English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá pessoal. Me casei a quase sete anos atrás. Existe uma grande diferença economica entre nós e principalmente cultural. Depois de casado fiz vários cursos na minha área e minha esposa principalmente após o nascimento do nosso único filho (2 anos e meio) estaguinou de vez. Está ficando cada vez mais difícil o convívio. Dialógo, formas de pensar e ver as coisas são muito diferentes. Ela é ótima mãe e se esforça para cuidar da casa, dentro de suas limitações. Ao descobrir que estava grávida largou a faculdade, que havia iniciado. Ao casar-me pensava que essas diferenças fossem enriquer-me porém o modo dela ver as coisas é sempre pessimistas e vive reclamando. Só que ela reclama, mas nunca teve uma vida como tem agora... não consegue ver o lado bom das coisas... Por favor o que faço...

2006-09-17 15:21:07 · 13 respostas · perguntado por Duvida cruel 1 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

13 respostas

Diferenças sempre existem em qualquer relacionamento (pais, irmãos, amigos, colegas, etc). Quando elas começam a "gritar" no casamento, é porque já existe um desgaste muito grande. Procure conversar mais com sua companheira, afinal vc já amou essa mulher do jeito que ela é. Fale dos seus sentimentos, do quanto vc gostaria que ela o acompanhasse em todos os aspectos, sem jamais ofendê-la.
Já passei pela crise dos 7 anos de casada (já tenho 21!), e sei que nessa fase, depois de filho, depois da lua de mel, os sonhos não são mais os mesmos. A auto estima fica prá baixo, e a gente fica pensando que veio ao mundo só prá cuidar da casa, marido e filhos. Mostre a ela as capacidades que ela tem, as qualidades e procure elogiá-la espontaneamente. Não force nada. Pode ser que ela só precise saber o quanto vc ainda a ama!
Não sei se ajudei, mas conversar é sempre ótimo!!!!!!!!
Abraço

2006-09-17 15:31:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Primeiro, desça do pedestal onde você se colocou. Você escreveu "estaguinou", "dialógo" e "economica", desprezou a pontuação das frases suprimindo diversas vírgulas, e ainda começou cometendo dois erros grotescos ao escrever "me casei a quase sete anos atrás". O correto seria "Eu me casei" ou "Casei-me", e apenas "a quase sete anos" (suprima o pleonasmo "atrás"). Ao perceber que você não é tão bom quanto imaginava, talvez passe a dar mais valor à pessoa que lhe acompanha a sete anos. E se existem diferenças, tenha a boa vontade de procurar as semelhanças, e também a enxergar as suas virtudes. Veja que ela proporcionou a você a chance de estudar, cuidando da casa e do seu filho. Se ela vive reclamando, é porque também não está satisfeita. Enfim, o seu problema conjugal, apesar de ser comum a muitos casais, tem detalhes que o tornam único e de difícil avaliação. Eu não acredito que você encontre bons conselhos aqui, mas vou me arriscar a dar um: procure um psicólogo para uma terapia de casal, e tendo ele como mediador, diga a ela o que você sente e vice-versa. É um bom começo. E saiba também que nenhum casamento é um eterno mar de rosas.

2006-09-17 15:42:38 · answer #2 · answered by decio 4 · 1 0

tenha paciencia e peça para deus operar em seu matrimonio tenha fe

2006-09-18 01:31:28 · answer #3 · answered by perola 2 · 0 0

Querido Dúvida Cruel,
Vc ainda gosta realmente de sua esposa???
Por estar com dúvidas e pedir ajuda, vou concluir q sim.
Primeiro, vc deve entender que na nossa sociedade machista
(apesar de ter conquistado novas visões e quebrado várias tradições, ainda tem postura de machista), a mulher sempre é posicionada no lugar de suporte para o homem, para não dizer ações secundárias. Assim, tornar-se muito difícil, para elas terem uma postura feminista, buscando os sonhos e realizando-os, e , quando, consegue ter persisitência, encontra muitos obstáculos, dos quais certamente UM irá derrubá-la ou ao menos estagná-la temporariamente . O exemplo mais real é a gravidez.
Sua esposa tentou, chegando até a iniciar o curso de graduação, mas abandonou-o após saber da gravidez: um exemplo q vc presenciou.
( Segundo) Atingindo o ponto chave da sua duvida: existem diferenças em todas as pessoas. Seja num relacionamento amoroso, entre companheiros de trabalho, na sua comunidade residencial, entre seus familiares, ...
*Essas diferenças devem ser trabalhadas, quando se quer prolongar uma casamento, um namoro, as amizades ou colegas de trabalho..* Cabe a cada pessoa dicidir o q é melhor para si!!! A sitiuação vale a pena??? O q esta "em jogo " na relação???
Tente lembrar se a sua esposa já não tinha quase todos esses defeitos, se é q podemos colocar dessa maneira.Melhor até dizer diferenças. Ela "viver reclamando"de tudo e é muito pessimista. Será que ela já não era assim antes de casar???
>Se vc refletir e a resposta for sim, pense: Não foi por essa mulher q vc se apaixonou???
>Se a resposta for não. Vamos , então , tentar buscar o problema!!!
- - Ela cuida da casa e, segundo vc, tem se esforçado bastante.
Será q vc já disse, para ela , q considera-a uma ótima mãe e dona do lar caprichosa? Valorize a Dona de casa, q por sinal, NORMALMENTE, trabalha mais q qualquer outra pessoa em qualquer outra profissão, tem multipraticidade (faz de tudo, acumula várias profissionais dentro de si), e , o mais importante, cuida do seu filho (certamente, ele terá melhor infância, crescendo ao lado da mãe, não da empregada). Por muitas vezes, o pessimismo vem da falta atenção ou reconhecimento.
- - Quando vc a esposou, já não sabia da diferença "cultural" e econômica? Na época, fez tanta diferença assim? Por q hoje faz? O problema está contigo? Tem algum tipo de aborrecimento na serviço? Busque dentro de vc!! Às vezes, como não sabemos resolver algum problema nosso, procuramos qq erro na outra pessoa (a mais próxima e a q mais nos ama), para reclamar e tirar um pouco da angústia OU DA CULPA QUE SENTIMOS. Será q vc, apesar de afirmar q ela é ótima mãe e cuida bem da casa, VC não está olhando para uma outra pessoa? Não está comparando sua esposa com uma outra mulher? Pense e reflita.........
- - Ainda existe amor ou desgastou-se???
Por que ... vc tem dificuldades de conversar com ela!!!
Mas, somos todos difirentes em pensamentos, e a nossa sociedade, apesar dos confrontos de idéias, não está de pé?
Então, a sua dificuldade não é divergência de idéias ou essas desigualdades de cultura ou finança?? Será q o problema não´é pessoal? Pois, vc não vive em sociedade, logo aceita as distinções gerais, do contrário não evoluiria!!
****** MAS, se ainda deseja continuar nessa relação, terá de olhar para as qualidades dela. Deixe seu filho com alguém, e chame-a para fazer um programa q há muito não o fazem, da época de namoro, talvez? Depois de colocarem a criança para dormir, crie um clima romântico no quarto; Coloque uma música q vcs ouviam; Estimule-a com palavras de entusiasmo, chame-a para fazer um curso junto contigo. Tente agradá-la mais e questioná-la menos. Embora a atitude pessimista seja um "afasta pessoas", o q causa essa ação é a falta de amor. De muito amor a ela....
****** Sentem e conversem sobre os problemas um do outro! Diga o que não está agradando no outro, MAS sem brigas.

Beijos e boa sorte.
PS.: (precisando de outras orientações, mande-me um e-mail)

2006-09-18 00:57:38 · answer #4 · answered by Spencer 2 · 0 0

sei lá, sou solteira

2006-09-17 15:57:44 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Bom, você já pensou que ela pode estar com depressão? É, a depressão é uma doença e não frescura como muita gente ainda pensa, e às vezes é difícil que as pessoas percebam.
Há ainda outra questão: na pergunta você diz "pensava que essas diferenças fossem enriquer-me", mas não diz nada do que você está fazendo para que ela se sinta "menos pior". Talvez você deva estimulá-la a fazer coisas novas, a aprender algum idioma, ou talvez algum tipo de artesanato (recomendo principalmente isto). Tem muita gente que descobre ocupações novas para preencher pequenos espaços de tempo e que se tornam muito agradáveis.
Talvez o problema seja justamente que ela está se esforçando para cuidar de você e do filho de vocês e que esteja esquecendo de cuidar dela mesma, de se mimar. Isto acontece com muitíssimas mulheres.
Tente apoiá-la oferecendo alternativas, coisas diferentes para ela fazer que saiam um pouco da rotina do lar (não se assuste, ela não vai descuidar do resto). Não pense que ela está sendo pessimista ou reclamando assim por nada. E nunca, pelo amor de Deus, a chame de "chata". Em momento algum! Antes encha-a de carinho.

2006-09-17 15:42:25 · answer #6 · answered by Morrocoy 2 · 0 0

A primeira coisa que se deve fazer e sentar e ter um longo dialogo, coisa que vocês devem ter já feito . Mas uma relação sempre e de altos e baixos, por exemplo o meu casamento e' assim também, porem meu esposo não e' brasileiro e a cultura dele e' muito diferente a de nois, muito pessimista também, sempre estamos discutindo sobre a situação financeira, sincera mente uma conversa poderá ajudar, mas quando um ser humano nasce para reclamar da vida, ela não muda, pode mudar aos pouquinhos... Pede para ela mudar pelo seu filho, porque vocês São o espelho da casa, sendo assim seu filho crescera sabendo como e' a vida.
Ok? Abraços, espero que tenha ajudado!

2006-09-17 15:42:03 · answer #7 · answered by Gold 2 · 0 0

Poderias motivá-la à fazer alguma coisa ..algum curso,
pra se atualizar e ampliar suas habilidades.

O Senac oferece muitas alternativas , tanto de cursos ..como de horários . Desde arranjos florais, moda , jardinagem...
cursos técnicos ...e de informática.
Ela certamente, irá gostar de fazer parte de uma turma ..
Entre no site do Senac ..e veja o que é oferecido na sua cidade.

Obs.: não paquerar a mulher separada, amiga de sua esposa!

2006-09-17 15:40:56 · answer #8 · answered by Betty 6 · 0 0

Popularmente se diz que você está atravessando a "crise dos sete anos". Pessoalmente, acho que você está pensando em separação. Se este for o caso, resolva logo o impasse, porque quem paga caro pelos desentendimentos entre o casal são os filhos. Se você não vê mais atrativos nas qualidades que ela tinha e lhe agradavam tanto antes, pergunte-se se você ainda a ama e se vale a pena esperar mudanças que nunca virão.
De qualquer modo, é essencial que haja diálogo entre vocês dois antes de qualquer atitude extremada.
Conversando, as pessoas se entendem, não é mesmo?
Não se desespere. Ninguém é obrigado a viver com ninguém, muito menos a ser feliz...

2006-09-17 15:40:30 · answer #9 · answered by Nualla 2 · 0 0

Vc parece mais infeliz que ela, que está se esforçando. Mas isso vai cansar. Quando o material pesa mais que o emocional mergulha o casal num processo de auto destruição. Sejam sinceros e discutam uma separação

2006-09-17 15:38:27 · answer #10 · answered by Mideosam 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers