English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Uma das substâncias fundamentais para a produção do hormônio da tireóide é o iodo presente na alimentação. Assim, se a pessoa viver numa zona onde haja carência de iodo, a tireóide não vai fabricar o hormônio e a hipófise vai estimulá-la para que supra essa deficiência. Resultado: crescimento do bócio indicativo do aumento de volume da glândula.
Felizmente, com a obrigatoriedade da iodação do sal de cozinha, a ocorrência desses quadros de bócio endêmico diminuiu muito, mas ainda se verifica em regiões centrais quer do Brasil, quer da Europa. É interessante notar que tanto a falta quanto o excesso de iodo podem levar ao hipotireoidismo.
Em geral, não há razão nenhuma para se ter excesso de iodo na alimentação. Casos esporádicos, porém, não de consumo de iodo, mas de hormônio da tireóide podem desencadear esse processo. Um deles, a síndrome do hambúrguer, aconteceu nos Estados Unidos e se caracterizou por uma concentração maior de iodo contida provavelmente em algum conservante empregado na fabricação do alimento.

2006-09-16 13:12:12 · answer #1 · answered by Tsunami 5 · 0 0

O iodo é uma das substâncias necessárias para a produção dos hormônios da tireóide.
Quando a alimentação da pessoa é carente de iodo, a tireóide diminui a fabricação dos seus hormônios. A Hipófise (que é uma glândula que tem, dentre outras funções, regular a Tireóide) percebe que a quantidade de hormônios da Tireóide está abaixo do que deveria e estimula o aumento no número de células da Tireóide, numa tentativa do corpo de normalizar a produção dos Hormônios. Assim, a Tireóide aumenta de tamanho, patologia que é conhecida como bócio.
Então, o iodo regula indiretamente a função da Tireóide, porque sua falta ou excesso reflete na produção de hormônios e a quantidade destes no sangue é que são parâmetros para a regulação pela Tireóde.
Para evitar esses problemas, em regiões onde os alimentos disponíveis são carentes de iodo, existe uma lei que obriga a adição de iodo no sal de cozinha.

2006-09-16 13:30:15 · answer #2 · answered by Raphael Vieira 3 · 1 0

O iodo promove o bom funcionamento da tireóide. A carência dele faz com que a tireóide trabalhe tanto, em demasia, que uma pessoa carente desse elemento pode desenvolver uma doença chamada BÓCIO que é uma espécie de inchaço na região da tireóide. Isso pode ser corrigido com ingestão de iodo, mas não se preocupe porque a maioria dos alimentos que consumimos já tem iodo, ok?

2006-09-16 13:08:21 · answer #3 · answered by Avatar 5 · 1 0

Em excesso provoca o hipertiroidismo, que é a tireóide funcionando em excesso, a pessoa é extremamente magra, entre outras coisas que não consigo lembrar, abaixo do ideal de iõdo, provoca o Hipotiroidismo, que torna oa glândula tireóide preguiçosa, provocando entre outras coisas: Insônia, excesso de gordura ( a pessoa faz regime mas não emagrace), facilidade para abortar. Ambas exigem um controle rídigo de exames que são o T3, T4 e TSH.

2006-09-16 13:14:48 · answer #4 · answered by Clelio Medeiros 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers