English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

São inversamente proporcionais. Quanto maior a velocidade dos reagentes (não necessariamente moléculas) - energia cinética - menor será a energia de ativação. A maior ou menor energia de ativação é uma medida da probabilidade menor ou menor de uma reação ocorrer. Visualizando: quanto mais rápido os reagentes se movem em um meio, maior será a probabilidade que eles colidam entre eles (são estas colisões que promovem as transformação dos reagentes em produtos) menor será a energia de ativação. E vice-versa.
Num baile (sou de antigamente) de música bem animada em que as moças e moços circulam, há maior chance (baixa energia de ativação) de que se formem pares ou casais.
Num velório, com uma música bem fúnebre, a chance (alta energia de ativação) de formar casais é bem pequena.
É por isto que o aumento de temperatura, que aumenta a velocidade dos reagentes, aumenta a velocidade da reação. Espero ter ajudado. É um assunto maravilhoso válido não só para a físico-química mas também para a vida emocional, social e até espiritual!!!

2006-09-18 11:59:38 · answer #1 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 1 0

Energia de ativação é aquela energia necessária para que as moléculas reagentes alcacem(ultrapassem uma barreira inerente à elas , energia interna das próprias moléculas) para se transformarem em produtos.Esta energia é inerente à cada reação e a cada reagente. Então se a Energia de ativação for menor a reação se processa mais rapidamente e então a velocidade desta reação é mais rápida(apresenta menor valor). Então a velocidade das moléculas que se formam terá um valor menor.Quanto menor o valor da constante de velocidade calculada para uma dada reação, mais rápido esta reação se processa. Olha isto também depende de como a reação se processa, o meio da reação, a temperatura da reação. Pois a constante da velocidade(k) que mede com que rapidez a reação ocorre tem a seguinte relação com a Ea(energia de ativação) => k = e(-Ea/RT) + cte. onde k = cte de velocidade, Ea = energia de ativação R é a constante dos gases e T é a temperatura em que a reação ocorre, e a letrinha "e" significa exponencial.
Mas se quiseres mais informações, leia livros de Química em que apresentam com subtítlos: Físico-Química => Cinética das reações. Tentei de explicar de um jeito mais simples. Mas para este assunto o ideal para explicar é mesmo pessoalmente

2006-09-18 09:45:52 · answer #2 · answered by Mcean N 3 · 0 0

eu acho que vc quis dizer "velocidade da reação" nao foi???

a velocidade da reação é inversamente proporcional a energia de ativação. ou seja, quanto menor a energia de ativação, mais rápida a reação ocorre.

2006-09-18 09:35:38 · answer #3 · answered by Anna Karine 2 · 0 0

Se você estiver se refererindo a velocidade das moléculas no meio (gasoso, p .e.), podemos dizer que não há relação direta com a energia de ativação para uma reação qualquer. A energia de ativação é a energia necessária para que um poço potencial seja superado e, por isso, ela é constante para um determinado sistema. O que acontece é que a velocidade das moléculas é diretamente proporcional a temperatura do meio, o que quer dizer que já se está fornecendo energia o sistema quando a velocidade das moléculas está "elevada" (por Boltzmann). Isso nos faz concluir que apenas o deta Q (diferença da energia de ativação para a energia do sistema) será menor quanto maior a velocidade das moléculas. Mas se vc estiver se refewrindo a velocidade de reação, isso também depende. Depende da natureza da reação. Ela pode ser altamente exotérmica, pouco exotérmica, endotérmica, etc. Para uma reação exotérmica auto-sustentada, a entalpia da reação deve ser negativa e de módulo superior ao da energia de ativação. Qualto maior essa diferença, mais rápida ela se processa.

2006-09-18 14:49:09 · answer #4 · answered by Jerry 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers