English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em caso de uma emergência mesmo com familiares, vc saberia agir?

2006-09-17 11:47:42 · 20 respostas · perguntado por Fabiano P 1 em Sociedade e Cultura Serviço Social

20 respostas

Fabiano, escolhí responder sua pergunta pelo simples fato de esse episódio ter acontecido com um colega de trabalho no ano de 2003. Estávamos exercendo nossa função quando de repente ele começa a "estribuchar" no chão, sua boca espumava e ele se debatia no chão a ponto de se machucar todo. Como não tinha experiência e não sabia o que era, corrí até o telefone e disquei o ramal do gerente operacional. Quando ele subiu o elevador trazendo mais alguns funcionários, o pobre senhor já tinha mordido a língua e sangrava muito, sem dizer que ele não parava de se debater no chão. Os outros funcionários o acudiram e foi levado imediatamente para um pronto socorro mais próximo. Quando foi mais tarde, um colega nosso disse que eu teria que colocar um pano qualquer em sua boca para evitar que ele mordesse a língua. Porém, não tive essa reação pq nem sabia do que se tratava. No outro dia, fiquei sabendo que ele não tomou os devidos medicamentos e por isso teve um ataque epilético. Passei um tremendo susto, imagine se aquele senhor falecesse na minha frente? Ficaria traumatizada e até culpada...Graças a Deus ele está bem...eu acho...

2006-09-17 18:25:55 · answer #1 · answered by Leila / Bhte-MG 4 · 1 0

Primeiro vou fazer um breve relato para depois responder.
Tive uma irmã, que morreu com 26 anos. Ela teve epilepsia desde os 4 anos. Sempre tinha ataques na igreja, no cinema, na rua, em casa. Ela precisava tomar remédio diariamente. Lembro que tomava um remédio chamado Gardenal.
Quando ela tinha os ataques, caía, se debatia, se encolhia toda, entortava a boa e babava.
Porém depois de alguns segundos, no máximo 1 ou 2 minutos ela começava a voltar ao normal e ficava bem.
Convivi com isso e achava normal os ataques, mas sentia-me mal com o sofrimento dela, sem poder fazer nada, pois eu era criança e depois adolescente.
Vou contar um fato. Um dia eu estava no metrô em S.Paulo, quando uma moça teve um ataque epilético. Ela caiu ao chão e imediatamente um policial militar que estava no metrô retirou o revólver e enfiou na boca da moça. Fiquei assustando pensando que ele fosse matá-la, mas não ele estava apenas mantendo o cano entre os dentes dela para manter a boca aberta.
No meu tempo de faculdade, bem no dia de uma prova, um colega que estava sentado ao meu lado, caiu de testa no chão. Ele sofria de epilepsia. Alguém pediu uma borracha de apagar lápis e a colocou entre os dentes dele, dizendo que era para ele não morder a língua.
Com toda essa experiência que relatei, penso que eu agiria mais ou menos da maneira como vi agirem.

2006-09-17 12:27:54 · answer #2 · answered by alex 5 · 1 0

Claro que sim, embora não tenha casos de epilepsia em minha família, procurei saber como agir, na eventualidade de presenciar um ataque epiléptico.

Proteja a cabeça da vítima com um travesseiro ou pano (para que ela não se machuque se debatendo) e afrouxe-lhe a roupa.
A vítima poderá morder a própria língua, mas não irá engolí-la. Por isso, não coloque objetos em sua boca nem tente puxar a língua para fora.
Deixe a vítima debater-se livremente. Coloque-a em deitada em posição lateral para que a baba escorra.
Mantenha-a em repouso, cessada a convulsão. Deixe-a dormir.
Nas convulsões infantis por febre alta, deite a criança envolta de uma toalha úmida.
Procure ajuda médica se:
A pessoa se feriu gravemente com a crise (por exemplo, bateu a cabeça em algum objeto)
A crise dura mais do que o normal para aquela pessoa (se não se souber a duração normal da crise para a pessoa em questão, tomar como limite cinco minutos)
Importante: Não jogue água sobre a vítima, não dê tapas, não tenha receio (a baba de um epilético não transmite a doença). Não é necessário fazer massagem no coração ou respiração boca-a-boca.

2006-09-17 11:56:01 · answer #3 · answered by Zoing 5 · 1 0

Ajudaria, pois já passei por isso é em a ajuda das outras pessoas eu acho que poderia ter morrido.Graças a Deus apareceu pessoas que me ajudaram, por isso faria a mesma coisa hoje. e epero que todos façam

2006-09-21 07:49:41 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Tem que segurar a língua dela, pra ela não morrer sufocada. E esperar a crise passar.

2006-09-19 12:06:27 · answer #5 · answered by cao_raivoso_666 3 · 0 0

gritaria por socorro,chamaria uma ambulancia sei-la mas tentaria fazer alguma coisa...

2006-09-19 11:57:10 · answer #6 · answered by eu Amabile 7 · 0 0

eu não saberia o que fazer ,nem sei como age uma pessoa com ataque epiléptico, só que poderia fazer é chamar uma ambulância , ou ajuda de alguém

2006-09-18 02:16:11 · answer #7 · answered by geckoman 3 · 0 0

Tenho uma oração da Santa Cruz que carrego na bolsa que dizem ser ótima.

Sinceramente nem me imagino numa situação dessas......

2006-09-17 17:53:17 · answer #8 · answered by miosotis 7 · 0 0

sinceramente não sei

2006-09-17 12:43:56 · answer #9 · answered by Eliane 3 · 0 0

Putz, eu sei q tem que segurar a cabeça e os membros (braços e pernas) pq a pessoa fik toda zuada e se machuca muito, além de ela n ter controle sobre sua própria força, nada de colocar dedinhos dentro da boca pra ela n engolir a língua que ela vai acabar engolindo sua mão toda!
Mas sozinha, se eu me deparasse com um epilético, eu ia achar que o coitado tá morrendo...

2006-09-17 12:38:29 · answer #10 · answered by tbfstb 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers