brasileiro porque, "com sua liderança, o presidente do Brasil ofereceu um exemplo construtivo para a América Latina e para o mundo em desenvolvimento e por ter trazido uma nova era de progresso a um país que é uma das mais antigas democracias do mundo".

Em entrevista à BBC

2006-09-19 06:59:46 · 13 respostas · perguntado por Dan@ 6 em Governo e Política Governo

Qual a opinião de vcs sobre esse assunto... ?? por que eu realmente ... não sei o que pensar sobre isso ...
E tenho certeza que vcs têm muito a dizer...!!!

2006-09-19 07:01:13 · update #1

13 respostas

O que você espera de um povo que colocou na presidência da república do país mais poderoso do mundo um asno cujo nome é Bush.
Achar que lula mensalão é o estadista do ano é café pequeno.

Se me perguntassem por que não vou votar em Lula, o que eu diria? Quais as razões de minha rejeição ao presidente Luiz Inácio? Alinhei logo em seguida as dez razões pelas quais não voto em Lula. Ei-las:

Lula, ao contrário do que quer parecer, é um político de feitio francamente conservador, que reproduz os piores vícios dos velhos políticos brasileiros, a saber: patrimonialismo, clientelismo, centralização, populismo, autoritarismo.

Patrimonialismo - Ao lotear o governo pelo PT, Lula traiu seu patrimonialismo, procedendo, ele e o PT, como donos absolutos dos cargos de confiança, proprietários legítimos do governo transformado em 'cosa nostra'.

Clientelismo - compra disfarçada de votos em troca de favores, como o Bolsa-Família, seu carro-chefe eleitoral.

Centralização - O presidente é o governo e não abre. Tudo passa por suas mãos. Muita suspeita, portanto, sua alegada inocência nos casos de corrupção. Nada se faz no governo sem sua ciência, sem seu aval, sem sua cumplicidade.

Populismo - Ele convive mal com as instituições democráticas, o Congresso, o Judiciário, a imprensa. Quer governar acima das instituições, como o 'pai dos pobres', em ligação direta com o 'povo'.

Autoritarismo - Como todo populista, como todo coronel, sua auto-suficiência se traduz no mais decidido autoritarismo nas relações com os ministros, os partidos, os deputados e os subordinados.

Ao ser tão conservador - no mau sentido - e querendo posar de progressista, Lula revela-se uma fraude política, utilizando a mentira como sua arma principal. Dessa mentira faz parte seu tão falado 'carisma', inventado para impressionar os trouxas.

Lula rebaixou os índices de crescimento do País a níveis haitianos, como se sabe. Melhorou o emprego? Balela. Quando Alckmin declarou, faz pouco, que Lula é um exterminador de empregos, muita gente falou em gafe. No dia seguinte veio o indicador do IBGE: o desemprego no País é o maior em 15 meses. Só o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não sabia.

Lula herdou a política econômica do governo anterior, mas se mostrou um mau herdeiro. O bom herdeiro amplia e aperfeiçoa a herança. Lula contentou-se em repetir e conservar a política econômica estabilizadora do seu antecessor, boa para seu tempo, sem acrescentar nada de novo. O que teria de fazer seria aproveitar a estabilidade para incentivar o crescimento. Em vez disso, marcou passo até agora, enquanto outros países emergentes já revolucionaram a escala do desenvolvimento. Nem mesmo foi respeitada a autonomia das agências reguladoras, uma das maiores conquistas do governo Fernando Henrique Cardoso.

O governo Lula elevou a carga tributária a cerca de 37,37% do PIB, um recorde histórico, travando brutalmente o desenvolvimento econômico.

Ao contrário do que proclamam alguns, a educação vai mal. O número de alunos não cresce nas universidades. O ensino básico continua uma calamidade.

O presidente Lula, com seu autoritarismo, espírito centralizador e excesso de medidas provisórias, contribuiu para desmoralizar e desprestigiar o Congresso, e o Congresso desmoralizado se tornou presa fácil da corrupção. A corrupção vem do Planalto, como assinala Alckmin: 'Mensalão é a submissão de um Poder a outro. É fácil bater em deputado, e tem de bater. Mas o deputado é só correia de transmissão. Todo o dinheiro sai do Executivo e sempre tem corruptor do lado de fora' (Estado, 25/8).

A política externa do atual governo, com seu terceiro-mundismo e sua obsessão antiamericana, é a política de Brancaleone, aquele comandante do exército de esfarrapados. Ridícula e improdutiva, capitaneada por duas figurinhas difíceis, Samuel Pinheiro Guimarães, o Talleyrand provinciano, e Marco Aurélio Garcia, o Maquiavel encabulado. Lula adora andar em más companhias, um demagogo perigosamente antidemocrata e megalomaníaco, Hugo Chávez, e aquele ditador decadente, Fidel Castro.

Lula não tem perfil de estadista. O verdadeiro estadista dá sua marca criando o fato novo, aquele que divide a política em antes e depois dele - o Plano de Metas de JK, a recuperação da Guanabara por Carlos Lacerda, o Plano Real de FHC. Luiz Inácio não conta com nada parecido em seu currículo, após quatro anos de governo.

A onda de corrupção que assola e devora o País em todos os níveis pode ser ou não da responsabilidade de Lula. Seja como for, seu nome ficará historicamente vinculado à mais gigantesca seqüência de escândalos que abalaram a política brasileira nos últimos anos. Lula pode ser absolvido nas urnas, se ganhar a eleição, mas não será absolvido pela História.

Em suma, não é possível votar para presidente da República num candidato que nunca leu um livro e se gaba da própria ignorância como se esta fosse um galardão e motivo de orgulho. Que péssimo exemplo para a juventude! Será possível levar este homem a sério quando ele fala na importância da educação?

Com perdão daqueles que votarão em Lula, votar em Lula significa aderir à turma do 'me engana que eu gosto'.

2006-09-19 07:10:24 · answer #1 · answered by Sailor 5 · 2 0

Quem concede este prêmio, deveria morar no Brasil pelo menos por seis meses, aí com certeza, mudariam de idéia, E DE PAÍS!!!!!!!!!!!!!!

2006-09-19 14:35:55 · answer #2 · answered by Jalls 2 · 1 0

"Os escândalos que marcaram a administração de Lula não impediram o presidente de ser eleito o estadista de 2006 por uma organização não-governamental americana".
Essa organização nao governamental deve ter levado muito dinheiro, desses que andam pelas cuecas ou que compram revistas. pagaram até a ISTOË pra publicar dossie comprado. Mas pelo menos uma coisa tenho que reconhecer: Até eles admitem, e vc também, que a administração do PT foi marcada por escandalos. PARABÉNS.

2006-09-19 14:19:04 · answer #3 · answered by luizvolpato2004 2 · 1 0

Particularmente não acho que o Sr. Lula esteja no nível dos grandes estadístas, pois se colocarmos na balança os acertos e erros de seu governo, sem dúvida, pesará mais os erros, bastando ver a quantidade de pessoas de confiança dele demitidas, a bem do serviço público.
Na verdade, certo prestígio dele se deu pelo fato de uma política equivocada do posto de vista racional, que distribui alguns vinteis para a população pobre carente, pricipalmente das regiões norte/nordeste de nosso país.
O que se precisa mesmo é gerar empregos e não a adoção de uma política paternalística, onde você dá um pequeno peixe, quando o povo tem necessidade aprender a pescar, ou seja ganhar a vida com o suor de seu rosto.
O brasileiro em qualquer lugar do mundo tem sua marca registrada, que é o trabalho e quando vemos um processo de imigração em massa para os outros países, temos aí um indicativo de que esses trabalhadores por não terem empregos em nosso pais, saem para tentar a vida em outro.
Veja por exemplo aqui nos EUA, temos perto de 1.500.000 de brasileiros que sentem saudades do Brasil mais se aguentam aqui por causa do trabalho que encontra e com isso pode satisfazer as suas necessidades básicas , sem engrossar as estatítiscas dos marginais que vivem no sub-mundo praticando assaltos, roubos, sequestros, etc.
Não queremos fazer qualquer defesa dos bandidos, mas é facil notar que não nasceram bandidos; algo os levou ao mundo do crime. Uns pela necessidade básica outros por verem a impunidade, principalmente para os crimes do chamado colarinho branco e quando olhamos para a péssima distribuição de rendas em nosso país, onde mais que 80% da riqueza está nas mãos de 5 a 10% da população e que existe ainda um conti gente de mais 50 milhões de irmãos brasileiros vivendo com menos que $ 100.00 (cem dólares), por mês, é para não aceitar nenhum prêmio. Se eu fosse o presidente Lula, rejeitaria esse título - prêmio, em nome da dignidade!!!!!!!!!!!!!!!

2006-09-19 14:17:56 · answer #4 · answered by alcirflorentino 7 · 1 0

A BBC escreve isso e a Appeal lhe da honrarias porque nao sao eles que estao tomando na cabeca todos os dias por causa da incopetencia e desmandos desse safado.E a Appeal nao e confiavel,e somente uma organizacao que vive de doacoes e trabalho voluntario,qualquer outro presidente mandaria representante,mas precisavam de um em pessoa,e la esta o babaca.A materia da BBC,eu vi na net,da vontade de chorar,parece ate coisa comprada pelo Duda,para propaganda eleitoral.

2006-09-19 14:16:55 · answer #5 · answered by brasil19701994 6 · 1 0

O marqueteiro Duda Mendonça deve esta por tras disso. É só investigar.

2006-09-19 14:16:48 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

"...

1) Ele pensa que chegou a presidente pela competência, mas foi por uma
junção entre sua persistência malufiana e o "mudancismo" do eleitor, que
só pelo desejo de mudar nem se sabe o quê vota alternadamente em
candidatos como Collor e Maluf, e depois em Lula & companhia.

2) Ele pensa que é respeitado lá fora, mas não passa de uma curiosidade
zoológica, como o mico-leão dourado. A esquerda romântica de lá acha
lindo um operário do terceiro mundo ter virado presidente: Se ele é
competente ou não, o terceiro mundo que se dane. Ele recebe essa corda
toda e acredita. .."

2006-09-19 14:13:04 · answer #7 · answered by wolf_ir 5 · 1 0

É muito fácil dar um prêmio, quando não se mora dentro do país.
Aqui, nós sabemos que as coisas são bemmm diferentes.

2006-09-19 14:06:15 · answer #8 · answered by lucas c 2 · 1 0

Respeito sua questão e, respeitosamente, acho GRAÇA!

2006-09-19 14:04:42 · answer #9 · answered by .-. 7 · 1 0

muito "neguim" aí que tem DEPLOMA,
nunca teve essa capacidade,mas ele,
o Sapo Barbudo tem!

2006-09-19 14:04:29 · answer #10 · answered by ? 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers