18/09/2006 - 09:23
Lula em Feira de Santana: Bahia vai dar resposta às ofensas nas urnas
A Praça da Matriz, no centro de Feira de Santana, recebeu cerca de dez mil pessoas esta tarde (16), em mais um grande ato de apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde a noite de ontem (15), ele já esteve em Natal, Aracaju e João Pessoa e, ainda hoje, vai estar em Salvador. Amanhã (17), Lula estará em Belém, encerrando esse giro pelo Norte-Nordeste.
Lula iniciou o seu pronunciamento lembrando que conheceu Feira de Santana aos sete anos, “quando era mais um retirante nordestino”. Na época, junto com a mãe e os irmãos, ele viajava num pau de arara de Pernambuco até São Paulo. “Desde aquela época, aprendi a gostar da Bahia. E sempre recebo tanto carinho quando venho aqui que devo ter nascido baiano em alguma encarnação”.
O presidente disse que a Bahia, exatamente por ser uma terra carinhosa, não combina com o PDSB e o PFL. Sem citar nomes, ele lembrou que foi seguidamente ofendido por alguns líderes locais, mas deixaria a resposta a cargo do povo. “A Bahia vai responder a essas ofensas nas urnas”, afirmou, provocando aplausos da multidão.
Historicamente, a Bahia é um dos estados onde Lula alcança algumas de suas maiores votações e ele acredita que não será diferente desta vez. “Todos estão vendo o trabalho que estamos realizando. Em quatro anos, já fizemos mais que eles em oito anos. Agora, imaginem o quanto poderemos fazer num segundo mandato”.
A Bahia é o estado brasileiro com maior número de beneficiados pelo Bolsa Família – 1,4 milhão de famílias - e o fato foi ressaltado por Lula, que também lembrou os benefícios proporcionados pelo Programa Luz para Todos. “Ao contrário do governo anterior, que só levou energia para 400 mil pessoas em oito anos e ainda cobrava por isso, o Luz para Todos já garantiu luz elétrica de graça para 3,7 milhões de brasileiros. E, entre eles, 570 mil baianos”.
Lula também citou o investimento de R$ 1,3 bilhão em programas habitacionais que beneficiam 112 mil famílias baianas, além de várias outras ações que o governo federal realiza no Estado, como a reconstrução das BRs 020 e 101, a implantação da Farmácia Popular e o programa de expansão universitária.
Ao final, o presidente garantiu: “Tiramos o país da crise. E agora que sabemos o caminho das pedras, não tenham dúvidas de que faremos um segundo governo ainda melhor que o primeiro”.
O comício contou com a presença de várias lideranças políticas, entre elas o ex-ministro Jacques Wagner, candidato do PT ao governo da Bahia, e o ex-governador João Durval, candidato ao Senado.
Do site www.lula.org.br
Programa de Governo para o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Siva (2007-2010)
15/09/2006
Uma eleição reveladora
Por Flávio Loureiro
13/09/2006
O “analfabetismo” dos ilustrados
Por João Paulo Cechinel Souza
Programa Nacional do PT
Se você é Jornalista, clique aqui para receber o Informativo Especial para Jornalistas
2006-09-18
06:54:20
·
4 respostas
·
perguntado por
piruafalida
2
em
Governo e Política
➔ Política