Bem colega..os primeiros habitantes da America Latina, foram os grupos de pessoas que migraram da America do Norte. Os que habitam a America do Norte por sua vez chegaram na America do Norte atraves do Estreito de Bering, que foi uma "ponte" de gelo criada durante a Era Glacial que uniu os continentes Americano e Asiatico. Poranto os primeiros habitantes das Americas foram grupos asiaticos que migrando atraves do estreiro de Bering colonizaram a America do Norte e depois foram avançados cada vez mais ao sul para a America Latina.
Esse modelo é o mais aceito entre antropologos e biogeografos, embora existam outras teorias menos aceitas.
Lembrando que esse processo não foi do dia para a noite e levou centenas de anos.
2006-09-19 16:02:06
·
answer #2
·
answered by Obscuro 3
·
1⤊
0⤋
Olha que eu tô pra te dizer que os primeiros habitantes da América Latina foram os fenícios, que partiram da região do oriente médio, de onde hoje existe o Líbano e navegaram pacas, até chegar por aqui. Não há que se esquecer que as costas brasileiras e africanas eram próximas, é só observas os mapas.
2006-09-22 20:40:26
·
answer #3
·
answered by mogliaugusto 2
·
0⤊
1⤋
A América Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a totalidade da América do Sul (apesar de regiões como o Suriname, a Guiana britânica não terem o português, o espanhol ou o francês como línguas oficiais) e da América Central. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
Os países restantes, Canadá e Estados Unidos, são países de colonização primariamente anglo-saxônica (o Quebeque, província do Canadá, foi colonizada originalmente pelos franceses, e os estados do sudoeste dos EUA, pelos espanhóis). A América Latina engloba 33 países: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Saint Kitts, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes e portanto não podem ser considerados países.
A expressão América Latina teria sido cunhada pelo imperador francês Napoleão III, que citou a região e a Indochina como áreas de expansão da França na metade do século 19. Deve-ser também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina, que englobaria as regiões de predomínio de línguas românicas. Pesquisa sobre a expressão conduzem a Michel Chevalier, que mencionou o termo América Latina em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México. Nos Estados Unidos, o termo não foi usado até o final do século 19, e só se tornou comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século 20. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a criação da CEPAL consolidou o uso da expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em conseqüência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos sociais. Convém observar que a ONU reconhece a existência de dois continentes: América do Sul, e América do Norte, sendo que esta última se subdivide em Caribe, América Central e América do Norte propriamente dita, englobando México, Estados Unidos e Canadá, além das ilhas de Saint Pierre et Miquelon, Bermudas e a Groenlândia.
Além disso, ao contrário do que se pode pensar do uso do termo, embora partilhe laços e heranças comuns, a chamada América Latina não é uma região unida . Na verdade, seus povos diferem em mais aspectos do que se assemelham, pouco se conhecem entre si e alguns nutrem graves rivalidades.
2006-09-19 12:14:52
·
answer #7
·
answered by Calib 7
·
0⤊
2⤋