English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-17 02:16:34 · 13 respostas · perguntado por Yara 1 em Governo e Política Política

13 respostas

É bem uma manobra. Leia isso:
Clodovil pode repetir Enéas e carregar "deputados-zumbis"

Por Fernanda Ezabella

SÃO PAULO (Reuters) - Brasília nunca mais será a mesma, promete o candidato a deputado federal Clodovil Hernandes. De fato, se eleito dentro das perspectivas do Partido Trabalhista Cristão (PTC), que espera 1 milhão de votos para o excêntrico ex-costureiro de 70 anos, ele deverá arrastar junto três candidatos do partido à Câmara, reforçando o exército de "deputados-zumbis" que poderá se formar no próximo ano na capital.

"Deputados-zumbis" foi o apelido criado na mídia para os parlamentares que estarão na Câmara mas, devido ao seu partido não ter ultrapassado a chamada cláusula de barreira, em vigor nesta eleição, não terão poder relevante nos trabalhos do Parlamento.

"Independentemente do achismo, nós temos as situações das pesquisas, que mostram que ele (Clodovil) será o mais votado ou o segundo mais votado do Estado", disse Ciro Moura, presidente do PTC paulista, referindo-se a "pesquisas feitas por partidos maiores e que têm dinheiro".

Moura acredita que Clodovil terá 5 por cento dos votos, segundo as pesquisas a que se referiu, o que daria 1 milhão de votos e mais três cadeiras para o PTC na Câmara. Moura espera ter a segunda maior votação do partido, com 20 mil votos.

Se a expectativa se confirmar, e não há nenhuma pesquisa registrada que a corrobore, Clodovil se aproximará do candidato à reeleição na Câmara Enéas Carneiro (Prona), que em 2002 obteve 1,5 milhão de votos, levando junto outros cinco parlamentares do partido, alguns com menos de 1.000 votos.

A diferença desta eleição é que agora existe a cláusula de barreira, uma espécie de filtro partidário para as siglas que não conquistarem 5 por cento do total de votos válidos na eleição para deputado federal no país e 2 por cento de votos em pelo menos nove unidades da Federação (Estados e o Distrito Federal).

Neste caso, os deputados eleitos não poderão participar da composição da Mesa Diretora da Câmara, nem ser indicados para atuar em comissões permanentes ou CPIs. Além disso, as legendas terão uma redução significativa no tempo da propaganda gratuita de rádio e TV e no fundo partidário.

PURO SANGUE? Entre as 16 legendas que atuam na Câmara atualmente, tendo os resultados de 2002 como base, apenas seis ou sete devem superar a cláusula de barreira, e o PTC e o Prona não devem estar entre elas.

"Num primeiro momento, existirá, sim, um número de deputados eleitos por partidos pequenos, mas à medida que esses deputados venham a sentir dificuldade no seu exercício parlamentar vai ser natural que eles procurem outras agremiações", disse o advogado João Fernando Lopes de Carvalho, especialista em direito eleitoral.

Moura, do PTC, acredita que poderá recorrer à Justiça contra a cláusula ou ainda fazer fusão com outras siglas. "A princípio, queremos continuar puro sangue, somos metidos mesmo", disse, dando risada, mostrando despreocupação com a medida.

Para Carvalho, tanto Enéas como Clodovil devem carregar "deputados-zumbis" devido aos votos de protesto, mas ele não acredita numa votação tão expressiva para o Prona e ainda chega a duvidar da eleição do ex-costureiro, já que o PTC é pequeno demais para atingir até mesmo o quociente eleitoral -- divisão do número de votos de um Estado pelo número de cadeiras reservadas ao Estado no Congresso. O quociente paulista seria de cerca de 280 mil.

Mesmo depois de ter sido preso por denúncias de irregularidades, o ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf, candidato a deputado federal pelo PP, também deverá levar junto outros deputados, mas a possibilidade de eles virarem "zumbis" é menor, uma vez que a legenda teve um bom desempenho em 2002.

"Já ouvi que a expectativa é que ele seja o deputado mais votado do Brasil e acredito que seja", disse Carvalho, afirmando que Maluf tem um eleitorado fiel, embora decrescente, de cerca de 10 por cento em São Paulo, o que garantiria, só com seus votos, a eleição de outros seis deputados.

2006-09-17 02:18:43 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Eu não votaria nele, mas se ganhar eu acho legal, provará que há união na classe que ele representa, a qual sofre muito preconceito no Brasil. Tomara que ele represente bem seus eleitores, pois, muitos com temperamento igual ao dele, passaram por lá, não fizeram o que se esperava e saíram horrorizados. Ele diz que se ganhar, Brasília nunca mais será a mesma; oxalá o tiro não saia pela culatra. um abraço

2006-09-17 10:19:14 · answer #2 · answered by adericleverson 7 · 0 0

Não acredito que o Clodoviu terá essa votação toda, 1 milhao de votos ele não faz mesmo. Quanto ao Maluf, esse sim será eleito e novamente quebrará o recorde com mais de 2 milhoes de votos, na minha opnião ficará assim a eleição para federal em sao paulo.

1 - Maluf - 2 milhoes de votos
2 - Clodoviu 600 mil votos
3 - Eneas - 550 mil votos
4 - Palocci 500 mil votos
5 - Paulinho da Força - 350 mil votos

vai ser mais ou menos isso

2006-09-17 09:48:59 · answer #3 · answered by andder 2 · 0 0

bem gata, nao vejo nada de mais,pois e uma pessoa inteligente,eu so espero que ele use a inteligencia dele para o bem.

2006-09-17 09:35:33 · answer #4 · answered by ariazevedo 2 · 0 0

Isso é pra dar voto pra legenda. A viadagem vai encher ele de votos e o pior, esse gay dos infernos vai querer aparecer todo o dia na tv, sem falar das leis que essa anta vai propor, como o dia nacional do gay, cotas para gay, bolsa para gay e mais um monte de babaquice.

2006-09-17 09:34:54 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Um luxo !

Bjs

Deni

2006-09-17 09:32:22 · answer #6 · answered by Deni Gomes 2 · 0 0

Otimo, porque ele é um dos poucos candidatos que tem o que dar.

2006-09-17 09:30:29 · answer #7 · answered by André o CARA 4 · 0 0

Nada demais!
Pois já vi FIGURAS muito piores do que ele nesse tal horário politico obrigatório.

2006-09-17 09:29:16 · answer #8 · answered by Luz do Sol 5 · 0 0

mais uma vez ele só quer dar pinta.

2006-09-17 09:26:15 · answer #9 · answered by mamy_leoa 5 · 0 0

A democracia é isso, candidata quem quer. E também, vota nele quem quer. Se ele ganhar é porque as pessoas acham que ele vai ser um bom político. Certamente, o que ganharíamos é diversão, se ele sair falando mal de todos que encontrar, com aquele jeito dele... Mas não acho que seria bom político.

2006-09-17 09:25:52 · answer #10 · answered by Gaivota 4 · 0 0

eu gosto dele.é verdadeiro.

2006-09-17 09:24:35 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers