Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Alguns grupos reintegracionistas reclamam que a Galiza também faz parte da lusofonia.
Portanto, lusofono significa "da língua portuguesa" ou "de língua portuguesa"..
Não confundir com lusitano ou luso, que indica origem da Lusitânia ou seus moradores, ou seja português de Portugal. Apesar de que Lusitânia é um nome errado para Portugal pois a província romana da Lusitânia não corresponde ao território de Portugal apesar de que os povos que aqui habitaram são a base etnológica dos portugueses do centro e sul.
2006-09-18 01:43:40
·
answer #1
·
answered by CavanhaMan 5
·
0⤊
1⤋
O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.
O português é a língua oficial em oito países de quatro continentes:
Angola (10,9 milhões de habitantes)
Brasil (185 milhões)
Cabo Verde (415 mil)
Guiné Bissau (1,4 milhão)
Moçambique (18,8 milhões)
Portugal (10,5 milhões)
São Tomé e Príncipe (182 mil)
Timor Leste (800 mil).
2006-09-18 09:33:25
·
answer #2
·
answered by regina o 7
·
2⤊
0⤋
Amigosh de Lisshboa....Ou de Purtugaul...Escrevi como eles pronunciam.
2006-09-20 18:53:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
lusófono quer dizer que fala portugues. é uma paravra utilizada para caracterizar um país ou povo que fale essa língua.
Assim, tambem existe anglófono ou francófono, palavras utilizadas para referir países ou povos que se expressem em inglês e frances, respectivamente.
mas não precisava perguntar por aqui. a minha fonte é um excelente dicionário de língua portuguesa on-line que consulto sempre que tenho uma dúvida. tem inclusive conjugação de verbos!
se não quiser decorar o site e não puder por alguma razão gravar nos favoritos, é só ir ao google e digitar dicionário.
o priberam é de certeza um dos primeiros que aparece!
2006-09-18 08:47:35
·
answer #4
·
answered by Diana Q 2
·
0⤊
0⤋
LUSÓFONO
[Var. pros. de lusofono.] Adj. S. m. 1. Diz-se de, ou país, ou povo, ou indivíduo, etc. que fala português, ou que tem o português como língua (3): "[o 6º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas] com 600 pessoas se reunindo para debater e discutir a literatura, a língua e a cultura dos sete países que compõem a comunidade lusófona mundial -- Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe." (Cecília Costa, em O Globo, 7.8.1999).. [A melhor f. é lusofono, mas o uso consagrou lusófono; v. -fono.]
2006-09-18 08:38:54
·
answer #5
·
answered by pointer 3
·
0⤊
0⤋
Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Alguns grupos reintegracionistas reclamam que a Galiza também faz parte da lusofonia.
Firmado o espaço continental português com a conquista do Algarve, os últimos reis da primeira dinastia dedicaram-se ao ordenamento do território nacional: promoveram o povoamento, a exploração agrícola, a criação de estruturas de comércio, a criação de defesas, já não tanto a sul como a leste, etc. Deste modo, a dinastia de Avis pôde empenhar-se em novo processo de expansão territorial, que teve início em 1415 com a tomada de Ceuta.
Seguiu-se a gesta dos Descobrimentos, que implicou a descoberta dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a exploração de ambas as costas de África, a chegada à América do Sul (Brasil) e a várias paragens da Ásia.
Ao processo de formação do Império Colonial Português foram motivos de ordem económica e político-estratégica que presidiram, aliados a uma certa curiosidade cultural e científica e a um intento de evangelização. Neste contexto, nem sempre o respeito pela identidade do indígena prevaleceu, mas deve, em todo o caso, reconhecer-se a coragem necessária ao enfrentar do desconhecido, que permitiu aos descobridores, exploradores e colonos a criação de alianças e fraternidades, transformando e deixando-se transformar. Do contacto com os povos encontrados resultou um forte intercâmbio de produtos, costumes, técnicas, conhecimentos (de medicina, náutica, biologia, etc.), bem como uma interpenetração mais profunda através da miscigenação.
Este longo processo histórico tem como consequência, na actualidade, uma identidade cultural partilhada por sete países, unidos por um passado vivido em comum e por uma língua que, enriquecida na sua diversidade, se reconhece como una. Estes países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, com os respectivos núcleos de emigrantes, fazem do português uma das línguas mais faladas do mundo, constituindo uma comunidade de cerca de duzentos milhões de pessoas.
No passado, salientaram-se grandes vultos do diálogo intercultural como o Padre António Vieira, da aventura entre povos estranhos como Fernão Mendes *****, da exploração do espaço desconhecido como Gil Eanes,Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Serpa *****. Hoje em dia, entre os países lusófonos mantêm-se relações privilegiadas - na cooperação política e económica, na educação e nas artes - e os grandes criadores da lusofonia não são apenas personalidades portuguesas mas também (para darmos exemplos da área das Letras) um Pepetela, um José Craveirinha, um Jorge Amado ou um Luandino Vieira.
2006-09-18 08:42:37
·
answer #6
·
answered by iukekitem 1
·
0⤊
1⤋
Não tenho conhecimento,
2006-09-18 08:37:46
·
answer #7
·
answered by Ines M 5
·
0⤊
1⤋
Acho que são países de espresão portuguesa.
2006-09-18 08:35:39
·
answer #8
·
answered by enriquebarrocomiguel 1
·
0⤊
1⤋