A 2a. Guerra Mundial iniciou-se em 1o. de Setembro de 1939, com a invasão da Polônia pelas forças armadas alemãs. No mesmo dia Grã-bretanha, França, Austrália e Nova Zelândia declararam guerra à Alemanha.
2006-09-18 04:39:13
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Segunda Guerra Mundial - 1939-1945
1. Fatores:
- Expansionismo do Eixo (Alemanha, Itália e Japão);
- Política de apaziguamento da Grã-Bretanha e França
- Isolacionismo dos EUA
- Isolamento da URSS
2. antecedentes
- Expansão do Japão: Manchuria e China
- Expansão da Itália: Etiópia e Albânia
- Expansionismo alemão: Renâmia, Áustria ("Anschluss"), Sudetos (Acordo de Munique), (Checolosváquia).
3. Causa imediata: Invasão da Polônia pelos alemães ("Corredor Polonês"
4. Vitória do Eixo: (1930-1942)
- Conquista da Polônia pela Alemanha e URSS
- Conquista da Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França pela alemanha (entrada da Itália na guerra).
- Invasão da Rússia pelos alemães
- Ataque japonês aos EUA (Pearl Harbor)
5. Batalhas Decisivias (1943-1945)
- Midway (derrota japonesa no Pacífico).
- El-Alamein (derrota dos alemães e italianos na África do Norte)
- Stalingrado (derrota alemã na Rússia)
6. Vitórias dos Aliados (1943-1945)
- invasão da Itália; queda de Mussolini e rendição da Itália
- desembarque na Normandia ("Dia D")
- Morte de Mussolini
- Suícidio de Hitler e rendição da Alemanha
- bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki e rendição do Japão
7. Líderes aliados: Churchill, Stalin e Roosevelt (depois Truman)
8. Principais conferências aliadas: Yalta (partilha da Alemanha e criação da ONU) e Potadam (divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação).
Espero ter ajudado.
Bjk
2006-09-18 04:52:00
·
answer #4
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
A data exata da 2ª Guerra mundial, oficialmente, foi quando a Alemanha invadiu a Polônia em 1939, porém muitos historiadores não reconhecem essa data pois, a invasão da China pelo Japão, em 1937, também consideram como um prenúncio de uma Guera mundial.
Assim temos as seguintes datas -Segunda Guerra Sino-japonesa 7 de Julho de 1937, o Japão, após ocupar o nordeste da China (Manchúria) em 1931, lançou um outro ataque contra a China perto de Pequim.
Início da guerra na Europa
1º de Setembro de 1939, o exército alemão lançou uma forte ofensiva de surpresa contra a Polônia, com o principal objectivo de reconquistar seus territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e com o objetivo secundário de expandir o território alemão.
Guerra relâmpago
Em 10 de Maio de 1940, o exército alemão lançou uma ofensiva, também de surpresa, contra os Países Baixos visando a contornar as poderosas fortificações francesas da Linha Maginot, construídas anos antes na fronteira da França com a Alemanha.
Guerra na África
O 39º Grupo de Panzerjäger avança pelo deserto.A Setembro de 1940, após a tomada da França pelas forças alemãs, as tropas italianas destacadas na Líbia sob o comando do Marechal Graziani, uma vez livres da ameaça das forças francesas estacionadas na Tunísia iniciaram uma série de ofensivas contra o Egito, então colônia da Grã-Bretanha, com vistas a dominar o canal de Suez e depois atingir as reservas petrolíferas do Iraque, também sob domínio britânico.
Guerra do deserto
Com a queda da França em junho de 1940, Benito Mussolini, ditador fascista na Itália desde 1922, decide que esta seria uma excelente oportunidade para entrar na guerra do lado alemão, pois a França estava derrotada e a Inglaterra estava enfraquecida e só. Assim, os italianos realizariam ataques ao longo da fronteira com a França, mas foram severamente repelidos. Um outro ataque também foi realizado pelos italianos durante a Batalha da inglaterra, porém fora também desastroso.
Tendo tomado no norte da África, a Abissínia, a Cirenáica e a Tripolitânia, os italianos, sob ocomando do Marechal Graciani, contavam com um exército de 250 mil homens para atacar as posições inglesas no Egipto. Então, em junho de 1940 atacaram, mas foram repelidos por um número muito menor de soldados britânicos. Sob o comando do general Archibald Wavel, as forças britânicas, incluindo a 7ª Divisão Blindada, que ficou conhecida como os "Ratos do Deserto", tomam dos italianos o Forte de Capuzzo.
Invasão da URSS
Soldados alemães em StalingradoVer artigo principal: Grande Guerra Patriótica.
Em 22 de Junho de 1941, os exércitos do eixo lançaram-se à conquista do território soviético, com a chamada Operação Barbarossa. Os exércitos do eixo contavam com 180 divisões, entre tropas alemãs, italianas, húngaras, romenas e finlandesas, num total de mais de três milhões e meio de soldados. A estes se opunham 320 divisões soviéticas, num total de mais de seis milhões de homens; porém apenas 160 destas divisões estavam situadas na região de fronteira com a Alemanha Nazi. Grande parte das tropas soviéticas estavam estacionadas na região leste do país, na fronteira com a China ocupada, antecipando a possibilidade de mais um ataque japonês contra a União Soviética, conforme acontecera em março de 1939.
A ofensiva era amplamente esperada, pois a invasão da União Soviética fazia parte do discurso nazista desde o surgimento do partido, tendo sido fortemente pregada por Adolf Hitler em seu livro "Mein Kampf" e estado presente em diversos de seus pronuciamentos políticos anteriores até mesmo ao início da guerra. Relatórios de serviços secretos davam conta da iminência da invasão, partindo não somente da espionagem soviética mas também de informações obtidas pelos ingleses e norte-americanos. A mobilização de grande número de tropas alemãs para a região de fronteira também foi percebida. Os soviéticos já vinham tomando medidas contra a invasão desde a década de 30, aumentando exponencialmente o contingente de seu exército.
Apesar de tudo isto, a invasão começa a 22 de junho de 1941 veio como uma surpresa, pois não se esperava que a Alemanha atacasse a URSS antes que a Inglaterra se retirasse da guerra, conforme se previa. O resultado disto foi uma enorme vantagem tática para as tropas alemãs nos primeiros dias da guerra, o que permitiu o envolvimento de grande número de divisões do exército vermelho e a destruição de grande parte dos aviões soviéticos ainda nas suas bases, antes mesmo que conseguissem levantar vôo.
Essas divisões são para efeito de estudo. Nem sempre condizem com a realidade.
2006-09-18 04:48:02
·
answer #5
·
answered by Professor 6
·
0⤊
0⤋