A guagueira é um distúrbio no ritmo da linguagem causado por fatores psicológicos - problemas no relacionamento familiar, ciúmes, insegurança ou ansiedade - ou fatores físicos - complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro.
Existem 3 tipos de gagueira:
GAGUEIRA DO DESENVOLVIMENTO
Para o falante, a gagueira é a sensação de perda de controle da fala. Por isso, a gagueira é involuntária. O falante não tem controle total sobre sua fala, não sendo possível simplesmente optar por não gaguejar.
A perda de controle da fala pode gerar determinados sinais que são tidos como característicos da gagueira:
- Prolongamentos de sons. Exemplos: "f:amília", "x:ícara".
- Repetições de sons. Exemplos: "t-t-telefone", "c-c-carro".
- Repetições de sílabas. Exemplos: "sá-sá-sábado", "re-re-recado".
- Bloqueios ("travamentos"). Exemplos: "^papel", "^telefone".
- Comportamentos de evitação das repetições, dos prolongamentos e dos bloqueios, sem a manifestação audível dessas hesitações, o que caracteriza "gagueira encoberta".
Na tentativa de sair mais rapidamente da gagueira, o falante pode recorrer a diversos truques:
- Substituições de palavras, reformulações de frases e "rodeios".
- Uso excessivo de marcadores discursivos ("então", "assim", "né").
- Movimentos compensatórios (fechar os olhos, bater o pé no chão).
- Modificações da respiração (fazer inspirações profundas antes de falar ou falar até o fim do ar).
- Modificações do tom de voz (falar mais grosso ou falar mais fino).
A gagueira do desenvolvimento inicia necessariamente durante a infância, geralmente entre 2 e 3 anos.
Causas
Existem fortes indícios de que existe predisposição genética para a gagueira de desenvolvimento, porque 70% das pessoas que gaguejam possuem outras pessoas na família que também gaguejam ou que já gaguejaram.
Uma pessoa com gagueira de desenvolvimento não apresenta lesão cerebral. Entretanto, estudos indicam que o cérebro de uma pessoa que gagueja funciona de forma um pouco diferente durante a fala: os núcleos da base não gerariam pistas temporais internas suficientes para se fazer a transição suave entre os sons da fala, ocasionando a sensação de perda de controle e, conseqüentemente, as rupturas na fluência (prolongamentos, repetições e bloqueios).
A não-assertividade também é vista como um fator responsável pelo início da gagueira de desenvolvimento (mais informações sobre assertividade logo abaixo em "Tratamento").
Desta forma, a gagueira de desenvolvimento é atualmente compreendida como tendo múltiplas causas (genética, neurofisiológica e psicolingüística).
Cura
Existe cura para a gagueira de desenvolvimento. A possibilidade de cura é tanto maior quanto mais cedo se busca tratamento especializado. Entretanto, o tratamento é efetivo em qualquer idade. Em nossa clínica, temos obtido resultados satisfatórios com pacientes de todas as faixas etárias.
Conseqüências do não tratamento
Apesar de a gagueira ser um distúrbio de fluência, as conseqüências da gagueira vão muito além da fala. A relação com os familiares, o convívio social, o desempenho escolar, o desempenho profissional e a saúde emocional podem ficar intensamente comprometidos devido à gagueira. Por isso, a gagueira é um problema sério e deve ser tratada por um fonoaudiólogo especializado.
GAGUEIRA NEUROGÊNICA
A gagueira neurogênica é bem mais rara do que a gagueira de desenvolvimento. As repetições de som e sílaba são mais freqüentes do que os prolongamentos e bloqueios. Os movimentos compensatórios são pouco freqüentes. Ao contrário do que ocorre na gagueira de desenvolvimento, a gagueira neurogênica pode iniciar em qualquer faixa etária.
A fluência de uma pessoa com gagueira neurogênica tende a não apresentar melhora significativa durante o canto, leitura em coro, imitação de personagens, mudança de tom de voz, etc.
A gagueira neurogênica ocorre devido a uma lesão cerebral nos núcleos da base ou em regiões que se conectam a eles. A lesão pode ser conseqüência de traumatismo craniano, derrame, tumor ou doença degenerativa do sistema nervoso central. Este tipo de gagueira inicia abruptamente, logo após a lesão.
Tratamento
É bastante similar ao tratamento da gagueira de desenvolvimento.
GAGUEIRA PSICOGÊNICA
A gagueira psicogênica pode parecer bastante convincente se a pessoa conhecer alguém que apresente gagueira do desenvolvimento ou neurogênica (acesso a um modelo). Caso contrário, a gagueira psicogênica tende a se manifestar como repetições estereotipadas da sílaba inicial ou da sílaba tônica das palavras. A presença de movimentos compensatórios também depende de acesso a um modelo. Ao contrário do que ocorre na gagueira de desenvolvimento, a gagueira psicogênica inicia na vida adulta.
A pessoa com gagueira psicogênica geralmente não tem consciência de seu distúrbio de fluência.
A fluência de uma pessoa com gagueira psicogênica tende a não apresentar melhora durante o canto, leitura em coro, imitação de personagens, mudança de tom de voz, etc.
Causa
Este tipo de gagueira é causada por um trauma psicológico forte (acidente, seqüestro, assalto, estupro, etc.), problemas insolúveis ou insuportáveis e/ou relações interpessoais difíceis. Nestes casos, o sintoma da gagueira é a expressão de um conflito ou de uma necessidade psicológica.
Tratamento
O tratamento da gagueira psicogênica é bastante diferente dos outros dois tipos de gagueira. O profissional mais indicado nestes casos é o psicanalista, o qual procura interpretar o significado da gagueira e estabelecer uma nova visão sobre o evento traumático.
2006-09-17 16:34:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
E-eu nu-nu-num se-se-sei!... Ma-ma-ma-mas si vo-vo-vo-você ti-ti-tiver uma so-so-so-solu-lu-lução, mi fa-fa-fa-fala.
2006-09-18 06:24:41
·
answer #2
·
answered by Malaquias 4
·
1⤊
0⤋
Porque ficam ansiosas...
2006-09-21 12:04:50
·
answer #3
·
answered by ® Dinha ® 5
·
0⤊
0⤋
Sistema nervoso a atraiçoar
2006-09-20 18:07:22
·
answer #4
·
answered by CAMILO JOSE O 4
·
0⤊
0⤋
É um distúrbio na fluência e na temporalização da fala, segundo uma definição presente em dicionário especializado (*).
A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala; para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade trabalhosa, não sendo automática a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases como é para uma pessoa considerada normal.
A temporalização refere-se ao tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala possui um tempo usual para ser dito. O que acontece na fala gaguejada é que alguns sons são pronunciados em um tempo maior que o habitual. Veja exemplos sobre estes dois aspectos no próximo par pergunta-resposta.
2006-09-18 10:19:18
·
answer #5
·
answered by Nanda 3
·
0⤊
0⤋
PPPPPQQQQQ SÃSÃSÃSÃSÃO GAGAGAGAGAGAS !!!!
2006-09-18 01:46:55
·
answer #6
·
answered by O MESMO 4
·
0⤊
0⤋
eu acho que e algum problema piscologico.
2006-09-18 00:08:48
·
answer #7
·
answered by lua 5
·
0⤊
0⤋
Por incrível que pareça, eu já ouvi dizer que as pessoas gaguejam por PRESSA em falar bem rápido. Aí se embolam todas e dá naquilo que você já sabe. Eu tenho pena dessas pessoas, sofrem muito tadinhas.
2006-09-17 23:38:36
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não sei mas vai no www.youtube.com
e procure por "sanduiche iche"
hilário,
vale a pena conferir!
2006-09-17 23:26:37
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque elas não falam corretamente?
2006-09-17 23:26:23
·
answer #10
·
answered by TORPEDO 2
·
0⤊
0⤋