English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

É urgente, é p/ um seminário q vou apresentar 2ª e ñ consegui achar, me indiquem um site por favorrrrrrrrrrr

2006-09-16 14:10:28 · 6 respostas · perguntado por Paula Fernanda 1 em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

6 respostas

A cultura do Oriente é a cultura dos muçulmanos (ISLAMISMO)é muito complexo pois é uma cultura de mais de 8 mil anos, estou te enviando este material, alguma coisa talvez poderá te ajudar:

Oriente Médio

Os conceitos de geografia física e humana relativos ao Oriente Médio variam de acordo com a época e a fonte das definições. Um importante fator para caracterização da área é a presença da cultura árabe.
Oriente Médio é a expressão que designa as terras do litoral leste e sul do Mediterrâneo, que vão do Marrocos à península arábica, ao Irã e, em alguns casos, mais além. A inclusão dessa vasta área sob a designação de Oriente Médio é contemporânea. Os primeiros geógrafos e historiadores modernos dividiram o Oriente em três regiões: Oriente Próximo, que compreendia a área geográfica mais próxima da Europa, do Mediterrâneo ao golfo Pérsico; Oriente Médio, do golfo Pérsico ao sudeste da Ásia; e Extremo Oriente, as terras banhadas pelo Pacífico.
A mudança na acepção do termo começou antes da segunda guerra mundial, confirmou-se durante o conflito, quando o comando militar britânico no Egito recebeu a denominação de Oriente Médio, e se manteve na atualidade. Assim, integram o Oriente Médio, além do núcleo central -- Síria, Egito, Líbano, Israel e Jordânia, que constituíam o antigo Oriente Próximo--, os estados da Turquia, Chipre, Iraque, Irã, Sudão, Líbia, Arábia Saudita, Kuwait, Iêmen, Omã, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos.
Acontecimentos posteriores ampliaram ainda mais o uso do termo para incluir outros países, como Tunísia, Argélia e Marrocos, situados no norte da África, que têm afinidades culturais e de política internacional com os estados árabes. Não raro nele se englobam também Afeganistão, Paquistão e parte da Europa balcânica. A delimitação feita pela comissão das Nações Unidas para fomentar o progresso econômico no Oriente Médio abrange da Grécia ao Paquistão e, para o sul, a Etiópia. Os dois termos, Oriente Médio e Oriente Próximo, são, assim, de conceituação imprecisa e sofrem variações e deslocamentos por razões diversas, sem contudo ultrapassarem os limites da região histórica conhecida no passado sob o nome de Oriente, sítio das primeiras civilizações que ocupavam o vale do Nilo e o Crescente Fértil e se estendiam até a Grécia.
Geografia física e humana. A área central do Oriente Médio, do Egito ao Irã e da Turquia à península arábica, compreende três grandes zonas geográficas. Ao norte, uma região de planaltos, rica em ferro, carvão e petróleo, é limitada por cadeias de montanhas, desde a Turquia até o Irã, que orientam a distribuição da umidade, das atividades agrícolas e a das pastagens, nas quais se criam predominantemente ovinos e caprinos. As atividades industriais são bem desenvolvidas, em especial as indústrias alimentícias, têxteis, de madeira, couro e petróleo.
Ao sul estende-se uma região sedimentar, entre o Mediterrâneo e o golfo Pérsico, onde se destacam a fossa do Jordão e do mar Morto e a Mesopotâmia. Situam-se a leste dessa área as mais ricas reservas petrolíferas do mundo. Na Mesopotâmia e na zona mediterrânea concentram-se as atividades agrícolas; nas áreas mais elevadas do interior há criação de ovinos. Na península arábica e no Egito localizam-se as áreas predominantemente desérticas. Riquezas minerais, com petróleo, ferro, manganês, fosfatos e sal-gema, ocorrem na península do Sinai e nos planaltos do leste do Egito. As principais áreas agrícolas dessa região são o vale do Nilo e a região montanhosa do Iêmen.
A população do Oriente Médio é majoritariamente árabe e tem na integração de todos os povos árabes uma de suas aspirações mais antigas. Para atingir esse objetivo, trabalha a seu favor o fato de falarem a mesma língua, constituírem uma maioria de adeptos da seita islâmica sunita e terem resistido de forma tenaz às influências estranhas, originárias da dominação otomana e, a seguir, da colonização pelas potências européias.
Zona de conflito. O mais destacado movimento para a reunificação política dos povos de cultura árabe é o pan-arabismo, cuja origem remonta ao fracionamento do mundo islâmico no século VIII, quando a fase de sua grande expansão havia chegado ao auge. Apesar de várias tentativas de realizar essa aspiração, sobretudo a partir do século XIX, o pan-arabismo só ganhou força após a segunda guerra mundial, com a criação da Liga dos Estados Árabes. Os objetivos da Liga são os do pan-arabismo: "fortalecer os laços entre os estados participantes, coordenar-lhes a atividade política de modo a ser conseguida uma efetiva colaboração entre eles e preservar-lhes a independência e a soberania". A Liga Árabe, porém, não conseguiu consagrar o ideal unitário que estimulou o movimento pan-arábico no século anterior, que inspirou a resistência dos líderes árabes ao império otomano.
Na verdade, sempre existiram divergências entre os países árabes, alimentadas pelo exacerbado nacionalismo e pela religiosidade, que inibiram sua capacidade de adotar uma política de defesa conjunta e progresso global. Essa limitação foi amplamente explorada pelas potências mundiais, que cobiçam as riquezas naturais da região, especialmente o petróleo.
Alguns dos elementos que mais pesaram contra a pacificação da região, a partir da segunda guerra mundial, foram a implantação do Estado de Israel e suas guerras com os países árabes, o êxodo do povo palestino e os conflitos daí resultantes, o aprofundamento da divisão entre os seguidores das seitas xiita e sunita, a ascensão do fundamentalismo xiita ao poder no Irã, a guerra civil no Líbano, a guerra Irã-Iraque e a invasão do Kuwait pelo Iraque, que levou à primeira intervenção de forças internacionais no Oriente Médio desde a aliança que combateu o Eixo. Na década de 1990, porém, surgiram indicações de avanço em direção à paz, como o fim da guerra civil no Líbano, o acordo entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e a declaração de paz entre Israel e Jordânia.
Egito; Israel; Liga Árabe; Palestina
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.1999

2006-09-16 14:36:40 · answer #1 · answered by Alberto 3 · 0 0

Tirando toda a baboseira do primeiro mané aí (ou primeira mané, não vi o sexo) vá no Wikipedia. É uma boa fonte.

Mas a melhor fonte continua sendo os livros. É cansativo frente as outras alternativas existentes, mas vale a pena.

2006-09-16 19:03:36 · answer #2 · answered by ? 5 · 0 0

Entra no site de busca do seu provedor digita oriente medio cultura que tem uma porção de sites falando de tudo desde respostas diretas a floreadas. Agora mesmo eu entrei no uol e yahoo search e encontrei vários.

2006-09-16 14:35:41 · answer #3 · answered by adeilda2407 4 · 0 0

No Google, digite " cultura do seculo XIV" e voce encontrara a epoca e cultura destes imbecis.
Parece que este tal Josino e um deles

2006-09-16 14:24:47 · answer #4 · answered by Dr. Sabetudo 3 · 0 0

Tente no site da Al queda...lá tem muita informação sobre o mundo Árabe.

2006-09-16 14:20:49 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Tente ai, ok?



Médio Oriente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oriente médio)
Ir para: navegação, pesquisa

Mapa do Médio Oriente
Localização no mundoO Médio Oriente ou Oriente Médio (em árabe, Mashrek) é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo, conhecida como barril de pólvora pelo complexo e explosivo clima político da região, um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio Oriente é uma sub-região da África-Eurásia (partes da Turquia estão na Europa, e o país é considerado por alguns como parte da última), sobretudo da Ásia, e partes da África Setentrional.

[editar]
Fronteiras
O termo Oriente Médio define uma área de forma pouco específica, sem definição de fronteiras precisas. Geralmente considera-se incluir: Bahrain, Egito, Irã, Turquia, Iraque, Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordânia, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Oman, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Armênia, Azerbaijão, Afeganistão e Paquistão.

Os países do Magrebe (Argélia, Líbia, Marrocos e Tunísia) são frequentemente associados ao Médio Oriente devido à s ligações históricas, culturais e religiosas (são países islâmicos), apesar de serem ocidentais, tais como o Sudão. Os países africanos Mauritânia e Somália também têm este tipo de ligações. A Turquia, Chipre e Geórgia, apesar de geograficamente próximos, são normalmente considerados mais próximos da Europa. Em certos casos, também se considera como parte a Ásia Central.




Este artigo é um esboço sobre Geografia (genérico). Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9dio_Oriente"
Categorias de páginas: !Esboços sobre geografia | Geografia da Ásia | Geografia da África

VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
English
اÙ„عربية
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Eesti
Español
Esperanto
Français
Italiano
עברית
Magyar
Nederlands
日本語
Norsk (bokmål)
Plattdüütsch
Polski
Simple English
Suomi
Svenska
中æ–‡(简体)

Esta página foi modificada pela última vez em 11:30, 15 Setembro 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

2006-09-16 14:15:28 · answer #6 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers