Presidente da República do Brasil, antecessor de Luís Inácio Lula da Silva.
2006-09-19 00:14:22
·
answer #1
·
answered by Eça Nonsey 4
·
0⤊
0⤋
Foi o pior presidente civil que conheci. Passou o primeiro mandato cuidando de sua reeleição e no segundo virou corretor das estatais. Chamo-o de Gaz de Geladeira (Fluoreto Hidrogenado de Carbono) e em sua história agiu como o tal.
2006-09-19 08:55:48
·
answer #2
·
answered by sctorquato 6
·
1⤊
0⤋
Por quê ele morreu?
2006-09-19 07:11:38
·
answer #3
·
answered by Ines M 5
·
1⤊
0⤋
Foi um cara que sofreu com a Ditadura militar, foi exilado e anos depois retornou, foi presidente e vendeu o país mais do que qualquer outro com privatizações de estatais e fazendo diversos empréstimos com o FMI.
2006-09-19 07:06:19
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Fernando Henrique Cardoso (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931) é um sociólogo e polÃtico brasileiro formado pela Universidade de São Paulo. à também comumente conhecido por seu acrônimo — FHC. Foi senador por São Paulo, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco. Foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2003. Foi ideólogo do MDB e teve uma participação decisiva nos bastidores das diretas-já e na eleição no colégio eleitoral de Tancredo Neves à presidência da república. à co-fundador, eleito em 2001 presidente de honra do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
Descendente de militares revolucionários entre 1922 e 1930 e de uma escrava, formou-se em sociologia na USP, onde tornou-se um marxista na linha de Antonio Gramsci. Também estão entre seus preferidos Maquiavel e Alexis de Tocqueville. Foi o intérprete das palestras de Sartre no Brasil, em 1960. Foi professor da USP onde foi aposentado compulsoriamente durante a ditadura militar, em 1968. Em seguida exilou-se. Foi professor na Inglaterra e também na França, onde acompanhou de perto o maio de 1968. Foi, nos anos 70, pesquisador do CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que dava suporte ideológico ao MDB. à casado com a socióloga Ruth Corrêa Leite Cardoso.
Tomou posse como presidente em 1 de janeiro de 1995, tendo nos dois mandatos Marco Maciel, do PFL, como vice-presidente. A polÃtica de estabilidade e da continuidade do Plano Real foi o principal apelo da campanha eleitoral de 1998 para a reeleição de FHC. Foi reeleito já no primeiro turno. FHC conseguiu para a sua eleição à presidência o apoio total do PSDB, do PFL, do Partido Progressista Brasileiro – PPB (atual PP) e de parte do PMDB, e conseguiu manter estes apoios nos seus 8 anos de governo, o que deu relativa estabilidade polÃtica ao Brasil neste perÃodo. No pirmeiro mandato FHC conseguiu a aprovação de uma emenda constitucional que criou a reeleição para os cargos eletivos do Executivo, sendo o primeiro presidente brasileiro a ser reeleito. Em seu governo houveram diversas denúncias de corrupção, dentre as quais merecem destaque a compra de parlamentares para aprovação da reeleição e o favorecimento de alguns grupos financeiros no processo de privatização de empresas estatais. No inÃcio de seu segundo mandato, uma forte desvalorização da moeda provocada por crises financeiras internacionais (México, Rússia e Ãsia) leva o Brasil à maior crise financeira de sua história, aos juros reais mais altos de sua história e a um aumento enorme na dÃvida interna. No governo FHC finalmente foi implantado o gasoduto Brasil-BolÃvia. Em 1997 entrou em vigor a atual lei eleitoral que se pretende definitiva, pois, antes, tinhamos uma lei eleitoral nova a cada eleição. O governo do presidente FHC findou-se no dia 1º de janeiro de 2003, com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. FHC foi o primeiro civil eleito pelo voto direto que conseguiu terminar o mandato de presidente desde Juscelino Kubitschek. FHC foi o segundo presidente brasileiro que governou por mais tempo, depois de Getúlio Vargas.
2006-09-19 07:06:18
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
um FDP
2006-09-19 07:02:59
·
answer #6
·
answered by dee-dee 1
·
1⤊
0⤋
Fernando Henrique Cardoso , é um dos maiores Sociólogos do Brasil em todos os tempos. Foi senador , Ministro da fazenda no governo Itamar Franco , por ocasião da implantação do plano de estabilização econômica ( Plano Real ) , o qual se efetivou durante seu primeiro mandato , quando pela primeira vez se obteve sucesso no tocante a redução da inflação após uma série de planos frustrados e frustrantes. Durante seu primeiro mandato iniciou-se um processo de modernização administrativa , fiscal e tributária , necessárias a consolidação do plano real , incluindo-se aí o processo de privatizações , muito bem sucedidas , reformas da previdência , parcial, Proer , de reforma bancária , também muito bem sucedido , e a lei de responsabilidade fiscal , a qual colocou um pouco de ordem na gastança desenfreada dos Estados e municípios , além de tornar obrigatório , gastos na saúde e educação. As reformas administrativas vieram a tornar mais transparentes as ações do Estado , e um maior exercício da cidadania. Com a sua reeleição
tornou-se o Presidente com maior mandato no Brasil , pois Getúlio foi o Ditador com maior tempo de poder. As reformas instituidas em seus mandatos se mostraram tão eficientes , que pouco ,ou nada se mudou no exercício posterior ao seu , pautando-se o atual governo por pequenas alterações pontuais , sem maiores destaques.
2006-09-19 08:08:02
·
answer #7
·
answered by Claret. 6
·
0⤊
0⤋
Bem, em primeiro lugar, não é candidato à Presidência da República. Por isso não é coerente os ataques políticos que se faz a ele. No entanto, é importante ressaltar que foi o segundo melhor presidente da república que nosso país já teve. Principalmente pela capacidade que teve de estabilizar a economia, viabilizando os governos posteriores, e sobretudo, pela enorme habilidade de enfrentar as crises mundiais que ocorreram durante o seu governo. Vale lembrar que a competência de um Presidente não se mede quando ele "navega em águas tranqüilas". É nas grandes tormentas que ele revela sua capacidade.
2006-09-19 07:17:49
·
answer #8
·
answered by Aprendiz 4
·
0⤊
0⤋
Foi o cara que deu 114 bilhões do nosso dinheiro para os banqueiros do PROER. Foi o cara que teve como Ministro da Saúde um sanguessuga, enquanto milhares de pessoas inocentes morriam nos corredores de hospitais sucateados.... Foi o cara que, por falta de investimento, deixou a P-36 afundar lentamente na Bacia de Campos do dia 12 a 15 de março de 2001, matando 11 funcionários e dando prejuízo de bilhões aos nossos bolsos. Foi o cara que, por falta de investimento, deu ao Brasil a vergonha do APAGÃO, que também causou prejuízo ao comércio e á indústria. É o cara que nomeou o primo de Collor, Marco Aurélio Mello, para ministro do GRAMPO, quer dizer, ministro do TSE. É o cara que dá pitaco em como colocar no comitê adversário um espião pra bolar uma tramóia e desviar o foco da coisa verdadeira.
2006-09-19 07:15:09
·
answer #9
·
answered by marina sousa s 4
·
1⤊
1⤋
presidente do brasil
2006-09-19 07:12:44
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋