English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A frase "Disciplina é liberdade" é uma cópia deliberada e sem modificação de uma frase do escritor Henry Miller, cunhada pela 1ª vezem seu livro Plexus da Crucificação Rosada (ou Cruxificação Encarnada), e não do Renato Russo. E aquela "... mas não sou mais criança a ponto de saber tudo..." é uma construção feita pelo Russo em cima de uma frase do Oscar Wide: "não sou jovem o suficiente para saber tudo." UMA IDÊNTICA e OUTRA MUITO PARECIDA. Podemos ver que o Renato era um bom poeta plagiador, o que torna, PARA MIM, sua obra altamente suspeita de ser completamente original! É muto fácil ler um punhado de livros (coisas que todos nós fazemos) e pegar frases emprestadas de outros, para depois pose de poeta filósofo e intelectual, porque nos dirigimos especificamente para a massa consumidora e ignorante, e não para pessoas realmente com capacidade crítica! Senso comum e licença poética sequer fazem as vezes da filosofia e da literutura verdadeira! O aspecto musical não está sendo avaliado.

2006-09-18 07:25:05 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Entretenimento e Música Música

15 respostas

É, do ponto de vista criativo, o Russo pode até receber críticas (póstumas) negativas. No entanto, exatamente pelo fanatismo que ele gerou entre os jovens e não-jovens, creio que ele pode ser considerado como um intérprete do pensamento concentrado e de difícil alcance dos grandes pensadores.
Parece que fica mais fácil compreender as letras de uma música do que uma obra complexa e que mergulha a fundo sobre a filosofia e sociologia.
Porém, os brasileiros, em sua maioria, tem essa tendência de plagiar ou de basear demais os seus pensamentos nos alheios, geralmente, de origem estrangeira.
Eu vejo isso nas obras de Direito Civil que são, praticamente, uma tradução das obras italianas.
Parece que a idéia deles é tão boa que não nos restou muito o que criar, o que não é verdade.

Muito boa a sua pergunta. Realmente me fez refletir sobre o assunto! Precisamos de mais perguntas como a sua!

2006-09-18 07:32:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Renato Russo era um poeta honesto, se era completo (se dominava todas as técnicas da poesia, métricas, rimas e etc), não tenho competência para avaliar. Mas era uma pessoa complexa, muito sensível e com enorme capacidade de sintonia com o ambiente político e social o que se refletia em suas composições. Saber coletar o que havia de bom a sua volta e remontar de forma moderna, emprestando às vezes, novos sentidos a velhos conceitos, era uma qualidade que produziu um material novo e diversificado.

Quanto ao fato de basear (sic) parte de algumas de suas poesias em obras pré-existentes, não vejo nenhum problema. Afinal, praticamente todos os grande compositores clássicos fizeram releituras de obras de outros parceiros, muitas vezes contemporâneos. O mesmo acontece com escritores famosos, cineastas e pintores.

2006-09-18 14:42:46 · answer #2 · answered by Ricardo 6 · 1 0

Groucho Max - entendo seu ponto de vista... gostaria apenas de saber de você se;
os gênios, sábios e os grandes da art mundial não estão aí para guiar, orientar, influenciar e criar novas possibilidades para os que estão vindo depois? Sou contra a cópia, o plágio e o carbono, mas insisto: os grandes de todas as áreas estão aí como fonte, farol, régua ou compasso. Abraços....

2006-09-18 14:42:07 · answer #3 · answered by munchausen 7 · 1 0

Vc pegou no meu calcanhar de Aquiles.
Ele sempre foi um jovem que lia muito e que por isso teve oportunidades de criar letras que criticassem a sociedade e a fizessem pensar por conta própria. Vc citou belas frases que Renato usou em suas obras, mas é tb em uma letra dele que ele diz :
"Sei que as vezes uso, palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas" (Quase sem querer - Dois)

2006-09-18 17:50:01 · answer #4 · answered by Yuna - A~Escritora 4 · 0 0

Sou fã do Renato Russo.

2006-09-18 15:02:14 · answer #5 · answered by Nessa 1 · 0 0

Você assistiu "2001, Uma Odisséia no Espaço"? Foi composta por Richard Strauss, e da época em que o filme foi lançado até os tempos atuais faz muito sucesso entre a garotada. Sabia que a grande maioria dos clássicos da Disney têm como fundo musical alguma composição clássica? Como pode ver existe este e mais uma centena de exemplos em que clássicos foram usadas para atingir sua finalidade. Usá-los com a capacidade de Renato Russo é necessário certa sensibilidade. E eu posso falar por que não sou sua fã. Só tem uma musica dele que eu gosto "Vento no Litoral" que pode nem ter sido escrita por ele e sim por outro qualquer, mas o importante é que o plágio para ser denominado como tal tem normas, que não foram quebradas por ele.

2006-09-18 14:43:45 · answer #6 · answered by Cida 6 · 0 0

o fato de ter plagiado não tira o cédito pela maravilhosa junção de frases e estrofes do cara, nenhuma pessoa no mundo pode dizer, nunca ter usado a frase de outras pessoas. o importante nesse caso e que o renato teve sensibilidade suficiente de usa-las na situação certa por isso suas músicas são imortais

2006-09-18 14:41:25 · answer #7 · answered by Amanda das graças o 2 · 0 0

Naum é pq ele pegava certas idéias e algumas frases ja existentes que ele naum fez musicas maravilhosas , isso naum vai deturpar a imagem de icone do Rock que ele foi e é...Agora se vc se acha no direito de questionar as letras do Renato, deve ser pq vc se acha melhor que ele...naum?!!!Desculpe mas hj em dia naum temos rockeiro de verdade e sim plagios de musicos que nunca existiram melhores!!!

2006-09-18 14:40:51 · answer #8 · answered by hellen kapetinha 2 · 0 0

Vale a gente fazer a diferença entre plágio e ratificação de idéias...

2006-09-18 14:36:36 · answer #9 · answered by Alyson Vilela 6 · 0 0

Tudo bem que estas frases não são de Renato russo,ms elas só se tornaram conhecidas pq ele as trasformou em música.A música é uma forma de fazer alguns pensarem e quem dera se hoje existisse pelo menos meia dúzia de poetas plagiadores como Renato foi.Espero que seu estilo musical não seja os "originais" MC´S da vida,com suas filosofias de baile funk.Ninguém repara se a letra da música é copia de algum livro ou não e acho que na época de Renato ninguém tb ligava pra isso,senão ele não teria sido um dos maiores cantores e compositores da música brasileira.

2006-09-18 14:36:24 · answer #10 · answered by sabih 6 · 0 0

Concordo com vc q algumas frases do Renato sejam cópias ou adaptações de frases de outras pessoas, mais ele mesmo nunca negou isso, como diz muito bem nessa frase:

"Faço anotações. Não sou original. Leio uma entrevista e anoto uma idéia que tem a ver com o meu universo. Às vezes, também uso frases de filmes, como "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". A cultura pop é justamente esse caldeirão. Escrevo todos os dias, e recorro às minhas anotações quando vou escrever uma letra."

Mais devemos levar em consideração que ele sabia muito bem adaptar idéias já existentes aos nossos tempos, ao tempo dele, às coisas com que ele se preocupava e que muitos compositores hoje em dia não se preocupam.
Respeito tudo o que vc disse e concordo com muita coisa, mais pra mim com certeza Renato Russo foi e ainda é "um poeta honesto e completo".

=)

2006-09-18 14:34:47 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers