English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O papa na terça-feira passada condenou o uso da violência para disseminar a religião. Eu concordo com isso, sem dúvida. Mas com todo o ódio que existe hoje, não é desnecessário fazer esses tipos de declarações? Ou a verdade tem que ser dita por piores que possam ser as conseqüencias?

2006-09-18 06:23:29 · 11 respostas · perguntado por ஃ panen et circenses ஃ 7 em Ciências Sociais Sociologia

11 respostas

Acho que o Papa considerou o elevado nível da platéia na Universidade, e por um momento "esqueceu" seu papel de papa e passou a uma análise como "teólogo" e como "professor universitário", carreira aliás que exerceu por muitos anos.

Ao citar a frase do Imperador Bizantino, sem necessariamente concordar com ela, como depois ele mesmo afirmou, ele foi no mínimo "imprudente" com um tema altamente sensível, que diz respeito à belicosidade dos seguidores do islamismo.

Eu pessoalmente não concordo que o Islamismo seja uma religião que pregue a violência ou o ódio, e para isso basta ler o Alcorão, que tem mensagens de respeito ao cristianismo e aos judeus diferentemente do que muita gente fala.

Nas suratas, quando Maomé fala dos infiéis que serão castigados por falta de fé, ele fala que o castigo virá de DEUS e não pela mão dos homens. Aliás em várias suratas ele recomenda ao povo islâmico apenas que se defenda e que reaja, mas recomenda também que não ataquem, não agridam outras religiões ou outros povos que acreditem em Deus, e que nunca destruam templos de fé, de qualquer outra religião.

O grande problema do islamismo hoje, e o papa sabe bem disto é sua versão fundamentalista radical, que entende que os homens são os instrumentos adequados para perpetrar a fé islâmica, e para fazer cumprir "a vontade de DEUS", o que é no mínimo uma enorme distorção do ALCORÃO.

Bem, para não tornar a resposta muito longa, eu apenas gostaria de ressaltar que o papa foi "imprudente", e que poderia demonstrar humildade desculpando-se aos islâmicos, nem que fosse apenas para parar com a violência e pupar as vidas que podem se perder nestas manifestações populares.

Afinal de contas, povo deve ser tratado como povo e não exigir que o povo tenha a compreensão de um teólogo.

Espero ter ajudado na resposta

2006-09-18 07:50:45 · answer #1 · answered by Ponto de Vista 3 · 4 0

Achei irresponsável. Isso com certeza só vai servir de mais pretexto pra homens-bombas e malucos fanáticos. Acho que esse discurso expôs inclusive o próprio povo Italiano, que pode ser o próximo país-alvo de um novo atentado.

2006-09-18 13:42:19 · answer #2 · answered by dias 2 · 2 0

Ou seja, ao declararem guerrao ao Vaticano e aos católicos os muçulmanos provaram que o papa tinha razão de chamá-los de violentos!
É isso aí Bentão.

2006-09-25 13:52:54 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Não conheço as exatas palavras do papa. Mas, não acredito que tenha falado nada contra esta ou aquela religião, principalmente contra a dos muçulmanos... Agora, que não podemos negar e nem esquecer que o terrorismo existente atualmente vem do islan, não podemos. No momento em que uma religia (que reza cinco vezes por dia) continua a aceitar que se cometam crimes em nome da sua fé, alguma coisa deve estar errada... Na própria religião católica quando da Inquisição, muitos crimes foram cometidos contra as pessoas e contra a humanidade, e o Papa (os últimos, pelo menos) nunca esconderam esses crimes (procuraram mas não conseguiram)...

Quando um novo líder, como é o caso do Papa, assume, tem tantas coisas para falar que acaba falando muito e às vezes sendo mal-interpretado. E, o que os muçulmanos disseram, de "caçar"o Papa... isto pode ? E, quando aquele muçulmano tentou matar o João Paulo VI, o que falaram ?

Pois é, ser pedra é fácil. O difícil é ser janela...

2006-09-25 10:01:03 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

não devemos alimentar o ódio de ninguém.

2006-09-24 10:42:20 · answer #5 · answered by xaquira 3 · 0 0

Sim, o papa e um homem santo, tem que primar pela paz mundial, mesmo que isso vá de encontro coma sua fé e crença, o exemplo deixado pelo antecessor, além disso o papa Bento XVI, fazia parte da presidência do sagrado oficio da f´e do vaticano, ou da santa inquisiçaõ. portanto sua linha papal não é pacifista.

2006-09-24 01:20:57 · answer #6 · answered by starinthelife 1 · 0 0

Nós podemos falar besteira a vontade que certamente não trará nenhuma conseqüência para a humanidade, mas o Papa tem que ter "papas" na língua. É tão sábio pedir desculpas quando se ofende ou o outro julga ter sido ofendido , não consigo entender porque a Santidade não diz " Perdoam-me por tê-los ofendidos"

2006-09-22 22:59:10 · answer #7 · answered by pena 5 · 0 0

Acho que ele não foi irresponsável, foi imprudente. Poderia ter feito um discursso tão bem feito e erudito quanto o que foi realizado, porém sem tocar numa ferida tão inflamável quanto os brios religiosos dos povos muçulmanos.

2006-09-20 15:56:31 · answer #8 · answered by thiagomail2000 2 · 0 0

o papa e bobo. não sabe se comportar e vai acabar estendo a patifaria que e o ao resto do mundo .ABAIXO O KTOLICISMO VIVA OS DIREITOS INDIVIDUAIS. os proprios catolicos apoiam o terror do mundo capilista aos mulcumanos. |O vaticano e a garnde babilonia

2006-09-18 16:15:44 · answer #9 · answered by APOKALUPSIS 2 · 0 0

esses muçulmanos juram guerra a torto e a direito. por coincidencia vira e mexe cai bomba em cima deles.

2006-09-18 15:39:34 · answer #10 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers