English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que acontece com o lixo radioativo deixado em qualquer lugar?
Por favor expliquem pra mim...
Tambem preciso desse....
Vale 10 pontos
Por favor..............

2006-09-17 05:36:26 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Outras - Ciências

9 respostas

veja se ajuda

Lixo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um contentor de lixo.Lixo, ou resíduo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, repugnante e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. O conceito de lixo pode ser considerado uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. Muito do lixo pode ser reutilizado, através da reciclagem, desde que adequadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, além de contribuir contra a poluição ambiental. Outros resíduos, por outro lado, não podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear, por exemplo.

O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido. Líquidos ou gases considerados inúteis ou supérfluos, são, enquanto isto, geralmente chamados de resíduos (líquidos ou gasosos). Porém, os termos lixo e resíduos também podem ser utilizados para descrever respectivamente fluidos e sólidos.

Índice [esconder]
1 Tipos de Lixo
1.1 Por composição
1.1.1 Lixo orgânico
1.1.2 Lixo inorgânico
1.1.3 Lixo tóxico
1.1.4 Lixo altamente tóxico
1.2 Por origem
2 Tratamento
2.1 Aterros sanitários
3 Reciclagem
3.1 Incineradores
3.2 Decomposição
3.3 Confinamento permanente
4 Ver também
5 Ligações externas



[editar]
Tipos de Lixo
[editar]
Por composição
[editar]
Lixo orgânico
Na concepção técnica o lixo deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.

Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um minímo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de micro organismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.

O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico.

[editar]
Lixo inorgânico
Lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.

Muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. Plástico, por exemplo, é formada por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a sua digestão por agentes decompositores (bactérias, principalmente). Para solucionar este problema, diversos produtos inogrânicos são biodegradáveis.

Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.

[editar]
Lixo tóxico
Muito do lixo é tóxico. Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de rejeitos industriais. Estes produtos precisam receber tratamento adequado, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.

[editar]
Lixo altamente tóxico
Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.

[editar]
Por origem

Exemplo de lixo urbano.Lixo doméstico: é o lixo produzido pelas pessoas que moram dentro da casa.
Lixo urbano: é o lixo produzido em instalações públicas (parques, por exemplo), em instalações comerciais, bem como restos de construções e demolições.
Lixo industrial: é gerado pelas indústrias, e é geralmente altamente destrutiva ao meio ambiente ou à saúde humana.
Lixo hospitalar: é a classificação dada à produtos sem valor e considerados perigosos produzidos dentro de um hospital, como seringas usadas, aventais, etc. Por serem perigosos, podendo conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante produzido dentro do hospital (restos de comida, etc), e é geralmente incinerado. Porém, certos materiais hospitalares, como aventais que mantiveram constante contato com raios eletromagnéticos de alta energia como raios X, são categorizados como lixo nuclear, e recebem tratamento diferente.
Lixo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis, etc), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade e que possue algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioatividade por longos períodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.
[editar]
Tratamento

Um aterro sanitário.[editar]
Aterros sanitários
Ver artigo principal: Aterros sanitários.
Aterros sanitários são a maneira mais prática, barata e usada de eliminar o lixo doméstico e urbano, além de esgoto não tratado. Utiliza grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Porém, inutilizam vários materiais que poderiam ser reciclados, além de ser uma fonte de poluição do solo (líquidos que fluem do lixo para o solo, contendo bactérias e produtos tóxicos), de rios e lagos (quando tais líquidos fluem do aterro para corpos de água na região) e do ar (decomposição, que gera enormes quantidades de metano e outros agentes poluidores).

[editar]
Reciclagem
Ver artigo principal: Reciclagem.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de material orgânico e inorgânico do lixo. É considerado o melhor método de tratamento de lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de mais matéria-prima diretamente da natureza. Porém, muitos materiais não podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco ou não praticada por ser economicamente inviável. Algumas formas de lixo, em especial, lixo altamente tóxico, não pode ser reciclada, e precisa ser descartado.

[editar]
Incineradores
Ver artigo principal: Incineradores.
Incineradores literalmente incineram o lixo, reduzindo-o a cinzas. São altamente poluidores, gerando enormes quantidades de poluentes, como gases que contribuem ao agravamento do efeito estufa. É o método utilizado para a destruição de lixo hospitalar, que pode conter agentes causadores de doenças potencialmente fatais.

[editar]
Decomposição
Ver artigo principal: Decomposição.
Matéria orgânica pode ser decomposta. Além de presente em aterros sanitários, a decomposição pode ser utilizada para tornar lixo orgânico em composto. O metano, um produto comum da decomposição de material orgânico, pode ser utilizado como combustível. Existem usinas que produzem metano utilizando lixo orgânico como matéria-prima.

[editar]
Confinamento permanente
Lixo altamente tóxico e duradouro, e que não pode ser destruído, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantidos em algum lugar de difícil acesso, como túneis escavados a quilômetros abaixo do solo, por exemplo.

[editar]
Ver também
Desenvolvimento sustentável
Engenharia do ambiente
Freeganismo
Saco de plástico
[editar]
Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: LixoLixo.com.br (em português)
Reciclagem.Net (em português)



Tópicos relacionados com lixo
Aterro sanitário | Composto | Esgoto | Fossa séptica | Caminhão de lixo | Incinerador | Lata de lixo | Lixo eletrônico | Lixo industrial | Lixo urbano | Lixo radioativo | Lixo tóxico | Poluição | Reciclagem | Tratamento de esgoto


Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo"
Categorias de páginas: Lixo

VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
Česky
Cymraeg
Dansk
Deutsch
English
Esperanto
Español
فارسی
Suomi
Français
Galego
עברית
Magyar
Bahasa Indonesia
日本語
한국어
Nederlands
Norsk (bokmål)
Polski
Русский
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
Svenska
中文
粵語

Esta página foi modificada pela última vez em 20:13, 11 Setembro 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

2006-09-17 05:42:20 · answer #1 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 1

Procure na net conhecer o caso do Césio 150 - que a principio era apenas uma simples máquina de Raio X abandonada no lixo. Vai te esclarecer.

2006-09-17 12:48:20 · answer #2 · answered by verinha 6 · 1 0

O lixo radiativo continua radioativo. Portanto, pode afetar os seres humanos, "queimando" celulas vitais. Nunca sao reparaveis. Portanto, deve-se cuidar bem do lixo para ser jogado em lugar seguro. Existem "regras internacionais" para isso.

2006-09-17 12:41:23 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

naum sei

2006-09-17 16:10:56 · answer #4 · answered by roraiosdealegria 2 · 0 0

Ele tem altamente contaminável..pode trazer maleficios, para saúde...e o indice de contaminação em todos os aspectos.

2006-09-17 12:50:22 · answer #5 · answered by Meka 2 · 0 0

Ele pode matar se não armazenado da forma correta.

2006-09-17 12:46:42 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

mas eu nao sei o que é lixo radioativo.

2006-09-17 12:45:05 · answer #7 · answered by flor de regger 3 · 0 0

hããããnnn...ummmm...deixa eu pesquisar...se eu axar sua pergunta denovo enquanto tiver rodando pelo yahoo resposta eu te falo...

2006-09-17 12:41:29 · answer #8 · answered by RenegateAngel 2 · 0 0

sim

2006-09-17 12:38:46 · answer #9 · answered by clonearmy03 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers