English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-15 12:28:21 · 7 respostas · perguntado por jorge augusto s 1 em Ciências e Matemática Outras - Ciências

7 respostas

Foi durante a Segunda Guerra (1939-1945).
Foi inventado pelos alemães.
Inicialmente servia para calcular a trajetória de mísseis balistíscos.

2006-09-15 12:35:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Acho errado quando atribuem uma invenção a uma só pessoa! O computador que conhecemos hoje está mais aperfeiçoado mas foi graças a vários colaboradores e pesquisadores anteriores! Ex, o que seria do computador ENIAC se alguém antes não tivesse inventado por exemplo a válvula eletrônica? Acho que esse mérito caberia não a uma mas a varias pessoas! Assim como a TV, o rádio etc! Geralmente os Estadunidenses gostam de querer os méritos só pra eles como inventores de quase tudo que existe! Essa é minha opinião,! Abraços!

2006-09-19 16:12:46 · answer #2 · answered by SATELLITE 7 · 2 0

Cara, esta é uma longa história, depende de que tipo de computador vc se refere, pois computador é aquele que "computa" portanto, apartir do ábaco (séc III a.c ) já era uma espécie de computador pois ajudava os homens a contar as coisas, depois de um loooonnngo salto no tempo podemos citar a era dos valvulados como o ENIAC ( Eletronic Numeric Integrator And Calculator) desenvolvido em 1945 por John von Neumann. E dando outro loooonngo salto no tempo, ao ano de 1981 tivemos o primeiro PC desenvolvido pela IBM, este é dos antigos, o mais parecido dos comutador que temos hoje em dia. Mas isto, como eu disse, é uma longa história houveram milhares de criadores e criaturas portanto o computador não foi "feito" por uma só pessoa. Dê uma olhada neste site. http://www.inforquali.com/pt/tutorials/informatives/computer_history.php
Abraços

2006-09-15 19:41:42 · answer #3 · answered by Jimmy M 2 · 1 0

O relato histórico de "celsovinna" e a observação sobre impossibilidade de se determinar o "autor desta invenção" feita por "Jimmy M" estão corretos.

Minha colaboração é apenas para informar um endereço onde se pode ver fotografias de várias dessa máquinas citadas.

Veja http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte1.htm e, no final da página, cutuque a seta da direita para ver as páginas seguintes.

2006-09-16 04:46:44 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Leia mais aqui:

http://www.abacohp.hpg.ig.com.br/shistdocomp.html

2006-09-15 19:31:58 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Pascaline, máquina calculadora feita por Blaise PascalJohn Napier (1550-1617), escocês inventor dos logarítmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.

A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos 30 anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.

A máquina de Pascal foi criada com objetivo de ajudar o pai de Pascal a computar os impostos em Rouen, França.

O projeto de Pascal foi bastante aprimorado por um matemático alemão, que também inventou o cálculo, chamado Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca. Falaremos mais sobre esse assunto no futuro.

Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.

Babbage, Ada Lovelave e programas de computador

A origem da idéia de programar uma máquina vem da necessidade de que as máquinas de tecer produzissem padrões de cores diferentes. Assim, no século XVIII foi criada uma forma de representar os padrões em cartões de papel perfurado, que eram tratados manualmente. Em 1801, Joseph Marie Jacquard (1752-1834) inventa um tear mecânico, com uma leitora automática de cartões.

A máquina de tecer de Jacquard trabalhava tão bem que milhares de tecelões perderam o emprego com a automação, se rebelando e quase matando o inventor.

A idéia de Jacquard atravessou o Canal da Mancha, onde inspirou Charles Babbage (1792-1871), um professor de matemática de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões.

Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Enquanto projetava seu calculador diferencial, a idéia de Jacquard fez com que Babbage imaginasse uma nova e mais complexa máquina, o calculador analítico. Esta máquina era extremamente semelhante ao computador atual.

Sua parte principal seria um conjunto de rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de somar com precisão de 50 dígitos. As instruções seriam lidas de cartões perfurados. Os cartões seriam lidos em um dispositivo de entrada e armazenados, para futuras referências, em um banco de 1000 registradores.

Cada um dos registradores seria capaz de armazenar um número de 50 dígitos, que poderiam ser colocados lá por meio de cartões a partir do resultado de um dos cálculos do moinho.

Além disso tudo, Babbage imaginou a primeira máquina de impressão, que imprimiria os resultados dos cálculos, contidos nos registradores.

Babbage conseguiu, durante algum tempo, fundos para sua pesquisa, porém não conseguiu completar sua máquina no tempo prometido e não recebeu mais dinheiro. Hoje, partes de sua máquina podem ser vistas no Museu Britânico, que também construiu uma versão completa, utilizando as técnicas disponíveis na época.

Junto com Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, filha do poeta Lord Byron, conhecida como Lady Lovelace, ou Ada Lovelace. Ada foi a primeira programadora da história, projetando e explicando, a pedido de Babbage, programas para a máquina inexistente. Ada inventou os conceitos de subrotina, uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes, loop, uma instrução que permite a repetição de uma seqüência de cartões, e do salto condicional, que permite saltar algum cartão caso um condição seja satisfeita.

Ada Lovelace e Charles Babbage estavam avançados demais para o seu tempo, tanto que até a década de 1940, nada se inventou parecido com seu computador analítico. Até essa época foram construídas muitas máquinas mecânicas de somar destinadas a controlar negócios (principalmente caixas registradoras) e algumas máquinas inspiradas na calculadora diferencial de Babbage, para realizar cálculos de engenharia (que não alcançaram grande sucesso).

A máquina de tabular
O próximo avanço dos computadores foi feito pelo americano Herman Hollerith (1860-1929), que inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados (pelos seus furos). A máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no censo de 1890, reduzindo o tempo de processamento de dados de 7 anos, do censo anterior, para apenas 2 anos e meio. A máquina de Hollerith foi também pioneira ao utilizar a eletricidade na separação, contagem e tabulação dos cartões.

A empresa fundada por Hollerith é hoje conhecida como International Bussiness Machines, ou IBM.

2006-09-15 19:40:34 · answer #6 · answered by celsovinna 2 · 0 1

Década de 70 pelos americanos exercito.

2006-09-15 19:30:39 · answer #7 · answered by Mago 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers