O que é o Delphi ?
O Delphi nada mais é que um simples IDE, IDE voce já deve saber é um ambiente integrado para desenvolvimento composto por compilador, editor de texto, ferramenta de depuração e algumas frescurinhas a mais.
Talvez você diga, "háaa mas isso eu já sabia, IDE é aquela Janela com aqueles lindos botaozinhos...".
Resposta errada outra vez, um IDE nada tem a ver com Interface Grafica (GUI), é apenas um ambiente composto (voce vai ficar careca de saber) pelo compilador, depurador, editor de textos, etc... e nem sempre esse ambiente é grafico.
Quem ai já não viu o Borland C ? Pois é, apesar de ser uma ferramenta que roda do prompt do DOS tem tudo integrado nele mesmo.
Possui um IDE, onde se pode abrir varios arquivos simultaneos, um excelente depurador, o editor de texto insuperável e muitas outras coisas extras.
Tudo isso, num IDE terminal texto. Incrivel não ?
Mudou sua IDEia sobre o IDE ?
A diferença entre o IDE DELPHI para os outros IDE's por ai, é que o DELPHI é um IDE RAD.
Um IDE RAD (Rapid Application Development) ?
Sim o DELPHI é RAD, isto é, a medida em que os componentes vão sendo selecionados, o DELPHI escreve o código fonte para você. Os componentes em geral, incluem classes e propriedades muito utilizadas e que se relacionam com outros objetos. Tudo que nele existe foi pensando em Velocidade de Desenvolvimento.
Um exemplo típico para o RAD do DELPHI é :
Ao colocar um Botao num formulário, veja o que ocorre : - na clausula "uses", acrescenta a lib que contém o objeto TButton.
- Tambem é criado um TButton.Create que cria o objeto para ser usado, mas dessa vez fica no arquivo .DFM.
- Se o object TButton possuir dependencias de outras classes, o DELPHI se encarrega de encontra-las e inclui-las em sua aplicacao.
Mas o DELPHI é uma linguagem ou não ?
Pois é, se alguem lhe perguntar em que linguagem voce cria seus sistemas, não diga "DELPHI" tão rapidamente.
Voce só deve dizer DELPHI, quando estiver em volta de um meio academico onde as pessoas conheçam o DELPHI, tal como, lista de discussão sobre o assunto, forums relacionados, etc...
Talvez voce esteja achando que estou sendo purista demais, não ?
Veja bem, se você for a uma lista, diga-mos de Linux, e falar que voce escreve programas em DELPHI, os programadores Linux que
normalmente usam C, C++, etc... que não são usuários de DELPHI, mas entendem o que é linguagem, vão entender que
você não entende nada sobre programação, pois você não respondeu adequadamente. Na certa, vão achar que você é um daqueles
que fica arrastando botõeszinhos, labelzinhos e depois vende um aplicativo quase sem nenhuma programação.
Conclusão : Se alguem lhe perguntar que linguagem você usa, nunca diga "DELPHI" !
Diga : Object Pascal !
ObjectPascal, a liguagem
Quando você está usando o DELPHI, a linguagem gerada por ele é o ObjectPascal. Tanto isso é verdade que é possivel compilar o programa e seu codigo fonte sem a presença do DELPHI. Faça o teste :
dbcc32 [nome-do-dpr] lib [nome-das-libs]
O ObjectPascal, é a linguagem pascal orientado a objetos, com todo o poder do OOP. Se voce for um ótimo programador ObjectPascal, talvez nem precise do DELPHI para escrever seus programas.
O pessoal do FreePascal (outra linguagem compátivel com ObjectPascal) já faz isso a bastante tempo.
Mas convenhamos, o DELPHI quebra um galhão, com todos aqueles packages e componentes, a linha de comando para se compilar um projeto ObjectPascal na mão (da até friozinho)...certamente não seria das tarefas mais agradáveis.
Temos de dar os parabens a Borland, escrever um IDE decente para uma linguagem não é nada fácil.
Talvez o tempo de desenvolvimento do IDE (DELPHI), seje igual ou superior ao tempo de desenvolvimento da linguagem.
Outras linguagens, mesmos as mais complexas tornam-se fáceis para o iniciante se tivermos um IDE decente, principalmente se for RAD.
O pessoal do KDE (Linux) já vem trabalhando há muito tempo no Kdevelopment, um IDE parecido com o DELPHI para a linguagem C++, no entanto, não é um IDE RAD, apenas um IDE. O KDevelopment é um bom IDE, mas acho que não existe interesse em transforma-lo em RAD.
DELPHI e outros RAD's
É comum em nosso meio, de haver comparação entre ferramentas RADs.
A principal delas, é o DELPHI(Borland) x VB (Microsoft).
Quando comparamos os IDE's não vemos muitas diferenças entre ambos. Ambos são excelentes.
Mas quando comparamos as linguagens, digo, ObjectPascal x VisualBasic, então as diferenças são muitas.
A comparação do ObjectPascal x VisualBasic não é justa, pois ambos são diferentes num principio básico :
O ObjectPascal é uma linguagem totalmente OOP. O VB ainda é orientado a eventos. Alguns programadores VB podem argumentar com certa razão que iniciantes em DELPHI não usam OOP, mas a verdade é que eles usam, mesmo sem saberem disso!
Por exemplo, quando um form em branco é criado, o DELPHI acrescenta as linhas "Form1 : TForm1", o que já é uma caracteristica de herança em OOP no ObjectPascal.
Outra coisa que torna a comparação impossivel é que o VisualBasic baseia suas soluções em componentes e API, quando voce possui um problema, se voce não tiver um componente adequado ou uma funcao API que resolva o problema, o desenvolvimento fica emperrado. No ObjectPascal e também outras linguagens, elas permitem ao programador intermediario, desenvolver suas próprias soluções sem depender de terceiros.
Pode-se criar as mais diversas aplicações : emuladores, device-drivers, comunicação com outros dispositivos, etc...
2006-09-18 01:25:09
·
answer #1
·
answered by Rodrigo Celi Veiga Dias 3
·
1⤊
0⤋
Delphi (lê-se "dél-fi") é um compilador e uma IDE para o desenvolvimento de softwares. Ele é produzido pela Borland Software Corporation (por algum tempo chamada Inprise). A linguagem utilizada pelo Delphi, o Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objetos) a partir da versão 7 passou a se chamar Delphi Language. O Delphi originalmente direcionado para a plataforma Microsoft Windows, agora desenvolve aplicações nativas para Linux com o Kylix, e para o Microsoft .NET framework em suas versões mais recentes. O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. Os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar um banco de dados Oracle. Daí veio o trocadilho "a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi".
O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop e aplicações multicamadas (cliente/servidor), compatível com os banco de dados mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.
2006-09-18 01:27:06
·
answer #6
·
answered by Gemini 4
·
0⤊
0⤋