Ainda hoje vi um comercial do TSE na TV, com uma musiquinha escrota: "Voooota Brasiiiiil... chegou a hooooraaaaaa..."
Uma vaca interrompia "democraticamente" a programação normal para me falar que votar nulo é errado. Dizia que quem faz isso não reconhece as conquistas da democracia.
Propaganda! Propaganda no sentido mais nefasto da palavra (se é que existe um sentido bom para esta palavra). Propaganda para induzir as pessoas a ficarem satisfeitas apenas votando como ovelhas obedientes. Banalizam toda a filosofia que existe por trás do voto nulo para continuar garantindo que a maioria das pessoas legitime um sistema eleitoral ridículo.
Por que o TSE não gasta NENHUMA de suas milhares de inserções em rede nacional para explicar como REALMENTE funciona o processo eleitoral? Por que o TSE não reserva o primeiro programa eleitoral gratuito de 50 minutos apenas para dar uma tele-aula explicando o que é eleição proporcional, eleição majoritária, suplentes, duração de mandato e etc?
Você, querido leitor que acha IMPORTANTÍSSIMO votar: Você sabe como funciona uma eleição proporcional (vereadores e deputados)? Você sabe para quem realmente vai o seu votinho? Garanto que esse papo de "direito do cidadão" repetido exaustivamente nas suas aulinhas de moral e cívica você já está careca de saber, mas me explica aí: O que é quociente eleitoral? O que é quociente partidário?
Para resumir a história: você pode conhecer um candidato a deputado que seja gente boa, tenha um bom trabalho e mereça o seu voto (um "Zé Honesto" da vida). Mas o que pouca gente sabe é que, votando nesse cara maneiro, você está ajudando na verdade os figurões do partido (velhas raposas clientelistas de sempre).
Ao votar do "Zé Honesto" do partido X, o seu "voto nominal" para o Zé será somado com todos os "votos nominais" dos outros candidatos do Partido X e também aos "votos na legenda" do partido X para formar o quociente eleitoral do mesmo. O quociente eleitoral será usado na formulação do quociente partidário, determinado assim quantas vagas o Partido X tem direito na Assembléia. Se o quociente partidário for igual a 3, isso significa que o Partido X tem direito a 3 vagas e que estas serão ocupadas pelos 3 candidatos que receberam mais votos nominais no mesmo. Aí eu duvido que o seu amigo "Zé Honesto" esteja entre os 3. Esses 3 normalmente serão figurões como Maias, ACM, Barbalhos e todos os outros filhos da **** que dominam a máquina eleitoral e mal ou bem acabam direcionando a maioria dos votos dentro de seu partido para si.
Ou seja, um ladrão como o Eurico Miranda não precisa convencer muita gente para se eleger. Ele só precisa convencer um número suficiente de idiotas para ficar entre os mais votados do seu partido (e para quem tem dinheiro, isso não é difícil). Quem elege o Eurico não são apenas os idiotas que votam nele, muito pelo contrário, quem garante vaguinha dele em Brasília são todos aqueles que votaram em qualquer candidato do seu partido (com a melhor das intenções) e contribuíram para que o "quociente partidário" do mesmo ficasse mais alto.
Os "candidatos amigos", os "candidatos que você conhece", os "candidatos próximos do povo" são apenas uma grande ilusão. Iscas em um mar de confusão para que seu voto garanta a permanência no poder da mesma corja de sempre.
Entender esse sisteminha é complicado né? Muitas fórmulas, muito hermetismo, muita enrolação... parece um poema barroco! Se você acha isso difícil (e mal ou bem é uma pessoa esclarecida, sabe ler, tem acesso à internet e etc), imagine o panorama que a grande maioria da população brasileira tem de todo esse processo obscuro.
Uma última pergunta: por que será que ninguém faz questão de divulgar isso? Cadê o TSE nessas horas? Será que a "lavagem cerebral" nos dizendo que "votar é uma coisa legal e inteligente" funcionaria tão bem se as pessoas tivessem uma consciência um pouco maior de quem elas estão elegendo na verdade?
Quem está sendo enganado? Antes de chamarem alguém de ignorante usando os argumentos óbvios da PROPAGANDA, aconselho que se informem melhor sobre o funcionamento da louvável democracia brasileira. Aprenda tudo, os mínimos detalhes, depois DEMOCRATIZE (no belo sentido grego da palavra) a informação. Explique as regras para a sua tia, para o seu irmão mais novo, para o seu colega de trabalho, para o trocador de ônibus, para o barbeiro e para o mendigo. Deixe tudo bem claro para essas pessoas que são OBRIGADAS a votar sem mesmo entender o que é uma eleição. Aprenda que verdadeira arma é a INFORMAÇÃO, aprenda que voto só é considerado arma por quem ignora solenemente as regras do jogo.
E esse foi apenas o primeiro capítulo. Minhas incursões curiosas pelo belíssimo sistema democrático brasileiro (conquistado com muita luta, ou melhor, nos dado "de favor" pela ditadura) vai continuar. Ainda temos muito o que aprender sobre alianças partidárias, mandatos, suplentes, distriduição de tempo das propagandas e todas as coisas chatas e "sem importância" que ninguém tem o espírito democrático de nos ensinar.
Boladas no queixo,
Zidane Zizou
2006-09-18 17:50:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não concordo! Votar nulo na atual situação é a mesma coisa que votar em Lula, como ele está na frente das intenções de votos, quanto mais votos nulos, maior a chance dele vencer no segundo turno, é melhor você dar um voto de protesto para o Cristovão do que anular o voto. Mas, o voto é seu e você faz o que bem entender. Só não acho justo, que o barbudo ladrão e ignorante, vença as eleições porque houve muitos votos nulo.
2006-09-19 01:06:28
·
answer #2
·
answered by Paulo Carneiro 3
·
0⤊
0⤋
AGORA FIQUEI EM DÚVIDA: EU VOTO, NÃO VOTO OU VOTO NULO?
2006-09-19 01:04:22
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
por isso que eu digoque o melhor candidato eho do numero 99 ...
ele eu tenho certeza que vai fazer alguma coisa pra mudar o pais
2006-09-19 00:51:56
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋