A necessidade de comunicar-se - informando e se informando - sempre existiu no homem. Manifestações do que pode ser considerado a pré história do jornalismo já eram registradas no mundo antigo. Uma dessas antecipações é o Kinf-Pao, de Beijing(China), que existiu 1.000 anos antes de nossa era. O Egito de 1750 a.C., também tinha seus "jornais", sobretudo satíricos e de correspondência. Em Roma, os graffiti publicavam nos muros as vendas e locações, a perda de objetos e os espetáculos, os acta diurna populi forneciam informações sobre a vida do Estado, os acontecimentos do dia, as guerras e os jogos. A história da imprensa moderna, no entanto, só começa no século XV, com a invenção da impressão com tipos móveis por Gutenberg e o aparecimento posterior de folhas periódicas. A primeira iniciativa é do austríaco Miguel Von Aitzing, que em 1583 lança a Relatio Historica, uma publicação semestral. A partir dai, surgem jornais com periodicidade regular em Veneza, Alemanha e Holanda. De Veneza, em 1631, Théophraste Renaudot levou o nome para o primeiro jornal francês - La Gazette - de gazzeta, moeda com que se pagava o jornal.
A imprensa foi introduzida no Brasil com a chegada de D. João VI, tangido de Portugal pelas forças napoleônicas do general Junot. Em 10 de setembro de 1808, o primeiro jornal foi editado no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro.
2006-09-18 06:31:37
·
answer #1
·
answered by Cláudia 3
·
0⤊
0⤋
O jornal mais antigo do mundo ainda em circulação foi o sueco Post-och Inrikes Tidningar, que teve início em 1645. Até então, estas publicações tinham periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou irregular. Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig.
2006-09-18 14:05:49
·
answer #2
·
answered by Papori_Ctba 7
·
0⤊
0⤋