Acho que você quer dizer das eleições como um todo e não o processo de votação somente, certo? Pois bem, acho que a nível de processo poucas coisas devem ser mudadas. Há por parte de vários políticos a defesa do voto distrital, o que é uma boa idéia para minimizar a grande chantagem eleitoral realizada nas regiões mais pobres do país, porém, sob meu ponto de vista é menos democrático. A manutenção das datas, reeleição e segundo turno acho boas também. Quanto à propaganda política acredito que deva ser ainda mas restringido do que é agora, os tempos mais equilibrados, proibição de panfletagens, entre outras coisas. Na tv, apenas imagem do candidato falando, a frente de um fundo padronizado para todos e obrigação dos candidatos a participar de sabatinas semanais em um programa do horario politico gratuito. Limitar o custo de campanha. Reduzir o número de partidos, conforme audiência de votos nas eleições (é um assunto delicado, porque cada partido representa uma ideia e na democracia não deve haver sensura, mas não se trata disso). Proibir a troca de partido político no período mínimo de 4 anos após a afiliação. Tornar o voto obrigatório para todos a partir de 16 anos (infelizmente o povo não vai as urnas sozinhos). Inserir disciplina sobre política nas escolas de ensino fundamental e médio. Exigir dos candidatos a formação mínima no ensino médio e aos cargos de governador e presidente o ensino superior (não é pra restringir a candidatura de ninguém especial, quem quiser ser eleito que corra atrás e estude) e ainda um curso de política, que envolva aspectos administrativos, econômicos, leis, ética entre outros. Conhecimentos e capacidades comprovadas por um exame básico de candidato. Forçar a renúncia dos candidatos à reeleição e obrigar a divulgação do vice nas propagandas eleitorais. Bom, é uma opnião estritamente pessoal.
2006-09-17 08:57:07
·
answer #1
·
answered by Thadeu 3
·
0⤊
0⤋
Aquela campainha chata de montão que avisa da confirmação do voto. Poderia ser uma voz gritando: OTÁRIO, OTÁRIO!!!
2006-09-16 18:24:59
·
answer #2
·
answered by bertolivier2004 6
·
1⤊
0⤋
Muita coisa, principalmente:
Acabar com reeleição em todos os níveis;
Diminuir o número de representantes;
Diminuir o número de partidos´políticos.
2006-09-17 09:07:38
·
answer #3
·
answered by edromo 5
·
0⤊
0⤋
O voto deveria ser opcional, deveria haver apenas a conscientização de que é importante escolher os nossos representantes. No horário eleitoral, os candidatos deveriam apenas dizer suas propostas de governo. Denegrir a imagem de quem quer que seja, só compromete a ética de quem fala, pois se torna muito constrangedor depois que as eleições passam, muitos políticos em cima dos palanques dando e recebendo apoio, com aqueles tapinhas nos ombros uns dos outros, com elogios hipócritas. Deveria ser proibido ataques verbais no horário eleitoral. Aqui vai um apelo aos políticos que desejam fazer alguma coisa para conquistar a confiança dos eleitores, acabem com os "velhos chavões": "Comigo vai ser diferente..." "vou acabar com a pobreza e a corrupção..." Por favor, falem menos e façam mais. A melhor campanha política é no resultado final de cada gestão, é o que o povo vê, através das obras. Na eleição seguinte, a resposta vem nas urnas. Larguem de rixas, tentem fazer o que o outro tentou e não conseguiu. E se o outro não tentou fazer, tente fazer você agora que tem o poder nas mãos. Todos nós somos responsáveis pelo governo da nossa nação. Nenhum governante consegue governar sozinho, o povo tem que fazer a sua parte, pois criticar é fácil, fazer é que são elas.
2006-09-16 20:25:09
·
answer #4
·
answered by aprendiz 3
·
0⤊
0⤋
A obrigatoriedade do voto.
2006-09-16 18:53:41
·
answer #5
·
answered by Naldo Viana 3
·
0⤊
0⤋
Algumas propostas:
1). Voto facultativo;
2). Campanha eleitoral na TV e no rádio limitada a 21 dias (três semanas);
3). 1º turno das eleições realizado em 7 de setembro (2º turno em 21 de setembro), com posse em 15 de novembro (não na ressaca do Ano Novo, como atualmente)
4). Proibição absoluta de outdoors, santinhos, etc., para as ruas deixarem de ser emporcalhadas.
5). Maior rigidez controle nas contas apresentadas pelos partidos;
6). Manutenção da reeleição por apenas um período;
7). Redução do Senado Federal para dois senadores por Estado (caindo de 81 para 54);
8). Redução da Câmara Federal de 513 para + ou - 300 deputados, com redistribuição da quantidade de cadeiras por Estado e diminuição das distorções existentes atualmente;
É claro que há muito mais a fazer, mas essas medidas farão o país economizar e ser mais eficiente.
2006-09-16 18:45:21
·
answer #6
·
answered by FABIUS 3
·
0⤊
0⤋
A lei relativa aos partidos politicos deve ser a primeira mudança, é uma vergonha como funciona hoje em dia, os candidatos não demonstram nenhum respeito por ideologia, mudam de partido como se muda de roupa, em segundo tornar o voto facultativo, assim só votaria quem tivesse interesse e conhecimento suficiente da politica e não teriamos um bando de vaquinhas de presepio fazendo da urna um pinico. Fora isso existem varias outras mudanças mas na minha opinião isso já seria um bom começo.
2006-09-16 18:38:29
·
answer #7
·
answered by altair u 3
·
0⤊
0⤋
Como não é possível coibir as mentiras dos candidatos,eu ficaria
muito feliz se votar fosse facultativo,e não obrigatório.
Abração!!!.
2006-09-16 18:36:54
·
answer #8
·
answered by sebasca 5
·
0⤊
0⤋
O voto deixaria de ser obrigatório, seriam eleitos os candidatos mais votados e seria excluido o coeficiente eleitoral, faria o financiamento público das campanhas, evitando asim a troca de favores existentes, tornaria o crime eleitoral mesmo durante a exercício do mandato em crime hediondo e seria julgado pela Justiça Comum e tornaria obrigatória a permanencia do canditado pelo partido pelo qual se elegeu, pelo período mínimo de 2 anos. Acredito que essas medidas evitariam muito do que se vê hoje e tornaria os políticos mais decentes.
2006-09-16 18:36:37
·
answer #9
·
answered by Clelio Medeiros 4
·
0⤊
0⤋
Além do horário político, deveria haver um horário técnico gratuito, onde especialistas esclareceriam a população sobre questões básicas como orçamento, meio ambiente, administração, legislação, etc, da forma mais didática possível, para que a população tenha informação suficiente para não acreditar em qualquer besteira. Outra coisa, acabar com a vinculação de votos com legendas, pois alguns candidatos são eleitos com pouquíssimos votos de "carona" no sucesso de candidatos da mesma legenda. Deveria haver voto distrital misto, onde você vota em candidatos locais para alguns cargos, e gerais para outros. Eleição para o Executivo e para o Legislativo deveriam acontecer em épocas diferentes, pois só se lembra dos candidatos ao Executivo. Ninguém lembra dos candidatos a vereador ou deputado que votou na eleição passada. Mais plebiscitos para a população escolher diretamente o que deseja em questões polêmicas.
2006-09-16 18:34:31
·
answer #10
·
answered by Marcos W 3
·
0⤊
0⤋