Vc tem toda a razão Aprendendo, essa comparação é muito oportuna. Diferente do q o "bertolivier" afirmou, é muito fácil provar a existencia de uma multinacional nacional. A Coréia do Sul tem várias. Vc citou a LG, Samsung... eu acrescento a Hyundai, a maior fabricante de navios e montadora q mais cresce no mundo.
O nosso governo precisa ter planos d verdade p o futuro, ñ essa ilusão q é o assistencialismo. As reformas tem q ser voltadas p "Substituição de Impotações e desenvolvimento", povo menos ignorante, acomodado, e mais independente p empreender...
Substituição de importações aumentaria a renda per capita dos brasileiros. Pela forma como está estruturada a nossa economia -praticamente todos os nichos de mercados sendo dominados por multinacionais extrangeiras (Unilever, GE, Bayer, Monsanto...) - é normal que o povo tenha pouco dinheiro. Quando se compra um carro, 65% do valor vai para a matriz, 13% vão para os fornecedores(Pirelli, SaintGlobam, 3M...), 20% são impostos(dependendo da alíquota), e apenas 2% retornam à circulação -já que fornecemos aço e mão-de-obra. O carro é apenas um exemplo emblemático de tantos outros. Para q surjam empresas nacionais competitivas é necessário tecnologia, e isso não se consegue sem educação. Infelizmente o Brasil é um dos países que gasta a menor parcela do orçamento com educação, e esse pouco ainda é muito mal empregado. Para mim, é justamente aí que reside o grande erro.
Uma regra dos Tigres asiáticos: Educação = +Produtividade.
A produtividade é exatamente a capacidade de gerar riquezas, portanto é natural que uma economia mais produtiva gere uma sociedade mais rica. Os Tigres encaram a educação como a "fórmula" para aumentar a produtividade, e os resultados vem provando que o caminho é certo, sem "messias" e sem milagres.
2006-09-19 03:43:56
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
6⤊
0⤋
Todos esses paises que são industrializados priorizaram a educação de seus povos e suas faculdades formaram mais engenheiros que pedagogas e advogados.
2006-09-18 21:38:12
·
answer #2
·
answered by Carioca Desesperado 4
·
2⤊
0⤋
Isto é uma questão meramente de mercado, quando falamos de empresas asiáticas estamos falando de mão de obra capacitada e barata (capacitação neste caso é igual a educação), outra é acúmulo de capital, outra é facilitar a entrada de capital estrangeiro produtivo (não o especulativo), outra é ter uma visão global do comércio e estar inserido nele. No Brasil já houve algumas tentativas amadoras de criar empresas que se resistissem até hoje teriam que ser grandes empresas, como a FNM - Fábrica Nacional de Motores, a Gurgel automóveis. Mas é bom também lembrar que o Brasil tem empresas com a Embraer, a Vale do Rio Doce, a Petrobras, se bem que resistiram a concorrência porque recebiam aportes de dinheiro do contribuinte (nosso).
2006-09-18 23:21:40
·
answer #3
·
answered by comandante 7
·
1⤊
0⤋
Nós os estudantes fazemos a nossa parte, estudamos muito para se formar,agora quantos de nós depois de formados vamos seguir a carreira ou vamos utilizar toda bagagem adquirida? Na minha cidade por ex.há mais fábricas fechando do que abrindo, há mais lojas com placa de aluga ou vende, não temos opção, vamos tentar uma vaga no exterior para podermos sobreviver, levando assim todo potencial adquirido, muitas vezer que serão utilizados para o desenvolvimento dos produtos da LG, SANSUNG, SONY, AR15 ETC.....
2006-09-18 22:29:23
·
answer #4
·
answered by yu 3
·
1⤊
0⤋
Nesses casos há que haver estudo de viabilidade técnica e vontade política.
Pode parecer que uma resposta assim não disse nada, mas em questões que envolvem investimentos, o estudo de viabilidade é fundamental. E quando esse investimento envolve recurso público, entra em cena a vontade política. Óbvio que a coisa não é assim tão simples, uma vez que política não é assunto exclusivo de políticos. Mas não vamos aqui expor um tratado.
Ainda que isso seja controverso, pode-se argumentar que coreano é coreano e brasileiro é brasileiro, se é que você me entende...
Complementando, quanto à dúvida que surgiu em relação a você ter mencionado uma multinacional genuinamente nacional, você não está errado. A pessoa que o criticou não sabe o que é uma multinacional nos moldes que você citou.
Então vamos ensinar. Uma multinacional genuinamente nacional seria uma empresa brasileira, de capital exclusivamente brasileiro, com subsidiárias em outros países. O termo multinacional pretende esclarecer que a empresa está presente em mais de um país, sem que necessariamente isso signifique que a empresa deixe de ter sua nacionalidade original. É importante lembrar que certos países, o Brasil como exemplo, tem leis que determinam a presença de brasileiros em cargo de direção de empresa multinacional.
Uma última coisinha: Pelo amor de Deus, GENUINICAMENTE, não!!!!
2006-09-18 21:39:06
·
answer #5
·
answered by Zeca Petinha 2
·
1⤊
0⤋
o governo não pode incentivar multinacionais, pode incentivar empresas, elas se tornarem multinacionais e conseqüência!, projetos automobilísticos são custosos por natureza, um único projeto chega a custar cerca de 500 milhões, o que desestimula muitas vezes a iniciativa privada, já houve muitas tentativas, muitas insistiram em falir, mas existem esperanças, ao que parece a troller por exemplo ainda esta de pé!, e multinacionais brasileira, existem muitas, veja a Petrobrás, a tramontina, a embraer e muitas outras
2006-09-18 21:36:09
·
answer #6
·
answered by Reladarion 5
·
1⤊
0⤋
A Crysler engoliu a última.
2006-09-18 23:45:51
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Poderia até tentar te dar alguma resposta se entendesse o significado da palavra "genuinicamente" citado por você.
2006-09-18 21:51:16
·
answer #8
·
answered by Robinson Crusoe 4
·
0⤊
0⤋
Pra começar, a LG não é genuinamente sul-coreana. É resultado de parte da Zenith (aquela americana que inventou o controle remoto pra TV).
E a Petrobrás (refina na Bolívia e desenvolve na Inglaterra), a Acesita (produz em Minas e nos EUA)?
"Criar" multinacionais é uma receita velha resultante da tão falada globalização; E depois dela, os fabricantes nem têm mais pátria...
2006-09-18 21:50:07
·
answer #9
·
answered by Sábio 3
·
0⤊
0⤋
Se você conseguir explicar como pode haver uma "multinacional" "genuinamente nacional", te pago um sorvete.
2006-09-18 21:33:35
·
answer #10
·
answered by bertolivier2004 6
·
0⤊
4⤋