English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-19 01:56:36 · 10 respostas · perguntado por Osmar A 1 em Ciências e Matemática Física

10 respostas

Sinto muito, mas ainda não há uma resposta definitiva para essa pergunta.

Sinto-me obrigado a recorrer a um pensamento de Pitágoras: O que é, é, e não pode não ser, enquanto for. As duas últimas palavras (enquanto for) foram acrescentadas para que não pairem dúvidas quanto à noção de transformação que certamente existia na mente de tão ilustre pensador. A afirmação, engraçada ou não, pretende ser um princípio unificante, a abranger todo o mundo do ser. É óbvio que se hoje à noite você deixar seu carro na garagem e amanhã cedo ele ainda estiver lá, ele existiu durante toda a noite; da mesma forma que o Sol não deixa de existir ao cair da tarde.

Leia mais em "A ESTRUTURA DA MATÉRIA NO CONTEXTO HISTÓRICO":
http://www.ecientificocultural.com/ECC2/artigos/dfafm.htm

2006-09-19 02:15:49 · answer #1 · answered by will 5 · 0 2

Você precisa se convencer que nem tudo que é partícula é matéria. Para ser matéria precisa ter massa. Uma vez que a luz é formada por fótons, e fótons não têm massa, não há meio termo, a luz não é matéria.

Hoje a Física classifica a natureza da seguinte forma (esta classificação recebe o nome de modelo padrão da das partículas elementares):

·Matéria: quarks e léptons (entre eles o elétron)

·Radiação: Bósons (entre eles o fóton-a ausência de massa do fóton é uma conseqüência da conservação da carga elétrica, e se reflete no alcance infinito da interação eletromagnética).

Não sabemos por que o nosso universo é constituído de matéria e não de anti-matéria.

Portanto, a luz não é matéria. Isto também pode ser explicado pela relatividade, pois somente uma partícula não massiva pode viajar a velocidade da luz.

Talvez você esteja se confundindo com a relatividade restrita que na maioria dos textos didáticos introduzem o conceito de “massa relativística”. Até Einstein veio entender depois de algum tempo que não existe uma lei de conservação da massa, e sim da energia. Isto nos diz que devemos abandonar esta idéia de “massa relativística”, o que existe é a massa (massa de repouso), pois um elétron não engorda pelo simples fato de se movimentar. Isto já tinha sido dito por Minkowski quando Einstein propôs a relatividade restrita. Minkowski colocou a relatividade restrita em bases bem sólidas introduzido o conceito de quadrivetores. Ele provou que a massa é um invariante mediante uma transformação de Lorentz (não depende da velocidade-o aumento da massa com a velocidade é um efeito aparente; não acontece, diferente dos outros efeitos que podem ser mensurados). Einstein porém no momento não lhe deu ouvidos, só depois de alguns anos que percebeu que Minkowski não só compreendeu a relatividade restrita como também introduziu uma matemática que é base para a relatividade geral (Cálculo Tensorial).

Tire suas dúvidas sobre “massa relativística” lendo o artigo do professor Nivaldo A. Lemos na Revista Brasileira de Ensino de Física volume 23, N.º1, Março, 2001.
http://www.sbfisica.org.br/rbef/



Espero ter ajudado!

2006-09-19 09:19:16 · answer #2 · answered by Fui!!! 4 · 0 0

Observei algumas confusões entre partícula e matéria. Elas não são a mesma coisa, tanto para a física clássica como para a quantica. Para uma partícula ser matéria ela precisa de massa e fótons não possuem massa.

A luz pode ser tratada como onda eletromagnética quando analisada em movimento ou como fóton quando analisada instantaneamente. Mas mesmo como fóton é sem massa e se não tem massa não é matéria é energia.

A equação e=mc2, analisa a luz em movimento. Tal equação, por meio de outras deduções, confirma o fato de que como matéria ela deveria ter energia infinita para atingir a velocidade da luz. O que é improvável.

Tanto no mundo quântico, como foton sem massa, como no mundo clássico, matéria não se move a velocidade da luz, fica determinado que a luz não é matéria, embora como partículas possua uma ou outra propriedade de matéria.

2006-09-19 06:21:58 · answer #3 · answered by Eduardo Costa 4 · 0 0

Esta pergunta é difícil de ser respondida sem complexas explicações de física teórica. Mas, de maneira direta, pode-se dizer que sim, a luz também é matéria.

Na verdade, todas as coisas que a gente chama comumente de "energia" ou "matéria" têm comportamentos ambíguos partícula/onda. Isso significa que, mesmo as coisas que nós percebemos como energia (onda) também apresentam alguns aspectos de comportamento de matéria (partícula), assim como as coisas que nós percebemos como matéria (partícula) também apresentam alguns aspectos de comportamento de energia (onda).
Desse modo, a luz também possui uma série de aspectos que a caracterizam como matéria, mesmo que suas características mais perceptíveis sejam de energia.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

2006-09-19 03:29:50 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Não. Não é.
Se fosse matéria, ela não teria velocidade constante nos mais diversos meios que atravessa.
Pela equação e=mc2, um corpo que possui matéria deve ter energia para acelerar.
Quanto mais aceleração, mais energia ele precisa.
E quanto mais energia, mais massa ele deve ter.
Só que quanto mais massa, mais resistência à aceleração esse corpo vai ter (inércia).
Portanto, Einstein concluiu que um corpo que pssui massa (matéria) para atingir a velociadade da luz teria massa e inércia infinitas.
A luz então não tem massa (não é matéria).

2006-09-19 02:51:36 · answer #5 · answered by Post_Nubila_Phoebus 2 · 0 0

O que eu posso dizer (a mais) é que luz tem massa (Relativística).

Para um foton:
m = (h*n)/c^2

onde:
h = cte de Planck;
n = freqüência
c = veloc. da luz

2006-09-19 08:02:12 · answer #6 · answered by seufrofro 2 · 0 1

INTERAÇÃO LUZ-MATÉRIA


"É inconcebível que a matéria bruta inanimada possa, sem a mediação de alguma coisa, que não é material, atuar sobre, e afetar outra matéria sem contato mútuo, como deve ser, se a gravitação no sentido de Epicuro for essencial e inerente a ela. E esta á uma razão pela qual desejo não me seja atribuída a gravidade inata. Que a gravitação seja inata, inerente e essencial à matéria, de modo que um corpo possa atuar sobre outro a distância, através do vácuo, sem a mediação de mais nenhuma coisa, pela qual e através da qual sua ação e sua força fosse transportada de um até outro, é para mim absurdo tão grande, que acredito que homem algum que tenha em questões filosóficas competente faculdade de pensar, possa cair nele. A gravidade deve ser causada por um agente que atua constantemente, de acordo com certas leis; mas deixo à consideração de meus leitores se este agente é material ou imaterial."
Isaac Newton


Concluindo: não sei

2006-09-19 02:23:38 · answer #7 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 0 1

Sim, e matéria é energia tambem. E = mc2.

2006-09-19 02:23:12 · answer #8 · answered by F/N 4 4 · 0 1

Sim, é matéria de Física.

2006-09-19 02:17:41 · answer #9 · answered by omochileiro 3 · 0 2

Existem duas teorias

Uma que é corpuscular e outra é que ondular como o som.

2006-09-19 02:11:31 · answer #10 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers