English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

você não acha que o governo deveria investir na educação de base?...minha pergunta não é preconceituosa pois sou negro,...o problema é, alunos sem uma boa base educacional, independentimente de raça ou situação socio-econômica, acarretará em despreparo para uma vida universitária, que consequentimente resultará em uma baixa nos conceitos acadêmicos de "a" para "b" ou "c". pois isso depende invariavelmente do aluno. Eu sou universitário e conheço bem essas coisas.

2006-09-18 05:44:06 · 15 respostas · perguntado por Brennoh lee 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

15 respostas

Vão.

Os alunos que entraram por cotas, e não por qualidade, serão claramente "inferiores" (menos qualificados, menos estudiosos) que eliminados. Ou seja, bons alunos estarão dando lugar para alunos não tão bons assim que irão prejudicar o rendimento da turma.

Os professores de faculdades particulares, em muitos casos, são tão bons quanto de universidades federais. Os laboratórios e equipamentos das particulares, em praticamente todos os casos, são melhores que os das federais. Ou seja, o que "salva" as federais é o nível dos alunos (pois quem é bom aluno e consegue passar nas duas, geralmente escolhe a federal). Colocando alunos com menos conhecimento em uma federal, vai, não apenas baixar o conceito dos cursos, mas destruir a universidade pública.

Outro problema gravissimo é as cotas serem raciais. Isso aumentará o preconceito. Em uma sala com alunos brancos e negros, ao olharem para o negro já pensarão: "esse está aqui apenas por ser negro". Olharão para os negros na universidade como pessoas que não são do mesmo nível dos demais alunos e que prejudicaram a qualificação do curso.

Essa não é a solução, negros são tão capazes quanto brancos de estudar e atingir seus objetivos. Sou totalmente contra as cotas, mas se elas existissem, pela justificativa utilizada, que as vagas fossem reservada para estudantes de baixa renda independente da raça. Se fosse dessa forma, iriam apenas abaixar MUITO o conceito dos cursos e continuar empurrando com a barriga o problema da educação publica no brasil, mas pelo menos não contribuiriam com o preconceito.

Um estudante branco, pobre, esforçado, que tirou uma boa nota acabará ficando sem acesso a universidade pois um estudante negro, rico, que tirou uma nota razoável entrará com base nas cotas. Isso não é racismo?

2006-09-18 06:07:55 · answer #1 · answered by Michael 2 · 0 0

Lógico, o governo deveria investir na educação de base, não tem outra solução.

2006-09-25 12:45:21 · answer #2 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Concordo plenamente com vc ! O sistema de cotas é uma forma preconceituosa de banalizar a educação base, pois é muito mais fácil para os políticos darem um "jeitinho" e "ajudar" a população carente a entrar na universidade e saírem com caras de bonzinhos, do que investir na educação de verdade, formando cidadãos conscientes, com capacidade de fazer boas escolhas e ter base suficiente para concorrer com qualquer pessoa a uma vaga no ensino superior. Os políticos ridículos, corruptos e incapacitados sabem que se investirem na educação base formarão um povo consciente e preparado para fazer boas escolhas e dessa forma ficará mais difícil continuar o ciclo da corrupção. É mais vantagem pra eles que o povo continue sem conhecimento!!!

2006-09-24 05:48:17 · answer #3 · answered by Livinha 2 · 0 0

Concordo plenamente. O governo precisa, urgentemente, investir na educação de base: sem um bom alicerce não há construção que se sustente.

2006-09-24 03:52:02 · answer #4 · answered by Roberto 7 · 0 0

Para falar a verdade gosto muito do conceito didático dos muçulmanos, quem vai a uma mesquita já esta indo a escola para aprender ou ser excomungado e se fosse uma religião politeísta, de preferência os deuses gregos, seria perfeito. Mas qualquer medida que de uma chance para alguém estudar e uma boa iniciativa, a questão é fazer o cidadão aproveitar a oprtunidade dada a ele para que o conceito Brasil creça mais e mais.

2006-09-20 09:35:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

falar sobre isso me deixa irado... então vou tentar falar o mais curto possível.

cotas são ridículas. da forma q foram implantadas então, pior ainda. deveriam sim investir na base da educação.
axo q as cotas para negros são uma discriminação a mais, não uma a menos. eu me imagino, se eu fosse negro e me dessem essa cota, ia sentir como se dissessem q sou inferior aos outros. sei q os negros não são inferiores e que podem passar num vestibular, apartir do momento q tiveram o memso estudo q o branco. se o problema é financeiro, cotas para pobres - e mesmo assim seria jogar sujeira embaixo do tapete. imagine akele monte de pobrezinhos, q tiveram uma educação ridicula até o 3o colegial, chegam na faculdade, passam com cota... lá dentro vão ser discriminados por classe social, algo q sempre vai haver.... mas ainda por cima, não entenderão os assuntos q estão sendo discutidos, afinal, não têm base.
por mais q consigam se formar, e pra arranjar um emprego? vão ter lá seu diploma, mas vão ter mto menos informação, serão muito mais incultos q os outros. não terão carreira. de q adiantou a faculdade?

2006-09-18 06:59:50 · answer #6 · answered by launder 2 · 0 0

Claro que NÃO!!!
Eu entrei na faculdade com uma bolsa da mesma e agora faço parte dos bolsistas do Programa Escola da Família e em nenhum momento tive dificuldades de acompanhar o conteúdo dado em sala de aula, tanto no início como agora que estou em semestres mais avançados!!!E eu sou negro com formação de Escola Pública!!!
Mas, a verdade é a seguinte !!!
Se muitos dos "favelados", que ficam o dia todo "vagabundando" adquirirem conhecimento (principalmente o conhecimento acadêmico, pesquisador, que não mais vai se deixar ir pela cabeça de ninguém a não ser pela própria), ficará difícil minipular "a massa" e é aí que mora o perigo!!!!
Já imaginou um monte de "favelado" intelectual levando música clássica para a favela, artes plásticas(como o q já acontece em muitos lugares), e, principalmente, entendo que inclusão digital não é apenas acessar internet???
Mas, por que vc acha que eles(políticos), quando dizem que vão mudar a "Educação" eles só falam em Ensino Técnico e nunca tocam no assunto da Educação Básica e quando tocam é apenas na parte assistencialista??
O que entendo é que a Educação Básica deve passar por uma "revolução" em sua qualidade de ensino, pois, cotas só vai tampar um minúsculo buraco(pois, quem ficar de fora da seleção não entra) e pode, com o tempo, aumentar o preconceito que nós negros já sofremos ao longo de séculos!!!

Espero ter ajudado !!!!

2006-09-18 06:47:53 · answer #7 · answered by galdisan 4 · 0 0

Amigo, acho que é um retrocesso.
Quando fiz a minha faculdade de matemática, existiam 88 vagas e fui classificado em 13º. Concorrir com os 100% das vagas. Hoje querem deixar só 20%.

Acho que o estudo de base fala mais alto. Não adianta uma política de ensino onde os alunos são aprovados automaticamente e sem preparo nenhum.
É um absurdo ver crianças na 8ª série sem saber ler ou escrever corretamente.
Acho que a escola é o complemento da casa e vice-versa. Não adianta, os pais, transferir o problema para as professoras. Temos que dar, em casa, continuidade ao que se aprende na escola. Não adianta nada a criança ir para a aula e ao voltar para casa, largar os cadernos sobre a mesa e ir soltar pipas ou jogar bola.
Não fiz pré vestibular. Estudei com livros emprestados por amigos. Tirava dúvidas no serviços com os amigos que podiam pagar um cursinho.
Não tive cota. Tive é que estudar!
Um abraço!

2006-09-18 05:59:14 · answer #8 · answered by Silveira 4 · 0 0

Falar isso é o mesmo que negros e alunos de esc publicas tem baixo conceito.
Sendo assim, seria discriminação.
Não concordo com essa relacao!

2006-09-18 05:53:56 · answer #9 · answered by Val/SP 5 · 0 0

concordo com vc, percebe-se que vc eh um cara inteligente.penso que a luta deve ser no sentido de melhorar o ensino publico, pois assim todos concorrerao de igual para igual. hoje luta-se para resolver um problema no vestibular, sendo que a causa comeca no primario, eh la na causa que temos que atacar o problema.penso que se houver cotas para negros, no futuro eles serao mais discriminados, pois quem levaria seu filho a um medico negro, supondo que ele nao estava preparado para ingressar na universidade?

2006-09-18 05:51:46 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers