Poucos realmente sabem do que se trata. Uma esmagadora maioria vê ainda neste profissional, o funcionário público que trabalha em: pesquisa, extensão rural, cooperativismo e professor atuando em cursos de agronomia e afins. Outros enxergam tão somente um vendedor de agroquímicos: adubos químicos e pesticidas. O que muitos não sabem é que o perfil e o desempenho desse profissional mudou muito nas últimas décadas e acontece em outras frentes de trabalho como: agricultura ecológica, agricultura biodinâmica; floricultura sem venenos; recuperação de solos envenenados; recuperação de bacias hidrográficas contaminadas com venenos os mais diversos; licenciamento ambiental de lavouras perigosas como os cultivos venenosos de arroz irrigado, da banana, entre outras; recuperação de fragmentos da Mata Atlântica e de outros ecossistemas perdidos; é um aplicado participante de listas de discussão na rede mundial virtual propondo: a segurança ambiental pela redução das emissões dos gases do efeito estufa; programas de coleta de água das chuvas; reciclagem de resíduos sólidos; projetos nacionais e regionais de conservação dos recursos hídricos incluindo o aqüífero Guarani; recomendando o comedimento quanto a questão dos vegetais geneticamente modificados e muita atenção para que não se leve o Brasil à vala comum da agricultura escravizada por um restrito grupo do poder global; desempenha importante trabalho na comunicação em todos os sentidos quando ensina novas alternativas técnicas para a produção de alimentos limpos, saudáveis e sustentáveis.
O engenheiro Agrônomo da modernidade escreve livros e palestras sobre a ética profissional e a segurança alimentar. São atividades inovadoras e que estão sendo ocupadas por profissionais que desenvolveram uma nova ética perante o consumidor. Não precisa mais se envergonhar e se esconder por estar aconselhando o uso de venenos para a produção de alimentos. Sabemos nós consumidores que pela atitude que esta tomando hoje, nossos filhos não precisarão comer alimentos envenenados e legalmente permitidos para que recebam na mesa a dose diária permitida, que mesmo pelos baixos índices, os intoxicava cronicamente.
A pecha de quem envenena a comida para auferir vantagens pessoais, está fadada a desaparecer definitivamente no currículo de prestação de serviços dos engenheiros agrônomos, transformando-se na alegria dos consumidores. Devemos assim, ter muito mais fé e respeito por esse profissional que esta aí. Não podemos esquecer que uma grande leva de "novos" estão chegando com uma cabeça orgânica e ética. Deveremos dar oportunidades para que esses profissionais possam desenvolver em nosso beneficio essas novas atividades. Este momento é importante e o que realmente estão necessitando. Os apelos para o lado venenoso da profissão ainda continuam e continuarão se não oferecermos oportunidades para os engenheiros agrônomos alternativos.
2006-09-18 12:18:13
·
answer #1
·
answered by Bruxinha_online 2
·
0⤊
0⤋
Do plantio à colheita, da criação de rebanhos à comercialização dos produtos. Existe no campo uma profissional que participa de praticamente todas as etapas do agronegócio.
Veja como é a rotina do agrônomo, um especialista que ajuda o Brasil a bater recordes de produção no campo.
Para ganhar a vida no campo, tem que pular cedo da cama. “Normalmente nós acordamos entre 5h30 e 6hs, que é o tempo necessário para que a gente se prepare e saia para o campo”, disse o agrônomo Roberto Ribeiro Dib.
O caminho para o trabalho é tranqüilo. Sem buzinas ou congestionamentos. A estrada é livre, mas de terra. E o escritório cabe dentro de uma pasta.
O computador portátil, guarda as informações sobre o desempenho da lavoura. Na minuciosa análise da plantação, é prudente fotografar qualquer irregularidade. O mundo globalizado permite que o problema de um passe a ser de todos. “Nós trocamos informações pela Internet, trocamos informações com os colegas de trabalho, visando difundir todas as tecnologias, visando otimizar os resultados de todos”, disse o agrônomo.
Tanta tecnologia garante a boa produtividade da plantação. à a fartura do campo que reluz como ouro. Progresso agrÃcola que na roça deu ao agrônomo status de doutor. “Agrônomo é o médico que traz o medicamento necessário no momento exato”, disse o produtor rural Júlio César Pereira.
E o privilégio de ter amigos fiéis a cada nova estrada. Para o agrônomo, a rotina no campo ainda propicia qualidade de vida. E o sucesso da profissão, lá fora, interfere dentro da casa de todos nós. A comida que se põe na mesa é o resultado desse empenho na roça. Cada grão de arroz que o brasileiro come, tem a colaboração de um agrônomo. “Chega a dar arrepios na gente porque é muito gratificante você poder ajudar o produtor. à muito gratificante você vê que faz parte do crescimento da Nação”, disse o agrônomo.
A prosperidade rural transformou a profissão no paraÃso das ofertas de trabalho. à difÃcil encontrar agrônomo sem emprego. “Por volta de R$ 2.400 ou R$ 2.500. à isso que o profissional que entra no mercado está ganhando”, disse o agrônomo.
Outro raro benefÃcio. Que profissão permite lazer no próprio ambiente de trabalho? Basta um cavalo arriado para o agrônomo relaxar depois de mais uma jornada. Voltinha curta para dormir cedo e retomar a rotina na manhã seguinte.
2006-09-19 17:51:51
·
answer #2
·
answered by Rodrigo M 3
·
1⤊
0⤋
Para entender bem..MEDICO da agricultura da terra.beijos
2006-09-18 19:19:02
·
answer #3
·
answered by thuthukinho_43 6
·
1⤊
0⤋
"Agronomiza"... ehehe, brincadeira.
O Agrônomo é um profissional que faz de tudo um pouco. O agrônomo é um profissional eclético. Ele estuda desde Sociologia, Administração, Química, Física, Biologia, Matemática, Estatística, até fisiologia vegetal, animal, doenças de plantas, tecnologias de produção e outras disciplinas relacionadas ao meio rural.
O agrônomo deve saber cultivar, cuidar e comercializar alimentos como arroz, soja, milho, café, tomate e outros. Analisar a composição dos terrenos, sua fertilidade e fazer um levantamento do que é necessário para tornar uma área mais produtiva. Saber sobre máquinas agrícolas, hidráulica, irrigação e armazenamento e conservação de alimentos, além de construções rurais.
O agrônomo ter que ter visão geral de produção e de mercado. Têm que saberplanejar e administrar todas as atividades dos negócios rurais, promover o desenvolvimento sustentável da agricultura. Dentre outros..
Pesquise mais na internet e na página da fonte abaixo.
2006-09-18 19:21:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋