Segundo uma breve pesquisa que fiz a diferença seria:
"A diferença essencial entre um romance romântico e um romance realista está no fato de que apenas no segundo as ações das personagens se desenvolvem no espaço urbano."
Na minha opinião concordo com a colega vampy quando diz que "...romantismo tem carinho e realistico tem tezão".... não encontrei melhor forma de me expressar...
;D
2006-09-17 13:49:11
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Geralmente, no romance romântico, a mulher é idealizada. É pura, alva, branca e virgem. Aliás, não só a mulher, mas tudo, os homens são heróis e etc.. Além disso, esse tipo de romance é muito subjetivista, sentimentalista pessimista, nacionalista, religiosidade e tem como característica forte, a fuga da realidade.
O romance realista é muito mais objetvo. Trata das mazelas do povo, tem toda uma construção psicológica do personagem, fala de traição, adultério, falsidade e egoísmo humano. Ou seja, toda a realidade que o Romantismo tratava de esconder idealizando um mundo perfeito.
Mostra a pequenez de homens comuns diante de poderosos. É uma discrição, análise e até mesmo crítica a realidade e a sociedade.
Em lugar de fugir à realidade, os realistas procuram apontar falhas como forma de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações.
;]
2006-09-18 02:28:57
·
answer #2
·
answered by Didjoka 2
·
2⤊
0⤋
Romance Realista: objetivismo, descreçoes obejtivas (tenta captar o real como ele é), liguagem culta e direta; mulher nao idealizada, mostrada com defeitos e qualidades, amos e outros sentimentos subordinados aos interesses sociais, casamento como instituiçao falida, herois problematico, cheigo de fraquezas, manias e incertezas, narrativa lenta, acompanhando o tempo psicologico, personagens trabalhadas psicologicamente, universalismo
Romance romantico: subjetivismo, descriçoes idealizantes, tentando elevar o objeto descrito, linguagem culta, em estilo metaforico e poetico, mulher idealizda, anjo de pureza, e perfeiçao, amor sublimee puro, acima de qualquer interesse, casamento com oobjetivo maior de relacionamento amoroso, heroi integro, de carater irrepreensivel, narrativa de açao e de aventura, personagens e açoes previsiveis, invidualismo, culto do eu!
2006-09-17 13:30:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O romance romântico é aquele amor cheio de atenção e cortesia como todas as mulheres sonham, e o realista é um amor real que é verdadeiro que guardamos por toda a vida e morremos com ele. Mais também pode ser um amor, que muitas vezes pensamos que não temos chance e um dia realizamos viver este amor. Essa palavra realista significa muitas situações, eu posso ser realista de muitas coisas.
2006-09-17 13:53:52
·
answer #4
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
ROMANTISMO
José de Alencar : um dos principais escritores do Romantismo no Brasil
Introdução
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
Literatura
Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram : amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são : Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
REALISMO
Gustave Flaubert : romancista francês
Introdução
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
Literatura Realista
Nas obras em prosa, o realismo atingiu seu ápice na literatura. Os romances realistas são de caráter social e psicológico, abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia. Nas obras literárias deste período, os escritores também criticavam o preconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.
Podemos citar como importantes obras da passagem do romantismo para o realismo: Comédia Humana de Honoré de Balzac, O Vermelho e o Negro de Stendhal, Carmen de Prosper Merimée e Almas Mortas de Nikolay Gogol.
Porém, a obra que marca o início do realismo na literatura é a obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. Outras importantes obras são : Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Anna Karenina e Guerra e Paz de Leon Tolstói, Oliver Twist de Charles Dickens, Os Maias e Primo Basílio de Eça de Queirós.
2006-09-17 13:29:37
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Romance romântico é escrito com base no texto literario,em que existem marcas pessoais do autor e subjectividade,ou seja,excesso de ficção e ausência de realidade.Já romance realista vai de encontro com a realidade dos factos,há ausência de ficção de marcas pessoais do autor,enquadra-se na categoria dos textos não literários.
2006-09-17 13:27:05
·
answer #6
·
answered by Bruxinha 5
·
0⤊
0⤋
Fácil:
O romance romântico termina com um casamento ("e viveram felizes para sempre"); o realista começa com ele (a famosa vida conjugal...)
Na bverdade, não é só isso. Mas serve para servir de parâmetro para uam futura comparação. Exemplos de leitura: "O Primo Basílio" e "O Cortiço", romantico e realista respectivamente.
2006-09-17 13:24:33
·
answer #7
·
answered by tbfstb 5
·
0⤊
0⤋
romance romantico ja diz o nome!!! é amor I love you!!! muita melação, muito chameguinho, etc!!!
no amor realistico é o famoso "vem cá meu bem" e deu p/coquinho!!! sacaram!!! rsrsrsrsr...
romantismo tem carinho
realistico tem tezão.
2006-09-17 13:22:38
·
answer #8
·
answered by Vampy Lavigne 4
·
1⤊
1⤋
no romance...vc quando ouve a voz do seu parceiro/a , é como música para os seus ouvidos. No realista o canto do seu parceiro/a é um grito horrível e estridente....
2006-09-17 14:09:20
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋