na verdade, primeiro vc precisa definir o que é sotaque.
Sotaque é o conjunto de variações fonéticas, rítimicas, de entonação etc características de membros de determinadas regiões e sociedades. Assim, da mesma forma que em todos os lugares, as pessoas falam com sotaque, em todos os lugares, a pessoa fala sem sotaque. Vou explicar: uma pessoa que vive na periferia da cidade de São Paulo quando vê um Bahiano culto falar, pensa: como ele tem sotaque! Já o Bahiano culto, quando ouve o paulistano da periferia falar, pensa: Como ele fala com sotaque!
O que acontece nos telejornais de âmbito nacional, como o JN, é que a línguagem utilizada é aquela da classe dominante do país, ou seja, é uma linguagem mista entre a Carioca Culta e a Paulista Culta, que são, reconhecidamente, as "classes dominantes" do país. Assim, a escolha do sotaque dos apresentadores da TV não tem nada de ingênua. Ela serve para exercer "poder" sobre a população do país todo, pois se tratando da línguagem "culta", é aceita como "correta" e sem "sotaque", o que na verdade tem mais a ver com preconceito lingüístico que está intrinseco na maioria da população, do que na "falta de sotaque" Porque sotaque, todos temos, eu o meu, você o seu, e isso não faz um errado e o outro certo.. pq simplesmente, certo e errado, melhor ou pior, em Linguagem, não existe, o que existe, é o "sotaque dominante", utilizado pelas classes dominantes e imposto por elas, como o "correto"... não que ele seja realmente o correto.. Todos são certos e bons, pq todos cumprem com o papel fundamental da Linguagem, que é estabelecer comunicação em determinado meio.
2006-09-16 08:58:23
·
answer #1
·
answered by Marie JF 4
·
0⤊
0⤋
O Brasil é quase que um continente,e é natural que isto aconteça,mas o melhor ainda é que nosso país com todas estas diferenças é integrado,uma língua só. Português.
2006-09-16 18:19:11
·
answer #2
·
answered by BIRILO 6
·
1⤊
0⤋
Lógico. Imagina um repórter todo nordestino, apresentando reportagem:
"- Óxente bichinho, mas vocês num sabem o que tá se açucedendo aqui nos arredores de nossa terrinha..."
Seria a maior gozação, né? Ninguém prestaria atenção nas reportagens, só pra ficar de olho no engraçado repórter.
Os apresentadores passam por muito treino de dicção e postura antes de sentarem à frente de um telejornal. Muitos são, inclusive, nordestinos! O caso é que ''aprenderam'' a isolar o forte e marcante sotaque, justamente para não serem alvo de chacota dos telespectadores.
2006-09-16 15:47:51
·
answer #3
·
answered by Thaisa 2
·
0⤊
0⤋