English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tem muita gente que nem ler sabe, muito menos escrever, assina o livro de eleitores com o dedo...o que uma pessoa assim sabe sobre governo, corrupção, administração, etc? O ensino fundamental completo, seria uma boa exigência? Já trabalhei em mais de 10 eleições e já vi cada tipo...dêem suas opiniões.
obs: essa não é uma sugestão minha...somente quero saber as opiniões.

2006-09-18 17:02:44 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Eleições

11 respostas

Os direitos devem ser iguais para todos, porém as pessoas devem se preparar para exercê-los.

Todos podem digirir um automóvel, mas para isso tem que se habilitar, não é?

Se a pessoa tem que ser habilitada para dirigir um simples automóvel, por que não exigir que ela se habilite para ajudar a escolher os rumos de um país?

Não é justo, entregar uma questão dessas para uma pessoa que não sabe sequer assinar o próprio nome, não tem conhecimeto sequer do significado da palavra corrupção,...

Não é justo...

2006-09-18 17:14:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

Acho que não.
Como as parcelas mais humildes da nossa sociedade elegeriam seus representantes?
Penso que o voto deveria ser facultativo.
Só votaria quem tivesse verdadeira consciência do que está fazendo.

2006-09-19 00:07:58 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

Oi Cinthya, acho que não, seria mais uma forma de se sentirem ainda mais discriminados e excluídos da sociedade. Apesar de concordar em partes com algumas coisas que disse, acredito que este não é o melhor caminho para que as escolhas feitas pelo povo sejam de fato democráticas, pois veja bem a dimensão disto tudo. O pobre já tem muitos problemas, a vida é muito mais difícil, vc imagina se os analfabetos e os menos escolarizados não tivessem direito de votar. Seria rico fazendo política apenas para rico. As coisas já estão difíceis da maneira que estão, com direitos e tudo mais, imagine sem os mesmos. Acho que de uma certa forma também pode faltar interesse e vontade de várias pessoas em estar aprendendo e se alfabetizando, mas há também muitos que querem, porém não podem ou não tem condições, apesar do esforço do governo em tentar alfabetizar o máximo possível de pessoas, ainda falta muito para que as coisas fiquem de fato melhores.
A educação é a base de tudo sim, mas partir deste pressuposto para elitizar direitos do cidadão é muito perigoso e polêmico...
de qualquer modo é o que acho a respeito disto.
Bjs,

2006-09-19 00:40:27 · answer #3 · answered by nicevandro 5 · 2 0

acho isso uma boa idéia. tem mta gente q vota por votar, q vota no mais bonito ou o com melhor propaganda, q não sabe nada da história política e nem as propostas dos candidatos.
Sabe-se q isso acontece mto devido, principalmente, a falta de instrução do eleitor.

2006-09-19 00:16:08 · answer #4 · answered by Zeh 2 · 1 0

Devriam não só exigir uma escolaridade, como também um teste psicológico...rs
Infelizmente muitos votam sem noção do que estão fazendo...
Beijos!

2006-09-19 00:06:19 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Os candidatos é que deveriam ter, além de curso superior, um pouco mais de cultura e atestado de bons antecedentes!!!

2006-09-19 01:11:18 · answer #6 · answered by Nikita Zen* 5 · 0 0

Bem, princesa, a Democracia tem disso...E estes que não sabem escrever (ainda, pois nunca é tarde) são Cidadãos e merecem nosso respeito. E devem escolher sim, pois nem sempre um letrado é mais inteligente do que um analfabeto.
Provas cabais: serra é sangussuga e o alckmierdas estava lá: http://www.youtube.com/watch?v=eyyd...
O povo não acredita na imprensa
Se o povo acreditasse no que a imprensa diz, se tivesse confiança nela, seria Alckmin quem estaria por triunfar no primeiro turno e não Lula.
A SABEDORIA E A FELICIDADE
"Contra o Serra e Antero e o PSDB existem as cópias dos cheques, DVD e FOTOS como prova. Mas a imprensa/prensa/mídia NÃO divulga!
São os íntegros da 'outra classe média' que vota CONTRA O LULA!"
É por isso que as grandes mídias de SP estão ricas: a classe média paulista (e uma parte da brasileira) conservadora acredita em tudo o que elas dizem.
Mas, temos que compreender e entender que se a classe média fosse inteligente, seria classe rica. Ou seria Feliz, como nós, os pobres e as classes médias que buscam a Justiça Social e a Solidariedade com Todos os Brasileiros e de todos os Povos!
Esta outra classe média que teve esta lavagem cerebral da mídia e da direita quer ser vista como classe rica e tem pavor dos pobres.
E os verdadeiros ricos ficam dando risada desta classe média...

E quem não comunga com esta classe média - nós que votamos no Olivio e no Lula, somos considerados burros, ignorantes, nos atacam e até nos odeiam... pobres de espírito e de caráter esta classe média burocratizada e FRAGILIZADA, que vive empanturrada de fluoxetina e consumismo.

Um dia vão acordar deste "pesadelo" a que foram submetidos pela mídia e pelo seu próprio egoísmo! Será um dia Lindo e Novo, pois estaremos juntos, Pobres e Classe Média Brasileiros, a favor de todos e da Nação! www.informante.net

www.participeagora.blogspot.co...

www.desabafobrasil.blogspot.co...

2006-09-19 01:07:44 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O melhor mesmo seria que o ato de votar não fosse obrigatório, como acontece em alguns países. Se a exigência de ter escolaridade para votar fosse praticada, os analfabetos seriam excluídos e, afinal, de contas, eles também fazem parte do país e são governados pelos políticos, tanto quanto os cultos e educados.

2006-09-19 00:14:40 · answer #8 · answered by Nualla 2 · 1 1

Sou a favor de exigir um curso superior, e devria exigir MBA.
Cargo político é administrar o Governo, não é brincadeira. Deve ser exigido um preparo e um estudo.

2006-09-19 00:12:07 · answer #9 · answered by Fabio A 3 · 1 1

Respondo com uma pergunta retórica. Se esse raciocínio valesse também para "ocupar cargos eletivos" você acha que o país mudaria para melhor? Nesses 500 anos de história o Brasil foi governado por letrados e foi roubalheira atrás de roubalheira, corrupção e desmandos sem fim. A questão não está tanto no nível de escolaridade, e sim na educação no sentido mais amplo, a formação ética que se recebe em casa, na família.

2006-09-19 00:08:51 · answer #10 · answered by Dauro V 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers