English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seria possivel, diante do atual quadro da América Latina, um deterioramento das relaçoes entre Brasil e Bolivia de tal modo chegassemos a uma guerra? Ou mesmo e uma guerra que envolvesse tambem a Venezuela já que a posse do Acre foi questionada pelos Venezuelanos?
E quais seriam os resultados ?
Respostas sérias por favor

2006-09-18 07:50:21 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Militares

Seria Possivel devido interesses dos USA de lutar contra Chaves uma guerra entre Brasil e estes paises ?

2006-09-18 08:37:49 · update #1

12 respostas

Impossível isto ocorrer, pois o fato geraria efeitos negativos para ambos os países.
Para a Bolívia, isso seria quase que um suicídio, poís este depende da venda de suas reservas de gás, não tem uma força armada expressiva, geraria um conflito entre a população (os estados mais prósperos do país estão situados na fronteira do Brasil, e não apoiam, em sua maioria, o governo de Evo Morales), além de não ter condições de suportar uma guerra.
Para o Brasil, também seria desastroso, pois desencadearia uma repercusão entre outros países (nossos vizinhos principalmente) que inibiriam investimentos no nosso país, ficariamos sem uma importante fonte de energia ao qual somos dependentes, enfraqueceria o nosso país no âmbito internacional e também não temos condições de enfrentar uma guerra (apesar de podermos suportá-la por um periodo).
Para resolução dos impasses, o mais sensato seria a diplomacia e a negociação, ainda que governos populistas como a de Evo e de Chavez dificultem tais ações. Além do quê, governos demagogos como o de Evo e Chavez só esperam que seus respectivos 'inimigos' externos imperialistas (Brasil para Bolívia e EUA para Venezuela) caiam em seu jogos para atingir seus objetivos e respaldar as suas ideologias.

2006-09-18 08:18:59 · answer #1 · answered by kom_singel 2 · 0 0

Bom o brasil é a quinta maior potencia de urânio do mundo, e com o PCC é lógico que o brasil ganharia, mas num quero nem sabe de guerra

falou

2006-09-18 07:53:53 · answer #2 · answered by Jhony 2 · 3 0

Cara, diante do atual quadro político, acho muuuito improvável o Brasil entrar em guerra...
Tá mais fácil o Brasil entrar em Guerra civil que guerrear com outros Países...

2006-09-18 07:53:45 · answer #3 · answered by ¬,¬ 4 · 2 0

nao guerra nao sao todos companheiros estao no mesmo barco jaja lula mete a lingua no ovo morales e depois mete o pau no hugo chaves fica tudo na mesma uma m.e.r.d.a so esses tres populista duma figa

2006-09-18 08:09:07 · answer #4 · answered by eu 2 · 1 0

Retirei esses trechos da Veja do dia 20 de setembro:

"Evo Morales, cria de Cháves, é diferente. Morales prefere atazanar um 'imperialismo' menos perigoso, o Brasil.

(...)A reação da semana passada foi mais dura. O Brasil adiou as negiciações sobre um tema que interessa apena à Bolívia - o aumento do preço do dás natural boliviano. A mensagem que o governo passou é a seguinte: a Bolívia pode até querer ganhar mais com seus recursos naturais, desde que respeite os contratos.
A nova postura parece ter dado resultados, pelo menos a curto prazo.

(...)O direito internacional estabelece quatro passos para a solução de controvérsias entre países. O primeiro é a negociação direta. O segundo é levar a questão para a arbitragem internacional, feitas por países neutros ou organismos multilaterais. O terceiro passo é a retaliação, o que pode incluir a suspensão de relações diplomáticas. Em teoria, o quarto passo seria a guerra - mas isso, evidentemente, não passa pela cabeça de ninguém"

2006-09-18 08:06:54 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Não... O Lula aceitou pacivamente que o exercito Boliviano invadisse a Petrobras. Deveria ter reagido melhor!

2006-09-18 08:00:24 · answer #6 · answered by Edson FJ 3 · 1 0

Guerra, não ! Por favor !!!!

2006-09-18 07:51:41 · answer #7 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 1 0

Mesmo com a crise envolvendo os governos da Bolívia e do Brasil na questão da Petrobras, não acredito que isso seja motivo suficiente para um conflito armado. Quanto ao Acre, que foi uma região em litígio no século passado, o mesmo foi adquirido em acordo diplomático firmado entre os dois países, onde o Brasil pagou em dinheiro por sua posse. O acordo foi reconhecido internacionalmente, então também descarto esta possibilidade.

2006-09-18 12:46:27 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Acho praticamente impossível o Brasil entrar em guerra com a Bolívia, principalmente se o Lula ganhar, por que eles tem a mesma ideologia , o Lula muitas vezes age pelo interesse do partido do que do Brasil.
O Brasil é um país muito pacifico para fazer isso também, a história do Brasil sempre foi marcada pela diplomacia que consegue reverter muitas coisas a nosso favor, mas se de repente o Brasil entrasse em guerra com a Bolívia , com certeza ganharia, por que antes do Chaves equipar o exercito da Venezuela, o Brasil tinha o maior exercito e cia da América latina ou do sul( não lembro direito), é também é muito maior territorialmente, economicamente etc... Mas se o Chaves entrasse na briga ai eu não sei não... Mas todo caso isso é algo tão difícil de acontecer que chega quase a ser impossível...
Os brasileiros ocuparam o Acre primeiro e foi delimitada a fronteira através de um acordo entre Brasil e Bolívia, onde o Brasil pagou uma quantia muito alta para ficar com mais um pedaço daquele terreno. Mesmo que fosse questionado isso em uma arbitragem internacional o Brasil com certeza ganharia.

2006-09-18 08:06:49 · answer #9 · answered by Dan@ 6 · 0 0

Fora de cogitação!

O interesse é mútuo apesar dos desencontros de consenso.

Um acordo será criado. Mas enquanto ñ acontece... é isso ai...essa vergonha, calamidade !

Brç.

2006-09-18 08:04:43 · answer #10 · answered by Mulato 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers